Escolha de browsers Windows 7: os resultados

A Microsoft implementou no princípio de Março a possibilidade do utilizador poder escolher o browser que pretende usar nas versões europeias do Windows 7, devido a um processo instaurado pela União Europeia. Passadas 3 semanas, a Opera divulga os resultados que obteve deste processo até agora.

Segundo a Opera, o número de downloads do seu browser duplicou na maioria dos países europeus, chegando mesmo a haver casos de países em que os números triplicaram. Segundo o mesmo relatório, só na Polónia, o aumento dos downloads foi na casa dos 328%. Portugal registou um aumento de 157%.

Aparentemente, pelos resultados apresentados pela Opera, o processo instaurado à Microsoft já começa a colher frutos e a tendência de a maioria dos utilizadores Windows usarem sempre o Internet Explorer como browser principal está a acalmar e a concorrência sem dúvida que agradece. Ficam por ser divulgados os resultados provenientes dos restantes browsers.

Press release completo da Opera >

Opera Unite

Opera Logo

Num momento em que existe uma guerra activa entre browsers, que o Google decidiu apimentar a coisa lançando mais um para o meio da batalha, a Opera decidiu surpreender tudo e todos com o novo serviço Opera Unite.

O Opera Unite é um serviço que permite transformar o seu browser num serviço de media, possibilitando a partilha de músicas, fotos, imagens e até mesmo a utilizar o seu browser como servidor web.

Aqui ficam algumas das features mais importantes do Opera Unite.

Partilhar ficheiros

Uma forma simples e segura de partilhar ficheiros directamente do seu computador.

O serviço Opera Unite File Sharing permite-lhe partilhar ficheiros sem a necessidade de se preocupar em anexar os seus ficheiros em e-mails ou sem se preocupar com o tamanho do ficheiro. Não é necessário registar-se em nenhum outro site e/ou a necessidade de um cliente de FTP/aplicação para o envio de ficheiros. Tudo o que necessita é seleccionar os ficheiros que pretende partilhar e enviar o endereço aos seus colegas.

Notas

Outro serviço incluído no Opera Unite é o “Fridge”, ou seja, “Frigorífico”. O Fridge é nada mais do que um local onde você ou os seus colegas poderão adicionar notas, tal como provavelmente faz no seu frigorífico em casa. Poderá marcar datas importantes e assim os seus colegas podem deixar-lhe notas de informação.

Media Player

A nossa biblioteca de música favorita, nos dias que correm, têm que seguir-nos para todo o lado. Seja no seu leitor de mp3, na pen ou então poderá utilizar o serviço Opera Unite Media Player.

O Opera Unite Media Player permite-lhe ouvir a sua música que tem em casa, em qualquer local, bastando aceder ao endereço da sua conta.

Partilha de fotos

Depois de ter ido de férias, chega ao seu computador e quer partilhar as fotos dos melhores momentos com a sua família e com os seus colegas. Até agora podia utilizar o Flickr ou outro serviço, no entanto muitos deles têm limites baixos e nos dias que correm, ter que pagar mais uns euritos por uma conta “Pro” não nos alegra muito.

Com o serviço Photo Sharing do Opera Unite pode partilhar “milhentas” fotografias com os seus colegas sem gastar um tusto.

The Lounge

The Lounge (O sofá), permite-lhe criar uma conversa onde poderá convidar vários colegas a participar, bastando partilhar o endereço com eles.

Bastante útil quando não se têm uma aplicação de Instant Messaging por perto, ou não se gosta do estilo de conversa do Msn, ou até mesmo não quer perder tempo a configurar um cliente de IRC.

Web Server

Se é designer, vai adorar esta ferramenta. O Web Server do Opera Unite permite-lhe criar um pequeno servidor com suporte a páginas html e assim partilhar com os seus amigos.

Simples de iniciar e não é necessário ter que configurar um servidor Xampp ou algo do género. Ideal para obter primeiras opiniões acerca dos seus projectos de design.


Estes são os serviços disponíveis inicialmente, no entanto qualquer pessoa poderá criar novos serviços para o Opera Unite, recorrendo a ferramentas web standard como HTML, JavaScript, Ajax, Css e SVG.

É certo que alguns de vocês estejam agora a pensar: “Ah… mas eu com meia dúzia de aplicações poderia fazer aquilo…”, e sim… é possível, no entanto estas aplicações estão todas integradas no Opera, sem a necessidade de ter várias aplicações a consumir cada uma recursos adicionais no seu computador e sem a necessidade de ter conhecimentos técnicos.

Resta-me agradecer a toda a equipa da Opera Software pelo excelente software que desenvolveram.

Qual o melhor browser nos dias de hoje?

Bem quem navega pela net sabe que existem varias escolhas de browsers “por ai”, mas qual será a melhor escolha?

Há 5 escolhas basicas de browsers, o IE8, o Firefox 3.0.7, o Opera10 Alpha, o Google Chrome 2 Beta e o Safari 4 beta. Destes há muitos derivados, como o Flock que é um Firefox com extras para redes sociais, que eu não vou comparar pois basta ver os resultados dos browsers que servem de base a esses derivados.

Antes de mais vamos começar pelo mais simples benchmark de todos, performace e uso do hardware.

Todos os browsers testados com 2 tabs abertas e sem add-ons.

browsers

Como se pode ver o Safari é o browser que consome mais RAM, com mais  do dobro do Opera que é o browser que menos RAM consome.

Agora passando para um benchmark muito comum, o Acid Test 3. Este teste serve para ver até que ponto um browser consegue interpretar o codigo utilizado nos websites. Quanto melhor a classificação, melhor o browser interpreta o codigo.

IE8 (12/100 com inumeros erros)
IE8 acid

Firefox (71/100)
Firefox acid

Opera (100/100 Perfeito)
Opera10 acid

Google Chrome (100/100 mas com erros)
Photobucket

Safari 4 Beta (92/100)
Safari

Ou seja neste ponto temos o Opera10 (ainda em fase alpha) a consumir menos RAM e com a melhor classificação no Acid Test.

Então se o Opera é melhor no acid test e consome menos RAM porquê usar outro browser?

Pelo aspecto? Pela velocidade? Pela facilidade de uso? Pelos add-ons disponiveis?

Todas são excelentes perguntas, mas qual destas interessa realmente a cada utilizador?

Conclusão

O Firefox é o browser que utiliza mais RAM mas também é aquele que tem melhor capacidade de utilização de add-ons.

O IE8 é um browser simples para quem não quer estar preocupado com add-ons ou coisas do género.

O Opera10 é um browser para quem põe o consumo de RAM e a compatibilidade com a web acima de tudo.

O Google Chrome é um browser para quem dá valor a velocidade de navegação.

O Safari 4 Beta é um browser para quem quer um browser bonito e esteticamente bem construido.

Internet Explorer 8

Logotipo Internet Explorer 8

A Microsoft lançou finalmente a versão final do seu novo browser Internet Explorer 8, que provavelmente será alvo de várias criticas caso continue a tornar a vida dos web developers num antro de perdição.

Internet Explorer 8

São bastantes as novidades do novo IE8, que poderão ser expandidas graças aos add-ons presentes no Internet Explorer Gallery.

Aceleradores

Aceleradores ou em inglês Accelerators, permitem-lhe aceder a mapas, traduzir palavras e enviar e-mails, com apenas alguns cliques.

InPrivate Browsing

Este é um novo modo de navegação disponível no Internet Explorer 8 que lhe permite navegar anonimamente sem deixar qualquer tipo de rasto no histórico ou guardar as suas passwords enquanto navega. É uma excelente opção para quem utiliza computadores partilhados por várias pessoas.

InPrivate

Web Slices

Web Slices é uma ferramenta tal e qual o Web Clips do Safari, que permite capturar pequenas áreas de sites e guardar nos seus bookmarks.

A ideia já estava presente no Safari 3.0 e permite obter áreas de sites como por exemplo a bolsa, bloco de últimas notícias de um determinado site, estatísticas, etc…

Sugestões de pesquisa

O sistema de pesquisa tem agora novas funcionalidades, sugerindo arquivos da Wikipedia, Flickr, Amazon, Live, Yahoo, Google e do seu histórico.

Filtro SmartScreen

O filtro SmartScreen, mais conhecido em outros browsers por sistema de anti-spyware, ajuda-o a saber quais os sites com conteúdo malicioso e bloqueia o acesso a esse tipo de sites.

Fazendo uma pequena revisão, o Internet Explorer 8 não faz nada que qualquer outro browser não faça já. Os resultados no Acid 3 test são ridículos em relação aos browser concorrentes, mas infelizmente o IE é e continuará a ser o browser mais usado até que as pessoas abram os olhos.

Se insiste em utilizar um browser que não lhe irá garantir a melhor experiência ao utilizar a web, clique aqui para fazer o download do IE8. Se por outro lado, está curioso em saber quais as alternativas existentes ao Internet Explorer, poderá procurar nos arquivos do WebTuga por Firefox, Opera, Chrome, Flock e Safari por exemplo, de certeza que irá encontrar alternativas muito melhores, igualmente gratuitas, opensource e com muitas mais ferramentas de personalização que as que o IE 8 alguma vez que irá disponibilizar.

Guerra Santa

Todos têm uma fé. Uns acreditam em Delphi, outros em Java. Há ainda os discípulos de C, de Visual Basic, HTML e outras tantas igrejas menores. São programadores, mas poderiam muito bem ser chamados de pastores.

Jamais duvide da linguagem preferida de um programador. Pode ser o caminho mais curto para a fogueira da Guerra Santa Virtual.

Como não podia deixar de ser, também cultivei a minha religião. Ainda brincava com BASIC, sem fazer nada de importante, quando conheci o Pascal. Um amigo baixara algumas apostilas de um BBS – ainda não se acedia à Internet – e assim que li fiquei convertido.

Pela primeira vez na vida vi uma linguagem estruturada. Tudo muito lógico, restrito e, ao mesmo tempo, flexível. Talvez não tão eficiente quanto o todo poderoso C, que conhecia de fama, mas muito mais eficaz que o BASIC e perfeita para a correcta aprendizagem da programação.

Devorei os tutoriais todos e em questão de dias já fazia programas em Pascal que nunca conseguira fazer em BASIC.

Convertido, jurei nunca mais usar “goto” e sempre adorar a estrutura perfeita das constantes, variáveis e sub-rotinas, organizadas e declaradas previamente, Já havia versões estruturadas de BASIC por aí, mas sempre era possível numerar as linhas e desviar o programa usando “goto”, uma verdadeira blasfêmia a ser evitada.

Veio então a interface gráfica, e o computador ficava cada vez mais acessível aos impuros e infiéis humanos normais. Apanhei o comboio um pouco tarde, quando Windows 95 já se firmava como padrão de mercado e comecei a desenvolver em Delphi, que era baseado em Pascal. Percebi, porém, que apesar da minha firme convicção, as linguagens ditas inferiores não desapareciam. Pior.

Percebi que era possível sim, desenvolver programas bons até mesmo em Visual Basic. Minha fé perdera o sentido de ser.

Pode ser difícil de admitir, mas a sua linguagem de programação preferida, assim como a sua equipa de futebol, não ganha sempre. A evolução, já dizia Darwin, depende da selecção natural e da diversidade. Não importa o quanto se batalhe e dicuta, haverá sempre  alguém fazendo um programa melhor que o seu, na linguagem que você mais odeia. E não adianta nada deita-lo na fogueira.

Tentaram esse método há uns mil anos atrás e não deu certo.


resolvi partilhar com vocês esta cronica da revista PC Master (Ano 5, Edição 51, Por Leandro Calçada). O texto demonstra na perfeição a realidade… todos nós (programadores) por uma razão ou por outra gostamos mais de uma linguagem de programação e conscientes da nossa convicção defendemos-la até ao fim, quem diz linguagens de programação, diz sistemas operativos… somos todos seguidores de alguma coisa.

Eu digo, ainda bem que não concordamos em tudo e ainda bem que existe alternativas e concorrência.

Darwin tinha razão, a evolução depende da selecção natural e da diversidade… será sempre assim…

Bom fim de semana, Cumprimentos

Navegador Opera 10 Alpha

Primeira versão de testes do novo programa navegador da Opera.

opera_10_alfa_150.jpg

Segundo a desenvolvedora, o Opera 10 Alfa inclui o motor de renderização mais rápido se comprado à versão anterior, o Opera 9.5, liberado em junho de 2008.

Dentre as inovações presentes no browser, destaque para correção ortográfica em tempo real, recurso de atualização automática do software (quando a versão final do Opera 10 estiver disponível) e suporte à formatação HTML por parte do Opera Mail.

spellcheck.jpg

Download

Opera 9.6

OperaFoi lançado o novo Opera 9.6, um dos browsers mais rápidos, mais limpos e com menos consumo de processamento.

O Opera 9.6 apresenta-nos melhorias no Opera Link, que permite sincronizar para além dos favoritos, das notas e do Speed Dial, todos os motores de busca personalizados e o histórico das navegações.

É possível agora verificar as RSS Feeds antes de as subscrever, graças ao Feed Preview e ainda foram implementadas algumas medidas no Opera Mail de força a reduzir o consumo de tráfego e de processamento.

Apple anunciou iPhone 3G na WWDC08

Ontem foi dia de evento Apple. Realizou-se em São Francisco nos Estados Unidos da América a World Wide Developer Conference 2008, um evento que tem como objectivo chegar mais perto dos programadores e saber o que estes necessitam e como de costume, foram anunciadas algumas novidades.

Como sempre, Steve Jobs começou por fazer um apanhado do sucesso dos produtos da Apple, informando-nos que o iPhone vendeu no seu primeiro ano, cerca de 6 milhões de iPhones.

AppStore

AppStore

Algumas empresas e alguns programadores demonstraram as suas aplicações desenvolvidas para o iPhone e expressaram a sua opinião acerca da sua experiência a programar na plataforma. Entre as demonstrações encontravam-se projectos da Sega, eBay, TypePad e da MLB.com.

As aplicações vão estar disponíveis na AppStore quando esta estiver disponível, sendo o próprio programador a definir o valor que deseja cobrar pela aplicação. Este ficará com 70% do preço final, enquanto que a Apple ficará com o restante para cobrir os custos de alojamento e divulgação. Caso o programador opte por disponibilizar a aplicação gratuitamente, não terá custos adicionais.

A AppStore vai estar disponível em 62 países e será possível fazer o download das aplicações por Wifi, pelo iTunes ou pela rede da sua operadora móvel, no entanto esta ultima opção não estará disponível para ficheiros com tamanho superior a 10MB.

Mobileme

Mobileme Box

Foi apresentado um novo serviço chamado Mobileme que permite ter acesso aos seus dados, como por exemplo calendários, e-mails, documentos ou ficheiros e sincronizar com o seu computador ( PC ou Mac ) e com o seu iPhone.

Este serviço está presente no domínio me.com, tem o valor de $99 dólares no pacote individual ou $149 no pacote familiar e vem substituir o anterior serviço .Mac.

Apresenta um interface web dinâmico nunca antes visto com novidades como drag and drop de múltiplos ficheiros, e-mails ou contactos e ainda pesquisa com resultados em tempo real, tal como se fosse no seu computador.

iPhone 2.0 Software Update

iPhone 2.0 Software Update


Foram dados a conhecer novidades que podemos esperar na iPhone 2.0 Software Update e uma delas bem resolver um problemas com que os desenvolvedores de aplicações 3rd party se depararam, que é o facto de ser impossível correr aplicações em background. Como opção e para reduzir o consumo de energia no gadget, a Apple criou uma solução que permite receber alertas de eventos server-side.

Para além disso, o novo iPhone 2.0 Software permite a pesquisa de contactos, suporte a documentos do iWork e do Microsoft Office, salvar imagens que receba por e-mail no seu iPhone, controlos parentais, máquina de calcular cientifica no modo landscape e ainda suporte a mais linguagens das quais 4 tipos de japonês e chinês tradicional e simplificado com a possibilidade de escrever com o dedo.

O novo software estará disponível gratuitamente para qualquer detentor de um iPhone em Julho e terá um custo de apenas $9.95 para aqueles que tenham um iPod Touch.

iPhone 3G

iPhone 3G

O novo iPhone foi apresentado, chama-se iPhone 3G e tal como o nome indica, integra a tecnologia de transferência de dados 3G, revelando uma velocidade 2,8 vezes mais rápida que a tecnologia EDGE, um novo conector para headphones como os do iPod e ainda inclui o GPS. Para além disso o novo iPhone faz uma melhor gestão da bateria.

A Apple pretende colocar o iPhone disponível em 70 países até ao fim do ano, sendo que no dia 11 de Julho, 22 desses 70 países, incluindo Portugal, vão ter o iPhone disponível pelo preço fantástico preço de 199$ na versão 8GB e 299$ na versão de 16GB. O iPhone 3G 16GB estará disponível em preto e branco.

Falta-nos saber o que Bertrand Serlet falou, horas depois, acerca do novo Mac OS X Snow Leopard.

Entretanto já é possível reservar o seu iPhone na Optimus.

CDs gratuitos de Sistemas Operativos OpenSource

CDs Gratuitos

Apesar de muitas pessoas ainda não terem conhecimento, existem vários sistemas operativos gratuitos e open-source que poderão usar sem ter que gastar dinheiro para usufruir dos serviços do mesmo.

No entanto, hoje em dia não é apenas o código destes sistemas operativos que é gratuito, mas inclusive são distribuídos CDs gratuitos com o sistema operativo.

As empresas responsáveis pelos sistemas operativos, vêem assim uma maneira de promover o software livre e de convencer as pessoas a testarem uma alternativa.

Para aqueles que estejam interessados a testar uma alternativa ao sistema operativo que usam, o WebTuga deixa aqui alguns sistemas operativos que pode receber gratuitamente em casa, preenchendo apenas um simples formulário.

Ubuntu ( Canonical )
edubuntu ( Canonical )
kubuntu ( Canonical )
OpenSolaris ( Sun )
Unbreakable Linux ( Oracle )

Preencha os formulários, espere umas semanas e terá em sua casa os CDs com os respectivos Sistemas Operativos.

Elisa – Media Center Open-Source

Elisa - Media Center OpenSource

Chegou o novo Media Center Open Source que funciona com a maior parte dos sistemas operativos.

Chama-se Elisa, e è uma espécie de Front Row mas em open source, e está disponível para OSX, Windows e Linux.

Deixo aqui algumas das características deste programa:

  • Suporta: H.264, MPEG 2, MPEG4, Quicktime, Windows Media, Ogg Vorbis, Ogg Theora, Matroska, etc…
  • Detecta automaticamente toda a media na vossa rede ( network )
  • Suporta Touchscreen e controle remoto
  • Pode-se visualizar imagens e fotografias usando Cover Flow, Grid View e List View
  • Contem um Internet radio browser

Vão ser adicionadas mais funções na próxima versão, entre elas a possibilidade de aceder ao Youtube, Flickr e Pikeo.

Mascotes Euro 2008 - Flix e Trix