Ferramentas para Monitorizar o Uptime do seu site

Server Uptime

Hoje em dia é bastante importante ter o seu site sempre disponível e no caso de ter um negócio online é crucial ter um uptime de 100% ou bastante perto disso.

Muitas das vezes o seu site fica offline e você nem dá por isso, mas esse pequeno downtime pode ser o suficiente para perder um leitor/visitante constante ao seu site ou até mesmo um cliente no caso do eCommerce.

Para que saiba sempre quando o seu site não está acessível, o WebTuga reuniu um conjunto de ferramentas de monitorização de sites e servidores. Existem bastantes aplicações, web ou desktop based, gratuitas e pagas, em que cada uma tem as suas vantagens e desvantagens, esperemos que a lista abaixo lhe seja útil.

Continue reading “Ferramentas para Monitorizar o Uptime do seu site”

AppleStores Europeis Down!

AppleStore Down

Ao que parece, todas as Apple Stores online europeias estão down. Será apenas manutenção ou estará a Apple a preparar alguma surpresa?

Esperemos por novidades… 😛

Update:

Comentário de um empregado da Apple no TUAW:

There aren’t any new products. Changes were made to take effect today for the shopping cart. If you mouse over the cart up top you can now see the items in the cart without going to the shopping cart. In addition, you can now save items instead of an entire cart using your apple id. Saved carts can also be renamed with whatever you like. Saved cart numbers changed from W11111111 to SC1111111. Also when items are in your cart you can enter your zip code to see what the total would be with tax as well as different shipping methods. You also now have the option of showing estimated delivery dates if you were to place an order without actually entering your payment info. I work for apple cust svc, we were trained on this last week.

Twitter – timeline down

Chegou o dia do julgamento. O timeline do Twitter não está a mostrar os updates dos outros twitters, ao principio pensei que este estivesse offline, mas não.

Será que todos os outros tweeteiros foram vitimas de um ataque de extra-terrestres? Será hoje o dia do julgamento?

/me alone @ twitter

Edit: Parece estar a voltar ao normal… já recebo tweets de algumas pessoas.

Rapidshare Down (offline)

Rapidshare

Ao que parece, o Rapidshare está offline ou pelo menos não está acessível via browser, pois é ainda possível enviar um ping para os servidores e obter uma resposta.

Numa pequena consulta na pesquisa do Twitter, podemos verificar que várias pessoas se queixam do mesmo problema.

O Rapidshare é uma das maiores redes de servidores de partilha de ficheiros directos por http, que permite ter as melhores velocidades de partilhas, devido às ligações dedicadas e aos servidores disponíveis em todo o mundo.

Actualização: Rapidshare está de volta, parece estar tudo a funcionar em condições.

Problemas no MSN – protocolo 15

Não consegue entrar no msn? Está a desesperar? Então venha ter connosco ao #webtuga @ irc.quakenet.org 😛

Ao que parece, a Microsoft parou de aceitar ligações de clientes de Instant Messaging que utilizam a versão 15 do protocolo. Uma falha dos servidores ao detectar um certificado que retorna a lista de contactos poderá ser a causa de tal aparato e que afecta praticamente todos os clientes que utilizem a libpurple.

São vários os clientes que utilizam este protocolo, incluindo as ultimas versões do AdiumX e do pidgin.

Portanto, se não está a conseguir conectar-se ao MSN, está na hora de voltar ao antigo (mas não morto) IRC

Google Gears para Safari

Google GearsA partir de agora é possível utilizar as potencialidades do Google Gear no Safari.

O Google Gears é uma aplicação do Google que permite navegar nos sites em modo off-line, utilizando para tal um servidor de cache local que oferece suporte ao acesso JavaScript, Imagens e HTML e uma base de dados de informação também esta local.

Para além desses servidores, existe também o WorkerPool que torna as aplicações bastante mais eficazes, utilizando uma sincronização consistente.

Gmail – Temporary Error (502)

Gmail

O pânico instalou-se na Internet depois da falha no Gmail que fez com que alguns twitteiros reagissem com vários comentários ao serviço.

Temporary Error (502)

We’re sorry, but your e-mail@gmail.com account is currently experiencing errors. You won’t be able to use your account while these errors last, but don’t worry, your account data and messages are safe. Our engineers are working to resolve this issue.

Please try accessing your account again in a few minutes.

Na verdade, hoje em dia não consigo viver sem o Gmail. Apesar de usar o cliente de e-mail mail.app para a gestão da maioria dos meus e-mails, tenho sempre pelo menos uma conta do gmail aberta e outra conta do Google Apps for domains.

Felizmente o serviço voltou a funcionar poucos minutos depois e aparentemente já está tudo a funcionar correctamente.

WordPress 2.6 – O que esperar de…

O lançamento do WordPress 2.5 trouxe bastantes novidades, tanto a nível de funcionalidades, como no aspecto da área de administração.

Agora espera-se pelo 2.6, que pelos vistos vai trazer grandes novidades como o suporte ao Google Gears, que permitirá escrever um post enquanto estiver offline e posteriormente publicar online no seu blog, a possibilidade de mover o ficheiro de configuração ( wp-config.php ) para uma directoria de um nível inferior e o regresso do WordPress Bookmarklet com opções adicionais para sites como o YouTube, etc.

Para além disso o editor WYSIWYG irá ter um "Post Word Count" que lhe permitirá saber o número de palavras existentes no post ( Para quem escreve Reviews pagas? ) e ainda poderá vir a ser implementado um sistema para rever os posts, ao estilo da Wiki.

Nesta versão, aqueles que não têm gravatar, poderão escolher uma imagem opcional, que terá o nome de Identicon.

Google Docs – offline mode

Novas features do Google Docs

Pois é, agora é possível usar a folha de cálculo e criar apresentações offline no Google Docs.

E se pensam que as novidades ficavam por aqui, então estão bem enganados, pois isto é só o começo para aquecer.

Agora para além de poder alterar o HTML dos seus documentos, é possível ir ainda mais longe e alterar o CSS do ficheiro, o que lhe permite uma maior personalização do seu documento.

Imagine agora como seria se pudesse pegar num dos milhões de vídeos do YouTube e inserir-lo directamente na sua apresentação sem a necessidade de fazer download do vídeo ou converter para outro formato, pois bem, agora é possível com o Google Docs.

E se por algum motivo necessitar de ser lembrado para uma intervenção durante a sua conferência? Deixe apenas o Google Docs tratar disso…

Ora bem, são apenas 4 as novidades, mas a sua importância merece o maior aplauso à equipa por detrás do projecto. Mais uma vez vamos relembrar as 4 novidades:

1. Modo off-line para apresentações e folha de cálculo;
2. Possibilidade de editar o CSS ( antes apenas era possível alterar o HTML );
3. Adicionar vídeos do YouTube nas apresentações;
4. Adicionar notas de conferência nas apresentações.

Cada vez mais recorro a aplicações web para as actividades do meu dia a dia como blogger e cybernauta e felizmente o Google Docs tem sido uma grande ajuda no que toca a "blogar".

Do que está à espera? Clique aqui e teste já as novas funcionalidades do Google Docs.