VirtualHostX v2.0 – Gerir Servidor Web no seu Mac

VirtualHostX

Com os Mac Mini cada vez mais acessíveis e com o lançamento do novo Mac Mini Server, torna-se cada vez mais interessante testar macOSx em ambientes de servidor.

Se está a pensar em utilizar o seu Mac como servidor web, então provavelmente irá necessitar de uma ferramenta como o VirtualHostX 2.0.

VirtualHostX

O VirtualHostX permite-lhe facilmente alojar vários websites no seu Mac, permitindo-lhe de uma forma rápida e intuitiva, criar e gerir virtual hosts no servidor Apache.

Se é webdesigner e tem um Mac, então esta ferramenta é um “must” para si, pois permitir-lhe-á gerir vários projectos no mesmo servidor sem a necessidade de ter conhecimentos avançados nem abrir o Terminal para brincar com os comandos disponíveis.

A versão 2.0 deste software permite-lhe controlar algumas opções do Apache e é compatível com MAMP, Xampp e com o servidor web que vem por defeito no macOSx.

  • Configurar automaticamente o servidor web
  • Funciona com MAMP, XAMPP e com servidor web default do macosx
  • Partilhar os seus hosts com outros utilizadores da mesma rede local
  • Directivas personalizadas do Apache
  • Backup e restauro das definições do servidor
  • Criar um ambiente de desenvolvimento completo no seu Mac

Poderá fazer o download do VirtualHostX v2.0 aqui.

Docky + Gnome Do

Gnome DoDocky é uma dock para Gnome, ou melhor, trata-se de um frontend para o GNOME Do (Do) bastante diferente daquilo que estamos habituados.

Normalmente utilizaríamos o Gnome Do através de uma combinação de teclas no teclado, com o Docky essa interacção pode passar a ser feita através do clique de um rato.

Docky

Bastante semelhante à dock do macOSx, a Docky permite-lhe na ultima versão utilizar não apenas como dock, mas transformar também num painel.

Para além disso está presente na ultima versão uma docklet que lhe permite verificar as redes wifi disponíveis e a força do sinal de cada uma (network docklet).

Para instalar o Docky poderá utilizar os seguintes comandos:

Adicionar repositório:
sudo add-apt-repository ppa:docky-core/ppa

Instalar pacote docky:
sudo apt-get install docky

Fique com um vídeo que demonstra as funcionalidades da Docky:

Gloobus Preview – Quicklook para Linux

Gloobus é uma extensão para o Gnome que lhe permite fazer a pré-visualização de vários tipos de documentos/ficheiros, muito semelhante ao QuickLook do macOSx Leopard.

Com suporte a documentos txt e pdf, imagens em formato jpg, bm., gif, png e psd, músicas em mp3 e ogg, vídeos em mpg e wmv e ainda xfc, o Gloobus incorpora dois tipos de efeito, o CoverFlow (apenas disponível se compilado pelo soube, em versão experimental) que lhe permite fazer preview e navegar nas pastas com preview automático nas thumbnails ou ainda no modo janela, bastando que para tal claque na barra de espaços e veja a pré-visualização do ficheiro sem ter que o abrir no software correspondente. Um extra bastante interessante é também a possibilidade de fazer pré-visualização de tipos de letra em formato TTF.

Veja aqui um vídeo do Gloobus Preview com o Coverflow:

Para instalar o Gloobus Preview no Ubuntu basta seguir os seguintes passos:

1 – Adicionar os repositórios ao sources.list, executando o seguinte comando na consola/terminal:

$ sudo gedit /etc/apt/sources.list

E colocando estas entradas no final do ficheiro:

deb http://ppa.launchpad.net/tualatrix/gloobus/ubuntu jaunty main
deb-src http://ppa.launchpad.net/tualatrix/gloobus/ubuntu jaunty main

2 – Adicionar a chave CPG

sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 0624A220

3 – Actualizar a lista de pacotes disponíveis nos repositórios

sudo apt-get update

4 – Instalar o pacote Gloobus-Preview:

sudo apt-get install gloobus-preview

5 – Actualizar os pacotes instalados:

sudo apt-get upgrade

6 – Reiniciar o Nautilus:

nautilus -q
nautilus &

Pré-visualização de vídeos com Gloobus

Apesar de para muitas pessoas isto ser apenas Eye-Candy, para outras pode ser bastante útil quando é necessário fazer uma procura por imagens ou vídeos dentro de uma pasta.

Via LaConsola e Despues de Google

VirtualBox 3.0 – Software de Virtualização

VirtualBoxO VirtualBox é um software de virtualização multiplataforma agora desenvolvido pela Sun como parte da plataforma de virtualização Sun xVM. No VirtualBox 3.0 já podemos contar com o suporte para OpenGL 2.0 em Windows, Linux e Solaris e a possibilidade de correr aplicações Direct3D 8 e 9 quando temos Windows como master machine.

Outra novidade é a capacidade de suporte de até 32 CPUs virtuais, permitindo expandir assim o número de máquinas virtuais a correr em cada servidor físico.

Mac4Lin – Transformar Linux em MacOSx

Mac4Lin

Saiu recentemente o Mac4Lin versão 1.0 final, um conjunto de alterações que permitem transformar o seu sistema operativo Linux na interface do macOSx Leopard.

O Mac4Lin faz alterações no Gnome, Xfce, na janela de login GDM e algumas aplicações mais conhecidas, como o Firefox, Metacity, Songbird e Pidgin.

Para fazer estas alterações, só tem que fazer download do pacote pela página oficial no SourceForge, extrair e executar um ficheiro shell (.sh) de forma a que as alterações sejam aplicadas.

MacOSx Snow Leopard – O que esperar…

A Apple teve ontem uma excelente apresentação de todas as novidades que têm vindo a desenvolver nos últimos meses.

Foi renovada a gama de Macbooks, lançado o novo iPhone 3Gs e apresentadas várias novidades para o Snow Leopard.

O Snow Leopard será lançado em Setembro e terá um custo de 129$ ou 29$ para utilizadores que já tenham o Leopard. O Pack Família terá um custo de 49$.

Entre as várias novidades, destacam-se algumas, como o Finder que foi totalmente reescrito e apesar de não apresentar alterações a nível do interface, tem bastantes melhorias no seu desempenho.

As stacks agora permite funcionalidades avançadas, como navegação entre pastas, facilitando o acesso a toda a informação.

O Expose tem também uma nova funcionalidade, permitindo expandir as janelas de uma determinada aplicação através da Dock, possibilitando uma melhor gestão de janelas abertas.

Foi anunciado também o Quicktime X que permitirá a edição e partilha de vídeos com outras pessoas e tem para além disso bastantes melhorias a nível do interface.

O Snow Leopard apresenta nova opções de acessibilidade, melhorando assim a utilização do OSx para pessoas de certa forma fisicamente incapacitadas.

Uma das funcionalidades que não pode passar ao lado é a introdução do suporte para Exchange nas aplicações Mail.app, Address Book e iCal de forma totalmente gratuita.

Foram feitas melhorias a nível da arquitectura do sistema de forma a aproveitar melhor as potencialidades de processadores com vários core a 64-bits.

A nível de gráficos, o Snow Leopard apresenta um novo standard aberto utilizado já por várias empresas, o OpenCL.

A keynote da Apple na WWDC 09 foi marcado também pelo anúncio do novo iPhone 3Gs por apenas 199$ nos modelos de 16GB e 299$ nos modelos de 32GB. O iPhone 3G 8GB anterior baixou para 99$ (preços para contractos AT & T).

macOSx 10.5.7

macOSx 10.5.7

Está disponível no Software Update uma actualização primária do Leopard para a versão 10.5.7. Esta actualização é recomendada a todos os utilizadores visto que vem melhorar o desempenho, a estabilidade e a segurança do sistema operativo.

Agora está na hora de fazer mais uma actualização, o que infelizmente quer dizer que hoje é reboot day… toca a actualizar os Mac’s e a fazer reboot às máquinas.

GKrellM – Monitor de Sistema MacOSx, Windows e Linux

Icon Monitor

GKrellM é uma ferramenta que permite monitorizar o sistema operativo, seja ele Windows, macOSx ou Linux, permitindo-lhe obter informações do CPU, processos, rede, memória, bateria, ligação à Internet e ainda obter informações da sua conta no projecto Folding@Home.

Existem várias opções que lhe permitem expandir as funcionalidades do GKrellM, como por exemplo mostrar as ultimas strings guardadas no clipboard, ver a hora em cidades com diferentes fuso-horários, controlo o seu player de música, etc…

Este software de monitorização de sistema está disponível não só para os três principais, Linux, macOSx e Windows, mas também para FreeBSD, OpenBSD e NetBSD.

O Netbook da Apple

Apple Netbook

Nos últimos tempos os netbooks tem “papado” parte do mercado de vendas de gadgets, mas a Apple não está com intenções de investir neste mercado.

Na verdade o negócio dos netbooks não interessa à Apple, o verdadeiro netbook da Apple é o iPhone/iPod Touch. Não lhes convém vender um portátil que corra macOSx por 400-600€, pois caso isso ocorra, não vão vender tantos Macbooks como os que vendem agora.

O objectivo de um netbook é ter todas as ferramentas básicas de forma a que seja fácil de transportar e aceder em qualquer local. Se olhar-mos bem, o iPhone permite-nos transportar facilmente, pois é um telemóvel e também nos permite aceder rapidamente à Internet, editar documentos, tirar fotos, jogar, escrever e trocar conversas com outras pessoas.

E tu? Ainda pensas que a Apple vai lançar mesmo um Netbook Mac?

Mac OS X Snow Leopard Beta

Segundo o Gizmodo, uma nova versão do MacOSx Snow Leopard Beta foi disponibilizada para os beta testers.

Com o id 10A335, a Apple não anunciou nenhuma nova funcionalidade, no entanto a versão servidor contem uma versão mais fácil de utilizar do Podcast Producer, novos filtros anti-spam para o servidor de e-mail e outras pequenas alterações.