Ubuntu Phone OS está a ser desenvolvido

Um anúncio de emprego recente revelou que o Ubuntu Phone OS está actualmente em desenvolvimento. Canonical, o desenvolvedor principal por trás do sistema operacional Ubuntu, está a procura de um Gerente de Desenvolvimento de Negócios para o seu projeto Ubuntu Phone OS que será responsável por estabelecer relações com fabricantes de celulares e empresas de telecomunicações para promover a plataforma.

A Canonical também apoiou o projeto Ubuntu para Android, que trouxe a experiência de desktop do Ubuntu para dispositivos Android. Acredita-se que o Ubuntu para Android pode ser executado em qualquer smartphone Android, enquanto ele tem saída de vídeo, um processador dual-core, e pelo menos 1GB de RAM.

Chrome OS: cada vez mais parecido com o Windows e OS X

Segundo o The Verge, a mais recente versão do Chrome OS no canal de programação está mais próximo daquilo que é um sistema operativo tradicional. Pelo menos, no que toca à interface.

A versão 19.0.1048.17 inclui a interface Aura UI, acelerada por hardware, um sistema de gestão de janelas, uma barra de tarefas semelhante à do Windows e um “iniciador” de aplicações que faz lembrar o Lauchpad, do OS X Lion.

 

 

Spore Creature Creator para Mac

A EA disponibilizou finalmente o Spore Creature Creator para Mac OS X. O Spore, um dos jogos mais esperados do ano, é um jogo em que o objectivo é evoluir uma criatura e dominar o Universo com ela. O jogo estará disponível para Windows e Mac e possivelmente iPhone (de relembrar que foi um dos apresentados em Março no evento do SDK).

O Creature Creator permite criar criaturas que depois poderão ser usadas no jogo, quando ele for lançado para o público. Está disponível para download um demo, e para quem o quiser comprar o preço é de 9,95$.

Para correr o Spore Creature Creator é necessário um Mac com processador Intel e OS X Leopard instalado, além de uma placa gráfica Intel GMA X3100 ou superior.

No entanto, se tiver uma GMA 950 (única não compatível da era Intel) também é possível correr o jogo. Para tal deverá fazer o seguinte:

1- Download do trial;

2- Clicar em “Mostrar Conteúdo” (menu de contexto);

3- Abrir a pasta Resources;

4- Abrir o ficheiro tginstall.plist com o Property List Editor (convêm ter o Xcode instalado);

5- Procurar InsufficientRenderers;

7- Mudar de Intel GMA 950 OpenGL Engine para Intel GMA 850 OpenGL Engine;

8- Gravar e correr o instalador.

Este método permite o jogo correr mas deverá ter em atenção que ele não irá correr a 100%.

Download Trial | Spore Creature Creator

iPhone 3G: Câmara Frontal?

Afinal terá o iPhone 3G suporte a flash e câmara frontal? Aparentemente, sim. 

Através da análise do vídeo da keynote de Steve Jobs, foi descoberto um sensor (mostrado na imagem acima), completamente desconhecido até à data. Põe-se a hipótese deste sensor ser uma câmara frontal para vídeo-conferência não anunciada pela Apple mas que poderá ser anunciada no dia do lançamento.

Estaremos sobre evidências de funções não anunciadas pela Apple ou de um protótipo de um modelo futuro?

UPDATE: Segundo o iLounge, este novo sensor é um segundo sensor de proximidade, para melhorar a detecção da aproximação do iPhone à cara para desligar o ecrã do mesmo.

iPhone OS: Playlists de Vídeo, Reprodução em Modo Portrait

Segundo o site TUAW, a build do iPhone OS da beta 7 do iPhone SDK traz suporte a algumas coisas novas não anunciadas por Steve Jobs.

Entre essas novas funções encontram-se as playlist de vídeo e a visualização de vídeos em modo retrato.

App Store: Potenciais Receitas e Preços

 

Uma pesquisa levada a cargo pela empresa Piper Jaffray concluiu que a maioria das aplicações disponibilizadas na App Store poderá ser gratuita.

Numa pesquisa levada a cargo junto de 20 programadores no final da keynote de Steve Jobs concluiu-se que 50% desses programadores iriam programar só para o OS X iPhone e os outros 50% para OS X iPhone e OS X Leopard.

Em relação aos preços, a pesquisa diz que a grande maioria das aplicações será disponibilizada a menos de 3$ e 70% das aplicações a custo zero.

15% das aplicações serão orientadas para empresas, 10% para entretenimento e outros 10% para jogos, sendo que 15% das aplicações deverão usar os serviços de localização do iPhone.

Este estudo indica ainda que 70% dos contactados programaram noutras plataformas e que 70% das suas aplicações apenas estarão disponíveis no iPhone.

Por outro lado, pessoas próximas dos gestores da App Store avançam com uma data para a abertura da mesma, e preços escalonados, ao invés de totalmente livres.

A App Store deverá abrir no dia 11 de Julho, data de lançamento do iPhone 3G, com o limite de tamanho de aplicação de 2GB. As aplicações deverão ser submetidas através de uma interface Web no site da Apple.

O preço deverá ser escalonado, podendo o programador escolher o preço entre os definidos pela Apple, até 999$.

Entretanto, a mesma empresa que fez o estudo com os programadores calculou que a App Store pode tornar-se num negócio de 1,2 mil milhões de dólares em 2009.

Estes cálculos são feitos com base nas estimativas de iPhones vendidos em todo o mundo até ao fim de 2009 e com estimativas de uso da App Store, calculados pelo uso de outros serviços oferecidos pelo iPhone.

 

App Store a 27 de Junho?

Vários sites avançam que a App Store poderá estar disponível a 27 de Junho, avançando assim o lançamento do iPhone OS 2.0, agendado para início de Julho.

Estas suposições têm como base o site da Apple Austrália ter colocado no site do iPod Touch que a App Store estará disponível a 27 de Junho

No entanto, o site da Apple Austrália já foi actualizado e representantes da Apple confirmaram que o lançamento ainda será a 11 de Julho.

Fica então a questão.

Snow Leopard: Empresas e PowerPC

Entre as novidades da Apple para o seu novo gato, o Snow Leopard, encontra-se o suporte nativo ao Exchange Server em todas as aplicações do OS X.

Isto significa que o push mail, calendários e contactos vão chegar ao Mail, iCal e Address Book.

Este poderá ser o passo essencial para atrair o Mac para a empresa (as de design, vídeo e áudio não contam)?

Por outro lado, segundo um screenshot dos requisitos para instalar o Snow Leopard Developer Preview, o Snow Leopard requer um CPU da Intel.

Até agora, a Apple sempre referiu os CPU PowerPC à parte. O facto destes não serem referidos pode significar que o suporte das novas versões do Mac OS X não suportarão a plataforma PowerPC.

Apple Apresenta iPhone 3G na WWDC

 

A Apple apresentou hoje ao Mundo, pela mão de Steve Jobs, a sua nova geração do iPhone, denominada iPhone 3G.

Esta nova versão do dispositivo altamente aguardado da Apple brinda-nos com tudo aquilo que já foi apresentado em Março no evento do Roadmap do iPhone e umas alterações menores em Software como a calculadora científica quando em modo Landscape.

Em termos de Hardware, o novo iPhone inclui conectividade 3G, até 2 vezes mais rápido que EDGE e 35% mais rápido que outros smartphones 3G, aliada a um A-GPS (GPS assistido pelas antenas de telemóvel, tecnologia que a Apple já utilizava sem o GPS).

O sistema de GPS do iPhone permite detectar a localização e possivelmente indicar o percurso a decorrer (esta função não é confirmada pois não está referida em qualquer documento da Apple).

Em termos de bandas, o iPhone suporta 4 bandas dentro do GSM e 3 dentro do UMTS/HSDPA, fazendo dele virtualmente compatível com qualquer mercado do Mundo.

Em termos de bateria (e sim, ela continua a ser fixa), o novo iPhone permite 10 horas de conversação em GSM, 5 horas em 3G, 5 a 6 horas em navegação Web, 7 horas em vídeo e 24 horas em música.

O preço desta nova versão é exactamente metade na versão de 8GB, ou seja, 199$ e 299$ na versão de 16GB, que terá também uma versão em branco pelo mesmo preço.

O novo iPhone sairá para o Mundo a 11 de Julho, juntamente com o iTunes 7.7 e o iPhone OS 2.0.

Durante toda esta notícia usei a palavra Mundo. E não, não me enganei. A Apple vai lançar o iPhone em 70 países este ano, 22 dos quais já a 11 de Julho. Portugal encontra-se no lote dos que receberá o iPhone a 11 de Julho.

O iPhone em Portugal estará disponível pela Vodafone e Optimus. Por parte da Vodafone já está confirmada a existência de tarifários pré-pagos (o sistema que Portugal se orgulha de ter inventado) para o iPhone. A Optimus ainda não informou que tipo de tarifários irá disponibilizar.

O preço destes mesmos tarifários também é desconhecido, devendo ser revelado nos próximos dias. 

Lux: Multitouch para OS X

Lux é um projecto que ambiciona trazer aquilo que a Apple demora a implementar: multitouch em ecrãs para OS X.

O seu criador, Christian Moore, deu uma entrevista ao site Gizmodo, onde explica mais em profundidade o que é este sistema, que aparenta ser baseado em Flash.

Ainda não há muitas informações disponíveis acerca deste projecto, mas parece prometedor e pode vir a acontecer o mesmo que aconteceu com o CoverFlow.

Entrevista | Gizmodo