OVI Store

Como muitos de vocês devem saber, a Apple tem uma loja de apps (aplicações) para o seu telemóvel, o iPhone. Pois mas desta vez eu venho aqui apresentar a loja “equivalente” mas da Nokia. Pois é verdade, a Nokia abriu ontem (e ainda em fase de testes – confirmado por um trabalhador da Nokia) ao público.

A OVI Store (como é chamada) é uma loja online para telemóveis da Nokia, que corram Symbian S40 ou S60. A loja pode ser navegada via PC ou via telemóvel.

Via PC:

Via Telemóvel:

  • Symbian S60: Visitar o link http://store.ovi.com/ pelo telemóvel, e fazer download da aplicação para o telemóvel que depois permite navegar pela OVI Store.
  • Symbian S40: procurar pela app da OVI Store na pasta Download! ou em português, Transfer.! (pode ainda não estar disponível em alguns países)

Esta loja foi considerada por muitos um grande fiasco, mas na minha opinião não foi nada disso. Aliás muito pelo contrario. Mesmo estando em fase de testes (públicos) a loja funciona a 100%, já comprei 1 app e fiz download de outra free e funcionou sempre bem e muito rapidamente.

Mas como tudo tem os seus pontos maus. A meu ver é muito parecida (esteticamente) com a App Store da Apple, o que é um ponto negativo. Não por esta ser feia ou bonita esteticamente, mas por ser uma “copia”. Mais originalidade sr’s da Nokia vá!

Outra coisa que muita gente se queixou foi os preços demasiado elevados de algumas apps como este dicionário que custa 25€, mas isso também só paga quem quer.

Para concluir, acho que esta store ainda é muito “verde” dêem-lhe tempo para crescer e o numero de apps aumentar, o que na minha opinião é o que ainda falta, e depois logo se fazem os “julgamentos”. Soube também, pelo trabalhador da Nokia, que até ao final desta semana devem estar disponíveis perto de 20 000 apps, que estão de momento a ser avaliadas.

Fiquem aqui com alguns screenshots tanto da versão “PC” como da versão “mobile”

Versão Mobile (screenshots tirados directamente com o meu nokia 5800):

Versão PC:

Python 3.0

Python

A tecnologia evolui e tudo em redor dela necessita também de evoluir. Sem a evolução da tecnologia, não existem novos horizontes, o que limitam o progresso da mesma.

A linguagem de programação Python, uma das mais conhecidas linguagens de desenvolvimento, viu a sua sintaxe de certa forma renovada na ultima versão.

O Python é uma linguagem de programação dinâmica orientada por objectos, utilizada actualmente para desenvolvimento de bastante aplicações desktop e web.

A linguagem é multi-plataforma, sendo possível correr em Windows, Linux ou qualquer outro sistema Nix*, macOSx, OS/2, AmigaOS, Palm ou telemóveis Nokia. Para alem disso é possível corre-la em máquinas virtuais Java e .Net.

A nova versão Python 3.0 veio dar seguimento a esta excelente linguagem de programação e existem várias alterações a nível de sintaxe, como mudança de operadores, entre outros.

[Rede WebTuga] Top Semanal 19/05/08 – 25/05/08

Boa noite a todos, para acabar o dia vou fazer um pequeno apanhado dos melhores posts desta semana na rede WebTuga.

Esta semana começamos da melhor forma, com a notícia de que alguém foi atacado por ovos voadores. O OVNI só foi identificado assim que se despenhou na parede mais próxima.

Foi também no início desta semana que nos deram a conhecer o futuro OLPC XO 2.0. O portátil parece prometedor, esperemos para ver se o preço coincide com os preços avançados.

Fiquem com os melhores posts…

Até já… mua!

Nokia prepara-se para adquirir a Trolltech

A finlandesa Nokia anunciou a realização de uma oferta pública pela norueguesa Trolltech, com o valor total da oferta a rondar os 150 milhões de euros. Para a realização do negócio, a Nokia impôs como obrigatório a aprovação da aquisição por parte de, pelo menos, 90% dos accionistas da Trolltech.

A Trolltech é a empresa responsável pela criação das bibliotecas multi-plataforma de desenvolvimento QT, utilizadas para a criação do gestor de desktop KDE. Essas bibliotecas estão sob a licença GPL.

Com esta aquisição, a Nokia pretende acelerar o desenvolvimento de aplicações multi-plataforma para os seus dispositivos, para a web e para os computadores pessoais – as duas grandes áreas de especialidade da Trolltech.

“Trolltech’s deep understanding of open source software and its strong technology assets will enable both Nokia and others to innovate on our device platforms while reducing time-to-market. This acquisition will also further increase the competitiveness of S60 and Series 40.”

Em comunicado dirigido à comunidade que desenvolve e utiliza software livre, a Trolltech garantiu que irá continuar a desenvolver e a disponibilizar sob a licença GPL as bibliotecas QT. A Nokia afirmou que, caso se concretize o negócio, irá disponibilizar as bibliotecas sob uma licença livre e uma proprietária.

Youtube quer conquistar o mercado móvel

O Youtube, talvez o mais conhecido serviço de alojamento de vídeos, anunciou que irá disponibilizar o seu serviço a um maior número de telemóveis.

De acordo com a Reuters, o número de utilizadores que irão poder aceder ao serviço através de um telemóvel ronda os 100 milhões.

Actualmente, apenas os utilizadores do iPhone e de alguns modelos da Helios podem aceder ao serviço.

Para além de querer facilitar o acesso aos vídeos via telemóvel, os responsáveis do Youtube afirmam que o serviço irá ter uma ferramenta que permitirá enviar vídeos para o site através do telemóvel.

A versão móvel do Youtube estará disponível para alguns modelos das marcas Motorola, LG, Nokia e Sony Ericcon, e em 11 diferentes línguas.

Fonte: Reuters, via Sol

Nokia parceira do Facebook?

O Facebook é como o jovem mais popular da escola: todos querem ser vistos com ele e, se possível a falar com ele. E, curiosamente, o Facebook apareceu como uma rede social para estudantes. Coincidência? Muito provavelmente.

Seja lá como for, o Facebook parece ser mesmo popular e todos querem uma parte dele. Agora é a Nokia que, diz o site Mashable.com, está a preparar uma parceria com esta rede social.

Esta parceria incluirá um método de acesso fácil ao Facebook nos telemóveis da Nokia e uma parte do Facebook para esta empresa conhecida pelos seus dispositivos móveis.

A ser verdade, o Facebook estará a apostar no mercado móvel, um sector que tem tido um bom crescimento nos últimos tempos. O resultado para os utilizadores será mais uma mão cheia de "amigos" que eles nunca viram na vida.

Empresas de tecnologia abrem patentes “verdes” ao mundo

naturezaVárias empresas de tecnologia estão a abdicar das suas patentes relacionadas com ecologia. As razões para estas empresas abrirem mãos de algumas patentes prendem-se com a promoção da filosofia "verde" no sector empresarial.

As patentes em causa estão relacionadas com a diminuição do consumo energético, reciclagem, gestão de resíduos, etc. A gerir esta iniciativa, chamada Eco-Patent Commons, está a World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

Gigantes da tecnologia como a Nokia, IBM e Sony já aderiram à iniciativa e abdicaram de patentes relacionadas com a protecção do ambiente ou matérias ecológicas.

É pena estas e outras empresas não lutarem contra a extinção das patentes de software, mas o abrir mão de várias patentes "verdes" já não é mau e pode mesmo ser um primeiro passo.

Fonte: iGov

Nokia actualiza sistema operativo do N800

A Nokia já tem disponível, para download, uma actualização do sistema operativo do seu ultra-smartphone N800: o OS2008.

No OS2008, o Opera foi substituído por um browser baseado no Firefox, a versão 9 do Flash foi incluída, bem como um software para ouvir rádios AM/FM, o interface foi actualizado e o Pidgin 2.3.1 foi incluído. Mais informações sobre o OS2008 aqui.

As instruções para a sua instalação a partir de GNU/Linux pode ser lidas aqui. Se desejarem instalar o OS2008 a partir de Windows, as instruções podem ser lidas aqui.

Nokia Music Store já chegou, mas só para alguns

A Nokia lançou o seu mais recente projecto: a Nokia Music Store. A Nokia Music Store parece, à primeira vista, mais uma loja online de música igual a tantas outras lojas mainstream, cheias de DRM. Mas as semelhanças com outras lojas começam e acabam aí.

Na Nokia Music Store só é permitida a entrada a Windows e Internet Explorer; todos os outros sistemas operativos e/ou browsers ficam à entrada. Isto chega a ser tão ridículo, que diz que o meu Debian é um gadget não suportado e remete-me para a página da série N dos telemóveis da empresa. Para além disso, usa o formato Windows Media e só está disponível para os utilizadores residentes em Inglaterra.

Debian não suportado

Pah!, Debian é uma distribuição de GNU/Linux, aquela coisa que vocês usam no Nokia N810, sabem? Tudo bem que metam DRM nas músicas que vendem, tudo bem que só esteja disponível para os residentes em Inglaterra, tudo bem que usem WMA, mas não insultem o meu sistema operativo, que é bem melhor que o único que pode aceder ao vosso serviço!

Continuo a gostar da Nokia, a sério que continuo, mas a boa imagem que tinha da empresa ficou manchada por culpa deste serviço.

10 aniversário dos comentários de Michael Dell sobre a Apple

Faz hoje 10 anos desde que Michael Dell fez o famoso comentário na Gartner Fall Symposium acerca da Apple.

Quando questionado acerca do futuro da Apple, a sua resposta foi: “Se fosse eu, fecharia a Apple e devolvia o dinheiro aos accionistas.”

Parece que os accionistas preferiram a forma como as coisas correram desde aí.

Fonte: Jupiterresearch.

Comentário extra: Actualmente a Apple vale mais de 145 mil milhões de dólares e a Dell menos de 65 mil milhões. A Apple é das empresa que mais se têm valorizado de entre as empresas de topo, a par com o Google e com a Research in Motion, ficando a Dell como uma simples empresa que tem estado em grande luta por manter o seu mercado, tendo perdido recentemente o lugar de maior distribuidor de computadores mundial para a Hewlett Packard e estando em risco de perder o seu lugar como maior distribuidor Americano igualmente para a Hewlett Packard. Entretanto a Apple já se valorizou para além de empresas como a Hewlett Packard e a Nokia, os maior distribuidores de computadores e telemóveis mundiais, respectivamente.

Grandes empresa de finanças afirmam que a Apple deverá superar os 225 euros por acção, no próximo ano, ficando perto dos 200 mil milhões de dólares de valor, algures entre as 20 empresas mais valiosas do mundo.