Apple lança o iPad

Apple iPad

A Apple lançou ontem o tão esperado “Apple Tablet” com o nome de iPad e que segundo a própria Apple indica no site oficial, o iPad é nada mais nada menos que “Our most advanced technology in a magical and revolutionary device at an unbelievable price.”, ou seja, a mais avançada tecnologia da Apple num gadget mágico e revolucionário a um preço incrível.

A verdade é que o iPad é isso mesmo, um produto com a tecnologia multi-touchscreen da Apple a um preço que começa a partir dos 499 dólares.

Se até agora eu achava os preços dos eBooks Readers bastante caros, então a Apple veio mudar essa minha opinião com o iPad. O iPad é certamente à data do seu lançamento, o melhor eBook Reader do mercado, pois para além de ter um ecrã colorido de alta qualidade, uma nova forma de ler e uma maior capacidade de armazenamento que qualquer outro eBook Reader actualmente no mercado, tem também a iBook Store que será certamente um sucesso tal como assim o foi a iTunes Store e App Store.

Vídeo do iPad

Ecrã 9,7 polegadas LDE-Backlit IPS

O ecrã sensível ao toque de alta resolução do iPad tem cerca de 9.7 polegadas e demonstra uma cor viva, perfeita para ver vídeos, navegar na Internet ou ver fotos. O ecrã mostra a imagem conforme a sua orientação, possibilitando-o demonstrar o que está a ver a outras pessoas, girando apenas o ecrã para essa pessoa. Para além disto, este ecrã tem um espantoso ângulo de visualização de 178º.

Largura e peso do iPad

iPad Largura e Peso

O iPad é extremamente leve e fino, sendo para além disso mais pequeno que uma revista tradicional. Pesa cerca de 1.5 pounds (680 gramas) e tem 1,5 polegadas de largura, tornando-o assim num gadget bastante leve e fácil de transportar.

Bateria do iPad

Bateria iPad

Para maximizar a vida da sua bateria, os engenheiros da Apple aplicaram a mesma bateria de polímero de íon de lítio utilizada nos seus portáteis e aplicaram-na no iPad. Desta forma o tempo de vida do iPad é de até 10 horas de uso extremo (ver vídeos, ouvir música, navegar na Internet com Wifi, etc).

Wifi, 3G e Bluetooth no iPad

Wifi iPad

O iPad vem com tecnologia sem fios 802.11n integrada, tirando assim um melhor partido das ligação de rede Wi-Fi. Poderá ligar vários gadgets ao seu iPad como headphones ou o teclado wireless da Apple utilizando o Bluetooth 2.1.

Para além disso, existirão também modelos do iPad com suporte a 3G com ligações até 7,2Mbps garantindo que tem ligação à Internet em qualquer local. A Apple está a fechar parcerias com as operadoras para a criação de planos de dados, tal como aconteceu com o iPhone.

Processador A4 no iPad

iPad Jogos

O processador do iPad é um A4 chip desenhado especificamente para o iPad pelos engenheiros da Apple que para além de ser bastante potente é também bastante eficiente a nível de consumo de energia.

Graças a este processador é possível correr as aplicações e jogos com uma grande performance, enquanto que a duração da bateria é afectada minimamente.

Conectividade no iPad

O iPad tem um conector de 30 pins na parte de baixo, permitindo-o ligar à dock e carregar a bateria, bem como ligar outros acessórios do iPad como ao kit de ligação de Camera e a Dock com teclado (Keyboard Dock).

Áudio no iPad

O iPad vem com uma coluna integrada que proporciona uma qualidade de som perfeita para ouvir música ou ver filmes. Para além disso o iPad tem um microfone integrado e vem com uma entrada para auscultadores.

Aplicações da App Store no iPad

App Store

São cerca de 140.000 aplicações já presentes na App Store que poderá utilizar directamente no seu iPad. Para além disso foram desenvolvidas 3 aplicações especialmente a pensar no iPad, o Keynote, o Pages e o Numbers.

Graças a uma nova interface simplificada destas 3 novas aplicações, é bastante fácil criar qualquer tipo de documento sem enquanto está em qualquer local.

YouTube e Filmes no iPad

YouTube iPad

Não há nada melhor que ver um filme durante uma viagem ou navegar pelo YouTube, aproveitando assim ao máximo a qualidade do ecrã do iPad.

Alterne entre widescreen e fullscreen apenas com um duplo toque. Graças à simplicidade da interface do iPad poderá abstrair-se de qualquer distracção e desfrutar o seu filme ao máximo.

iPod ou iPad?

Com a aplicação iPod app, poderá ouvir todas as suas músicas em qualquer local, navegar por album, música, artista ou género com um simples clique.

Poderá ainda ouvir a sua música recorrendo a uns auscultadores sem fios via bluetooth.

Safari no iPad

Safari iPad

O iPad proporciona ao utilizador uma nova forma de navegar na Internet em qualquer lado. Apesar de o iPhone ser já assim um dispositivo móvel que permite navegar na Internet de uma forma bastante simples, o iPad graças a ter um ecrã maior, melhora a experiência de navegação móvel através do Safari.

Mail no iPad

Mails no iPad

Tenha a sua caixa de correio sempre consigo e responda aos seus e-mails como que se estivesse acompanhado do seu portátil ou sentado na sua secretária em frente ao seu desktop. O iPad permite-lhe responder aos seus e-mails através do teclado virtual bastante semelhante ao teclado que estamos habituados a utilizar.

Não deixe os seus clientes sem resposta por estar em viagem 🙂

Fotos no iPad

Fotos no iPad

O iPad é também um excelente gadget para mostrar e partilhar fotos com os seus familiares ou até mesmo fazer uma apresentação de slides para um cliente seu. Graças à tecnologia multi-touch é bastante fácil navegar e fazer zoom nas várias galerias de fotos. Pode inclusive utilizar o seu iPad como uma moldura digital enquanto o tem a carregar na sua dock. Com o acessório Apple Camera Connection Kit pode importar as suas fotos através de um cartão micro-sd.

iBooks no iPad

iBooks iPad

Uma aplicação do iPad é a iBooks app que lhe permite ler e comprar livros em formato ebook, online através da nova iBook Store. Poderá fazer download gratuito da aplicação através da App Store e comprar qualquer tipo de livro, desde os clássicos até aos best sellers.

Preços do iPad

O iPad vai estar disponível em vários modelos com capacidades de 16GB, 32GB e 64GB e os modelos com suporte adicional de ligações 3G têm um custo superior. Poderá ver abaixo a tabela de preços para os Estados Unidos da América.

Preços iPad

Conclusão

Concluindo, o iPad é certamente um produto que terá bastante sucesso devido ao seu preço e irá abalar o mercado dos Netbooks e dos eBook Readers pelo menos.

A nova iBook Store poderá ser uma nova fonte de rendimentos para a Apple, assim como o é a iTunes Store e a App Store e possibilitará as editoras e os escritores aumentarem as suas vendas.

Após o lançamento da iPad SDK, serão também muitas as aplicações e os jogos disponíveis para este novo dispositivo.

Estamos perante um gadget que vem, tal como outros produtos da Apple lançados anteriormente, vai mudar a forma como as pessoas interagem com os serviços.

Revisão MacWorld 2009

A MacWorld 2009 já foi há mais de 24 horas e já existem várias criticas e elogios aos novos serviços e produtos lançados. Muito se falou do estado de saúde de Steve Jobs, no entanto na minha opinião esta keynote por Phil Schiller foi tão boa ou melhor que as apresentadas por Steve Jobs.

Neste artigo vou fazer uma revisão e dar a minha opinião pessoal acerca das novidades apresentadas na Macworld 2009.

iLife 09

O iLife é um pacote de ferramentas para multimédia, do qual fazem parte aplicações como iPhoto, Garageband, iMovie e iWeb.

iPhoto ’09

O iPhoto é uma ferramenta básica de edição e gestão de imagens/fotos criada pela Apple. As novidades no iPhoto são bastantes, portanto vou começar pelo Faces. O Faces utiliza uma técnica de reconhecimento de caras de pessoas e com isso podemos mapear as imagens e colocar o nome das pessoas presentes nessas fotos. Para além disso o Faces permite filtrar as fotos de uma determinada pessoa, recorrendo à informação partilhada pelos utilizadores. É possível também criar slideshows com fotos de pessoas que onde as fotos são automaticamente ajustadas aos espaços do theme do slideshow.

Dentro do iPhoto 09 temos ainda o Places, que permite identificar automaticamente o local no mapa onde determinada foto foi tirada ,caso a máquina fotográfica já utilize tecnologia de geotargeting, ou então poderá adicionar as localizações manualmente em fotos tiradas com máquinas mais antigas e assim filtrar as suas fotografias por localização. Tudo isto funciona com o suporte do Google Maps que permite melhorar esta experiência para o utilizador. Poderá utilizar a informação de geo-targeting para criar os seus Travel Maps, ou seja, Mapas de Viagem que automaticamente cria uma apresentação interactiva com fotos de todos os locais por onde passou as suas férias.

Tudo isto ganha ainda mais valor devido ao facto de ser possível sincronizar a informação das fotos do seu iPhoto com a sua conta Facebook e/ou Flickr e vice-versa. O iPhoto irá funcionar desta feita como uma ferramenta de social networking no que toca a fotografia.

Sabendo que hoje em dia o Flickr é um dos serviços mais utilizado por fotógrafos, esta é uma grande novidade no iPhoto.

iMovie ’09

O iMovie é certamente uma das melhores aplicações que vem com o iLife 09, trata-se de um simples, intuitivo e completo editor de vídeo que permite a qualquer utilizador comum fazer pequenos filmes com vários clips utilizando efeitos e pequenas alterações nos seus vídeos.

Na nova versão do iMovie é muito mais fácil editar, cortar e juntar vídeos, graças ao uso avançado do Drag and Drop que facilita e muito nesta tarefa.

Para além disso é possível focar-se apenas numa parte do filme e assim obter melhores resultados nas pequenas misturas e transições do seu filme, permitindo escolha de transição de vídeo completo ou apenas áudio.

Existem também os Themes and Maps, onde recorrendo aos Maps podemos criar um filme acerca das nossas férias, viagens com vídeos de todos os locais presentes e com uma navegação via globo nas transições. Bastante útil e fácil de utilizar.

É possível aplicar vários filtros e várias transições e visualizar o resultado em tempo real, sem ter que esperar que o iMovie faça o render do vídeo. Para facilita-lo a encontrar o projecto que procura, são lhe dados imagens desses mesmos projectos quando os tenta aceder.

Para mim a novidade que mais me agradou no iMovie foi o Video Stabilization, ou seja, estabilizador de vídeo que permite corrigir e estabilizar a imagem quando capturamos vídeos em movimento. Obtendo informações das várias frames do vídeo, o iMovie consegue reduzir e bastante o “tremer” de imagem que normalmente se iria notar.

GarageBand ’09

O GarageBand é uma aplicação da Apple bastante utilizada por músicas para fazerem os seus remix’s, podcasts e alterações nas suas músicas. O negócio mais rentável da Apple é provavelmente a loja iTunes e portanto música é algo que a Apple gosta e transmite aos seus clientes.

Não sei de quem foi a ideia genial, mas provavelmente foi a de um génio. O novo GarageBand 09 já não é apenas uma ferramenta para profissionais editarem e criarem a sua música, mas é também uma ferramenta para pessoas que queiram aprender música.

O GarageBand 09 vem acompanhado com vários vídeos demonstrativos que ensinam as bases de instrumentos como a guitarra e o piano. Mas esta não é a parte melhor, com o GarageBand vai poder aprender a tocar as suas músicas favoritas com demonstrações criadas por músicos famosos como Norah Jones, OneRepublic, Sting e outros.

Desta vez a Apple não se limitou apenas a criar o software, a Apple conseguiu criar aqui uma ponte entre os cantores famosos e os seus fãs.

Ainda falando acerca do GarageBand, temos o Magic GarageBand Jam que lhe permite agora reproduzir os instrumentos básicos de uma banda em fullscreen.

iWork 09

O iWork é uma suite de produtividade da Apple que inclui um editor de texto, uma folha de cálculo e um software para keynotes. Apesar de existirem soluções gratuitas e opensource, esta suite de produtividade é a que melhor se integra com o sistema operativo MacOSx.

Pages 09

O Pages é o editor de texto que faz parte da suite de produtividade iWork da Apple. No novo Pages 09 temos uma nova opção de visualização em fullscreen ideal para escritores, bloggers ou pessoas que facilmente se distraiam facilmente com os Instant Messenger (Msn, IRC, Skype) e Redes Sociais (twitter), tal como eu.

A possibilidade de integrar gráficos de folhas de cálculo do Numbers e a opção de activar a sincronização dos dados ou não é uma mais valia para um software deste género.

O Pages 09 tem agora também mais 40 templates de cartas informais, documentos, contractos e facturas que certamente ajudam muitas pessoas.

A grande novidades no Pages 09 é o serviço online iWork.com que permite a partilha e colaboração online de documentos em vários formatos. O iWork está neste momento disponível como Beta Free, mas irá no futuro estar associado a uma pequena taxa. No iWork tem a possibilidade de adicionar comentários e notas aos documentos dos seus colegas, familiares e ainda poderá exportar o ficheiro em vários formatos, incluindo PDF e formato compatível com Microsoft Office.

Numbers 09

O Numbers permite criar folhas de cálculos com criação de fórmulas bastante fácil, possibilidade de agrupar as tabelas por categorias, criação de gráficos em vários formatos, com vários shapes a imitar a madeira e pedra e ainda mais novos templates para disponibilizar os gráficos.

As folhas de cálculo do Numbers podem elas também ser partilhadas utilizando o iWorks.

Keynote 09

O Keynote é o famoso software de criação de Apresentações da Apple. Este é provavelmente uma das aplicações mais úteis dentro de todos os pacotes de software de produtividade existentes para MacOSx.

O novo efeito de transições entre slides no Keynote chamado Magic Move é bastante apelativo e engraçado. Só mesmo vendo para crer.
Para além dos efeitos de transições entre sliders, existem também novos efeitos de transições entre textos.

A novidade que mais me chamou à atenção para complementar o Keynote foi a possibilidade de controlar as keynotes via Keynote Remote utilizando o seu iPhone ou iPod Touch. E sim, também é possível partilhar com o iWork.com.

Macbook Pro 17″

A Apple não se ficou pelo software e apesar desta Keynote ter ficado para além das expectativas de alguns dos Apple Maníacos (Sim, estou a falar dos upgrades para o Mac Mini e iMac que muitos esperavam), o novo Macbook Pro 17″ construído com o chassi Unibody foi um grande coelho dentro da cartola.

A Apple tem agora o notebook de 17 polegadas mais fino de todos e também com uma bateria com duração bastante superior aquela da que estamos habituados.

Quem viu a keynote e viu o vídeo de como são construídas as baterias para os novos Macbook provavelmente ficou bastante espantado, tal como eu.

Enquanto que as baterias dos portáteis de outras marcas costumam ter um tamanho e um peso bastante elevado, os engenheiros que trabalharam nas baterias dos novos macbook tiveram em atenção todo o seu design e aproveitaram ao máximo o espaço dentro do Macbook Pro 17″ de forma a criarem assim um portátil com uma bateria que fornece até 8h de energia.

O Macbook Pro 17″ está equipado com um 2.66GHz Intel Core 2 Duo ou 2.93GHz Intel Core 2 Duo e 4GB de RAM expansíveis até 8GB.

A Apple completa também assim a sua família de portáteis amigos do ambiente, que ocupam menos espaço e tem menos componentes tóxicos.

Novidades iTunes


O iTunes também foi alvo de algumas novidades e uma delas é para mim a que marca esta Macworld. O preço das músicas terá preços diferentes para cada caso, umas mais baratas de que o preço actual, por 0,69$ e outras por um preço acima dos 0,99$, por 0,129$. Para além disso a loja iTunes está agora também disponível no iPhone 3G.

A grande novidade é que até ao final do ano a Apple pretende ter todas as suas músicas como free DRM e graças ao iTunes Plus todas as músicas terão uma melhor qualidade, em 256-Kbps AAC.

Espero que tenham gostado desta revisão da MacWorld 2009 e que me desculpem pela falta de actualização do WebTuga ( se alguém estiver interessado em ajudar, fashavor apitar… ).

CNR para Ubuntu 8.04 já disponível

CNR para Ubuntu

Mesmo antes do lançamento final da distribuição Ubuntu 8.04 Hardy Heron, a equipa Linspire anunciou o lançamento do CNR para esta mesma distribuição.

O CNR é uma aplicação que permite com apenas alguns cliques a instalação de software e aplicações, bem como a sua gestão, em Linux.

Poderá fazer o download da aplicação para Ubuntu 8.04 no site oficial.

Caso use OpenSuse, Fedora ou Debian ainda terá que esperar ou então optar por uma distribuição que já o traga instalado como é o caso de Freespire e Linspire.

Torna a tua conta do Flickr numa drive com o FlickrFS

O Flickr até pode ser muito porreiro para guardar imagens – pessoalmente não o acho assim tão bom, mas esta é a minha opinião – mas gerir as imagens e fazer backups delas não é algo que se faça com uma "perna às costas".
Nestes últimos dois pontos, os ilustres utilizadores de GNU/Linux têm uma vantagem: podem utilizar o FlickrFS. O FlickrFS é uma aplicação que permite aceder ao Flickr como se fosse uma drive normal, facilitando imenso a organização das imagens e a realização de cópias de segurança.
Para não tornar a instalação desta aplicação penosa, o seu criador disponibilizou umas simples instruções de compilação.

via Wired Howto Wiki

Homepagle – a sua homepage personalizada

homepagle

Já todos nós conhecemos serviços de Start-pages como por exemplo o Netvibes ou o Google IG que nos permitem adicionar widgets e personalizar a nossa homepage do browser com bastantes funções. Por defeito o Firefox e outros browsers têm uma página de pesquisa como homepage.

O Homepagle é um serviço que lhe permite ter um motor de busca como homepage, mas com um background personalizado ao seu gosto.

Uma ideia bastante inovadora e que provavelmente vai ser bem recebida por muitos internautas.

Site: Homepagle

LimeWire lança loja de música online

O Limewire, uma conhecida rede de partilha nem sempre legal de ficheiros, lançou uma loja de música online. Nesta loja, podem encontrar-se, sobretudo, artistas e editoras independentes.

Na LimeWire Store estão disponíveis mais de 500 mil músicas sem DRM, em formato MP3 com uma bitrate de 256 Kbps.

Cada música é vendida por $0.99 (qualquer coisa como €0.63). Mas existe a opção de subscrever um de três planos, que permitem descarregar 25, 50 ou 75 músicas por mês, mediante um pré-pagamento. Esta segunda opção é ideal para quem pretende comprar várias músicas por mês, já que o preço unitário é mais baixo.

Por enquanto a LimeWire Store e a rede p2p LimeWire ainda não estão integradas, mas uma integração entre os dois está planeada para um futuro próximo.

LimeWire Store, via p2p-blog.com

Ataque virtual atinge site da Trend Micro

No início desta semana, várias centenas de sites foram alvo de um ataque que teve origem em servidores chineses. Um dos sites atacados foi o da empresa de segurança Trend Micro, que viu várias das páginas do site adulteradas.

O ataque foi feito através da exploração uma falha de segurança do ASP (Microsoft Active Server Pages), possibilitando a adição de um código javascript que permite a instalação de uma aplicação que visa roubar passwords de jogos online. Esta instalação da aplicação é feita sem que o utilizador se aperceba.

Este ataque foi detectado no início da semana pela McAfee. Durante as primeiras horas do ataque, este empresa detectou mais de 10 mil páginas infectadas em centenas de websites; na quinta-feira, revelou que mais de 20 mil páginas teriam sido adulteradas.

via Infoworld.com

Google testa anúncios em vídeo

O Google começou a testar anúncios em vídeo nos resultados das pesquisas do motor de busca. A notícia é avançada pelo jornal New York Times.

Os vídeos que contenham anúncios terão um botão com o +. Quando esse botão for clicado, os utilizadores verão o anúncio. Também irá ser testada a inserção de imagens nos vídeos, como forma de publicidade.

Como fazer um backup das fotos do Flickr com GNU/Linux

As fotografias são uma boa forma de guardarmos momentos da nossa vida, uma forma de comunicação e também de arte. E, como acontece com os documentos, devemos ter uma cópia de segurança das nossas fotografias digitais.

Um dos serviços de alojamento de fotos mais usados é o Flickr. Possivelmente, as vossas fotos estão alojadas neste serviço. E o mais certo é não terem uma cópia de segurança delas, correcto?

Bem, se utilizam GNU/Linux, podem fazer uma cópia de segurança de todas as vossas fotos, sem que tenham que as abrir e guardar individualmente. O método é simples: basta instalar o FlickrFS e toca a fazer o backup.

A mesma aplicação pode ser utilizada para enviar imagens para o Flickr.

Menos simples é a instalação, que tem que ser feita pelo terminal. Mas não se preocupem, pois este site mostra que a instalação, apesar de não ser simples, também não é nada de extraordinário e está ao alcance de qualquer utilizador que já tenha feito um sudo apt-get update.

Como instalar o FlickrFS no Ubuntu, via blog.wired.com

Transparência nativa no GNOME

A próxima versão do motor de tema GTK+ Murrine vai suportar transparência através do suporte para RGBA.

Para fazer uso dos efeitos translucidos do Murrine, será necessário ter um composite instalado – como o Compiz ou a versão em desenvolvimento do Metacity. Mas, caso um composite não esteja instalado, o tema aparecerá normalmente – ou seja, sem as transparências.

De acordo com o criador do motor GTK+ Murrine, a utilização de widgets translucidas nos temas para o Murrine não afectará o desempenho do computador.

{Fonte: Ars Technica}