MobaLiveCD

MobaliveCD

MobaLiveCD

Corra o seu LiveCD pelo Windows

MobaLiveCD é uma aplicação gratuita que permite-lhe correr o seu LiveCD no Windows, através da virtualização do sistema operativo.

Graças ao excelente emulador qemu, o MobaLiveCD facilita a tarefa de correr distribuições Linux no seu computador com Windows, sem a necessidade de particionar o seu disco ou instalar a distribuição.

Basta fazer o download da imagem de CD da distribuição em formato *.ISO e correr com o MobaLiveCD.

A aplicação tem apenas 1.6MB de tamanho e não necessita de instalação.

Ubuntu 8.10 ( Intrepid Ibex ) alpha 1 – Download

Ubuntu Intrepid IbexO Ubuntu 8.10 alpha 1, codename Intrepid Ibex, já está disponível para download.

Vários pacotes foram aprovados para esta nova versão e foi escolhido um novo tema para o sistema operativo, que tem como núcleo a versão 2.6.26 do kernel Linux.

Para já ainda não existe uma versão LiveCD, estando apenas presente o Ubuntu alternate installer. As imagens em LiveCD só estarão disponíveis na versão alpha 2.

Clique aqui para fazer download dos ISOs e lembre-se que não deverá usar esta versão num ambiente de produção.

Fedora 9 – Download

Fedora 9

Já está disponível para download o novo Fedora 9.

De entre as novidades está a versão 2-6-25 do kernel Linux, o Gnome 2.22 e ainda a oferta do KDE 4, que há muito se espera para a distribuição. A beta 5 do Firefox 3 está também incluída, oferecendo um menor consumo de recursos aliado a uma performance de topo, oferecendo uma experiência de navegabilidade muito melhor comparada com a do Firefox 2.

O chamado Sulphur, também inclui novidades a nível mais técnico, como o servidor de som PulseAudio e o PolicyKit que implementa uma segurança muito mais rígida ao sistema, que agora está incorporado de forma mais completa e firme.
O NetworkManager, que facilita configurações de rede e ligações mais simples a redes sem fios, traz agora suporte a dispositivos GSM e CDMA.

Outra novidade é o PackageKit que oferece uma gestão universal de instalações, pacotes e actualizações de forma fácil e rápida. Esta plataforma é compatível com diversos sistemas de gestão de pacotes, deste o YUM do próprio Fedora até aos doutras distribuições, o que faz do PakageKit uma bela implementação para outras soluções.

O tema visual Nodoka foi também aprimordiado. Está mais limpo e mais refinado no Fedora 9. Agora é mais consistente e mais polido e suporta as novidades da nova versão do Gnome.

O Fedora está disponível em 3 downloads: Install Media, Desktop Live Media e KDE Live Media. As dua últimas são versões LiveCD com instalador.

Distribuição baseada no Ubuntu detecta traffic shapping

Ontem, o blog português Remixtures.com fez menção a uma ferramenta que permite saber se o teu ISP está a fazer traffic shapping à tua ligação à net.

Esta ferramenta é uma variante da distribuição de GNU/Linux, Ubuntu, disponível em 2 liveCDs que se conectam entre si através da internet, utilizando o protocolo bittorrent, para verificarem a existência de traffic shapping. O primeiro CD funciona como semente e o segundo como cliente bittorrent.

Depois de descarregados os dois CDs, o utilizador tem que inserir cada um deles num computador diferente e iniciar sessão. De seguida, tem que executar a aplicação Gemini-Tool, disponível nos dois CDs, e inserir o ip do outro computador. Feito isto, resta aguardar alguns minutos até o teste estar feito e o relatório ser apresentado.

LiveCD do Kubuntu 8.04 com KDE 4 disponibilizado

A Canonical disponibilizou o primeiro LiveCD do Kubuntu 8.04 com o KDE 4.0.1. Este LiveCD, versão alpha, é o primeiro a incluir a série 4 do KDE.

A próxima versão estável do Kubuntu irá ter duas versões: uma com o KDE 3.5.x e outra como KDE 4. A primeira terá suporte oficial da Canonical, enquanto a segunda terá apenas suporte comunitário.

Download, via Tombuntu.com

LiveCD do OLPC XO

Se gostavam de experimentar o OLPC XO, mas não têm disponibilidade ou vontade de o adquirir, experimentem o LiveCD desta distribuição baseada no excelente Debian GNU/Linux.

A mais recente versão deste LiveCD é baseado na development build 689 do OLPC e vem com suporte para os seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e alemão.

 Pode não ser o mesmo que o próprio portátil, mas já permite ficar a conhecer um pouco a plataforma.

Download, via alt1040.com

Como criar uma versão personalizada do Ubuntu ou Linux Mint

Muitos utilizadores instalaram o Ubuntu, mas quantos se ficaram apenas pelas aplicações da instalação padrão?! Talvez poucos, porque acabam sempre por instalar codecs, mais um editor de texto, um leitor multimédia, um jogo e, no final, já têm uma mão cheia de aplicações extra instaladas. A determinada altura, por qualquer razão, decidem reinstalar o sistema e têm que voltar a instalar todas aquelas aplicações e jogos extra. Embora seja um processo muito menos penoso que em Windows, é um pouco chato.

Para evitar isso, existe o remastersys – uma ferramenta que permite a criação de imagens personalizadas do Ubuntu ou Linux Mint. O funcionamento desta aplicação é extremamente simples e, em pouco tempo, têm um sistema operativo adaptado a todas as vossas necessidades.

Comece agora a criar a sua versão personalizada do Ubuntu.

Fedora 8 já está disponível

O projecto Fedora, a conhecida distribuição de GNU/Linux apoiada pela Red Hat, lançou hoje a nova versão. O Fedora 8 está disponível em DVD, LiveCD e numa imagem optimizada para arrancar a partir de um dispositivo externo USB.

Da longa lista de novidades destacam-se o novo tema, a inclusão do sistema de configuração de privilégios PolicyKit, as restrições no acesso à memória do Kernel, o uso do daemon de som PulseAudio, a instalação automática de impressoras e codecs proprietários, a diminuição do consumo de energia em computadores portáteis e a actualização do Network Manager.

Os interessados em testar o Fedora 8 poderão fazer o download da distribuição por Bittorrent, HTTP, FTP ou RSYNC.

update: Já há, pelo menos, dois mirrors portugueses, o http://darkstar.ist.utl.pt/ e o ftp://tux.cprm.net/pub/fedora/linux/releases/8/. Obrigado aos leitores Nuno Paixão, Jocaferro e G0sh por terem partilhado connosco estes mirrors.

OpenSUSE 10.3 com LiveCD

O OpenSUSE tem, pela primeira vez, uma versão LiveCD com instalador incluído. Melhor dizendo, tem duas: um liveCD com o GNOME e outro com o KDE. Ambas as versões LiveCD estão disponíveis apenas em Inglês e para as plataformas x86 (32bit).

O software incluído nas versões LiveCD é o mesmo disponível no primeiro CD de instalação. O restante software pode ser descarregado a partir dos repositórios do OpenSUSE.

Não percam mais tempo e façam o download de uma das duas imagens disponíveis. Se preferirem, descarreguem as duas. É software livre, por isso é à escolha do freguês!

Mythbuntu 7.10 – entretenimento com GNU/Linux

Mythbuntu é uma distribuição de GNU/Linux, baseada no Ubuntu, que permite criar um sistema de entretenimento poderoso com pouco esforço. Com o Mythbuntu pode ver filmes, ouvir música, capturar vídeo e até ver televisão.

O lançamento do Mythbuntu 7.10 vem com algumas novidades interessantes. Foi adicionado um novo template para o MythTV, a distribuição pode ser executada através de uma sessão em LiveCD e a configuração do LIRC já pode ser feita através de um interface gráfico. Foi também incluído o BulletProofX, para que o utilizador não tenha que usar o terminal se a placa gráfica não for configurada correctamente.

Se pretende criar um sistema de entretenimento em sua casa, o Mythbuntu é uma opção a ter em conta. Mas há outras. Que recomenda o leitor?