BuzzBird – Cliente Twitter

BuzzBird

O Buzzbird é um cliente Twitter gratuito para Linux, Windows e MacOSx baseado na plataforma de desenvolvimento do Firefox (Mozilla XUL), bastante rápido e funcional.

Este cliente de Twitter suporta:

  • Multiplas contas Twitter
  • Visualizações com Filtros selectivos (Timeline, @mentions, etc)
  • Botões Retweet, Reply, Unfollow e Favorito em cada Tweet
  • URL Shortner integrado (is.gd)
  • Menu para inserir smiles emoji nos tweets
  • Contador de Lidos/Por ler na barra de estado
  • Clique no avatar de um utilizador para verificar mais informações, ou fazer follow/unfollow
  • Uma das vantagens do BuzzBird é que não incorpora qualquer tipo de publicidade e é ainda possível adicionar novas funcionalidades.

    Poderá efectuar o download do BuzzBird através do site oficial (url).

WebM – Novo standard de vídeo para a Web

WebMDurante o evento Google I/O têm sido reveladas várias novidades que terão um impacto significativo para todos nós, utilizadores da Internet, no que toca à visualização de conteúdos multimédia através da web, nomeadamente Video.

O Google, que detinha os direitos do VP8, um codec de vídeo semelhante ao H.264, anunciou a disponibilização do mesmo de forma gratuita e opensource, complementado com o codec de áudio Vorbis.

WebM é o nome do novo formato aberto de vídeo de alta qualidade com estrutura baseada no Matroska que certamente se tornará um standard no que toca a vídeo para a Web. Browsers como o Chrome, Opera e Firefox já estão a implementar o suporte deste novo formato para HTML 5 Video.

Uma vez que o YouTube é uma das maiores fontes de distribuição de conteúdos multimédia, a implementação deste novo codec nos browsers, vai certamente acelerar o processo de distribuição deste novo formato por todo o mundo.

Estamos a atravessar um momento de mudanças no que toca a Standards para a Web.

De lembrar que hoje em dia o uso de dispositivos móveis como smartphones para navegação na web é bastante comum e como existem browsers com suporte a HTML 5 disponíveis para estes dispositivos, é um grande avanço existirem este tipo de codecs.

É também de louvar que hajam alternativas para visualização de vídeos na web que de outra forma só poderiam ser vistos com Flash ou outros plugins que iriam gastar bateria e consumir recursos em excesso, tornando os dispositivos menos eficientes.

Poderá encontrar mais informação acerca deste novo formato no site do projecto WebM.

Orange em parceria com OpenX

Logo OpenXA empresa de telecomunicações francesa Orange em parceria com a comunidade OpenX vão lançar um novo mercado de publicidade online direccionado para a industria digital europeia.

Esta parceria irá possibilitar aos anunciantes um preço mais competitivo nas impressões de publicidade e ao mesmo tempo permitir o desenvolvimento da plataforma OpenX de uma forma gratuita.

Do lado do publisher estes poderão seleccionar o preço mínimo das suas zonas de publicidade, o tipo de publicidade e o conteúdo da mesma. Por outro lado o anunciante poderá ter acesso a um conjunto de ferramentas e opções que lhe permitirão assim direccionar a sua campanha de uma forma mais eficaz.

A plataforma OpenX é uma ferramenta opensource que permite qualquer webmaster ou agência de publicidade distribuir e gerir de forma eficiente toda uma rede de publicidade. Pode por exemplo verificar que todos os espaços de publicidade na rede WebTuga são distribuídos utilizando a solução OpenSource do OpenX.

SocialDNS – Domínios gratuitos usando o protocolo go://

SocialDNS

SocialDNS permite o registo gratuito de um domínio em qualquer língua utilizando o protocolo go:// e associar a este informação como tags ou geo-localização.

Para utilizar o protocolo go:// poderá instalar os plug-ins para o Firefox e para o Internet Explorer e desta forma aceder aos cerca de 2530 domínios já criados neste projecto.

Poderá por exemplo entrar no WebTuga através do go://webtuga ou no WebTuga Hosting pelo go://alojamento. Caso seja webmaster, poderá também criar os seus próprios domínios gratuitamente e inclusive sub-domínios como go://forum.webtuga que direcciona para o nosso fórum.

Poderá ler mais informações, criar os seus próprios domínios, utilizar as APIs e obter o software opensource para criar um servidor socialdns no site oficial do projecto (url).

VMWare comprou Zimbra ao Yahoo!

VMWare Zimbra

A VMWare, uma empresa bastante conhecida no que toca a virtualização de software e sistemas operativos, anunciou a compra do Zimbra, um software opensource de colaboração e gestão de e-mails direccionado para grupos de trabalho.

O Zimbra tinha sido adquirido pela Yahoo! em 2007 pelo valor de 350 milhões de dólares. A aquisição deste software irá permitir à VMWare a disponibilização e integração da solução nos seus serviços de cloud computing.

A compra será finalizada até ao final do primeiro trimestre de 2010, podem verificar aqui o Press Release da VMWare.

OpenShot 1.0 – Editor de vídeo opensource

OpenShotNo mês passado falamos aqui acerca do VLMC, um editor de vídeo opensource e multiplataforma que esta a ser desenvolvido pela mesmo equipa do VLC e que promete ter bastante êxito.

Esta semana apresentamos-lhe o OpenShot, um editor de vídeo igualmente opensource disponível para Linux que está na sua versão 1.0 final.

Entre as novidades do editor, estão novos efeitos de transição, novos themes e novos títulos compatíveis com aspect ratio 4:3 e 16:9. O OpenShot 1.0 está disponível agora em 42 línguas e tem bastantes melhorias a nível de novas funcionalidades e de estabilidade.

Poderá efectuar o download do OpenShot e obter mais informações no blog oficial aqui.

VLMC – Editor de vídeo gratuito e multiplataforma

VLMCMuito se tem falado da falta de programadores para continuar a desenvolver a versão macOSx do reprodutor de vídeo opensource VLC, no entanto o projecto está em grande e pretendem agora lançar um editor de vídeo opensource multi-plataforma.

Chama-se VLMC (VideoLAN Movie Creator) e é sem dúvida um dos projectos opensource mais falados do momento. O VLMC vai permitir a edição básica de vídeos em várias plataformas sem que o utilizador tenha que pagar um único cêntimo por isso.

Veja abaixo um vídeo do software a correr em Ubuntu:

VLMC (VideoLAN Movie Creator) is a free video editing software,
offering features to realize semi-professional quality movies,
but with the aim to stays simple and user-friendly.

VLMC will be available very soon in a pre-release version for Linux, Windows and Mac, stay tuned !

via VLMC

Thunderbird 3 Release Candidate 1

Thunderbird 3

Quem me conhece bem sabe que sou fanático pelo cliente de e-mail do macOSx (Mail.app), pois é até agora o único cliente de e-mail que me permite facilmente gerir 18 caixas de correio que mantenho actualmente, tornando-me o trabalho de pesquisa de e-mails bastante fácil.

No entanto estou bastante surpreendido com a evolução do cliente de e-mail da Mozilla, o Thunderbird, que ao que parece na versão 3 está muito mais visualmente agradável e completo.

Nova pesquisa e ferramentas avançadas de filtros

Os resultados das pesquisas nos e-mails podem ser agora filtrados com opções avançadas através do novo motor de pesquisa que permite a filtragem por remetente, tag, anexos, pessoas, pastas ou mailing lists.

Quando utiliza a ferramenta de pesquisa global, o campo se pesquisa será auto-completado utilizando o livro de endereços, poderá fazer uma pesquisa global ou filtrar pelo assunto ou remetente.

Configuração de Novas Contas

Setup Wizard Thunderbird

A ferramenta de configuração de novas contas utiliza ma base de dados de configurações por omissão dos mais populares serviços de e-mail, facilintando assim a configuração de novas contas. Desta forma apenas necessita de saber o seu e-mail e password que o Thunderbird encarregar-se-á de configurar o resto. Poderá opcionalmente configurar manualmente os servidores de e-mail.

Barra de Ferramentas redesenhada

Toolbar

A nova Mail Toolbar foi totalmente redesenhada, incluindo agora um campo para a pesquisa global e botões para acções como verificar novos e-mails, escrever, reencaminhar, abrir o livro de endereços, adicionar tags e poderá também personalizar a sua toolbar por exemplo para adicionar botões como “Escrever” “Responder”, “Reencaminhar”, “Eliminar”, entre outros.

Mensagens de e-mail em abas

Tabbed Mails

Ao fazer duplo clique numa mensagem ou pressionar em enter, a mensagem irá abrir numa nova aba no cliente de e-mail. Caso clique com o scroll do rato na mensagem, esta irá abrir em background.

Quando fechar o Thunderbird, as abas visiveis serão guardadas e restauradas mais tarde quando abrir novamente o Thunderbird, tal como acontece no Firefox.

Pastas inteligentes

Smart Folders

O painel de pastas tem agora uma opção de pastas inteligentes activada por omissão que permite combinar caixas de correio especiais, como a caixa de entrada de várias contas.

Vista de Resumo das Mensagens

Message Summary

Agora se seleccionar várias mensagens da sua lista de entrada, irá ver um painel com o resumo de todos os e-mails que seleccionou.

Ordenação das colunas

Pode agora ser configurada a forma por omissão de como os e-mails de cada caixa de correio são ordenados.

Arquivo de Mensagens

Poderá agora criar um arquivo de mensagens da sua Caixa de Entrada e de outras pastas utilizando o novo sistema de arquivamento de pastas.

Gestor de Actividade

Activity Manager

O Gestor de Actividade (Activity Manager) guarda todas as informações acerca das interacções do Thunderbird e do seu servidor de e-mail.

Novo Gestor de Extras

Gestor de Extras

O novo gestor de addons podeagora ser utilizado para pesquisar, fazer download e instalar novos addons, que incluem Extensões, Themes e Plugins.

Livro de Endereços melhorado

Livro de Endereços

Se alguém esta na sua lista de endereços, então essa pessoa será assinalada por uma estrela que poderá clicar e lhe permitirá alterar os detalhes do contacto. Caso a pessoa não esteja na sua lista de endereços, poderá clicar no icon e adicionar.

Existe um novo campo que lhe permitirá saber quando é o aniversário dos seus contactos, para além disso poderá também adicionar uma foto para os seus contactos no livro de endereços.

Melhor Integração com o Gmail

O Thunderbird apresenta também uma melhor integração com o Gmail, nomeadamente com as pastas inteligentes como Caixa de Saída e Lixo nas versão não inglesas do Gmail. Para além disso o Thunderbird também utiliza a caixa de correio “All Mail” como pasta de arquivo.

Windows Vista

O Thunderbird 3 está agora integrado com os resultados da pesquisa do Windows Vista, sendo-lhe apresentada uma mensagem na primeira vez que executar o software a perguntar se deseja integrar os resultados na pesquisa do Vista.

MacOSx

Tal como acontece no Windows Vista, o Thunderbird 3 também está integrado com os resultados das pesquisas do Spotlight. É possível para além disso importar as contas do Mail.app, ler o Livro de Endereços do OSx e utilizar o Growl para notificação de novos e-mails (um mimo).

Sincronização de Pastas IMAP

O Thunderbird irá fazer o download das mensagens IMAP num processo em background por omissão, permitindo uma maior rapidez no carregamento de mensagens e operações offline.

Esta funcionalidade pode ser activada individualmente por pastas nas propriedades ou para todas as pastas através do menu Account Settings / ‘Synchronize & Storage’.

Screenshots Thunderbird 3

Pode ver aqui mais algumas screenshots aleatórias do novo cliente de e-mail da Mozilla.

Download Thunderbird 3

Actualmente o Thunderbird 3 ainda está disponível apenas na versão Release Candidate 1, pelo que não deverá ser utilizada como cliente de e-mail principal. No entanto, se decidir arriscar, poderá fazer o download do Thunderbird 3 RC 1 aqui, disponível em várias línguas e plataformas.

Canonical coopera com Google no Chrome OS

Canonical

Segundo as informações colocadas no blog oficial da Canonical, o Google Chrome OS é um projecto opensource que está a ter o contributo da equipa da Canonical através da realização de um contrato.

O Google Chrome OS vai focar-se em fornecer um sistema operativo simples de utilizar para pessoas que utilizem vários serviços web based, enquanto que o Ubuntu continuará a focar-se no desenvolvimento de um sistema operativo livre, que corre tanto aplicações web based como aplicações nativas, não tendo para além disso qualquer tipo de restrições a nível de hardware.

Chris Kenyon da Canonical relembra que 2010 será um ano com bastantes novidades para o desenvolvimento do Ubuntu e que ao mesmo tempo terão a possibilidade de cooperar com o Google na criação de soluções para integração de dispositivos baseados em Google Chrome OS.

Instalar o WordPress pelo cPanel em 3 minutos

Hoje em dia o alojamento de um site está cada vez mais acessível e qualquer pessoa pode fazer a instalação do seu próprio blog, fórum ou portal utilizando as ferramentas opensource e gratuitas disponibilizadas pelas comunidades.

Desta forma decidi fazer um video-tutorial que o ensina a como instalar o WordPress na sua conta de alojamento partilhado em cerca de 3 minutos. Espero que gostem.



Ver em fullscreen para melhor qualidade

Ah… e não se esqueçam, caso precisem de alojamento, passem pelo WebTuga Hosting :)