[Rede WebTuga] Top Semanal 9/06/08 – 15/06/08

Boa noite a todos os leitores do WebTuga!

Esta semana tem sido longa. Como devem saber, eu, Teotónio Ricardo, mais conhecido por cenourinha, sou estudante e tenho que acabar a minha PAT ( Prova de Aptidão Profissional ), no âmbito do curso Tecnológico de Informática.

Devido a isso, tenho tido menos tempo para actualizar o WebTuga, no entanto estamos a preparar grandes novidades para o WebTuga.

Pois é, mesmo com falta de tempo, as novidades no WebTuga não param e para os membros ficarem com o bichinho da curiosidade, decidi abrir um tópico no fórum para eles especularem o que será.

Já que falei em falta de tempo, se alguém estiver disposto a ajudar a actualizar o WebTuga, poderá contactar-me usando o formulário de contacto do site WebTuga.

Bem, realmente a semana tem sido cansativa, mas tudo vai valer a pena. Em breve talvez deixe aqui um link definitivo para o meu projecto que acho que está a ficar bastante agradável.

Por agora deixo-vos com os melhores posts da semana.

Até já!

Fedora 9 – Download

Fedora 9

Já está disponível para download o novo Fedora 9.

De entre as novidades está a versão 2-6-25 do kernel Linux, o Gnome 2.22 e ainda a oferta do KDE 4, que há muito se espera para a distribuição. A beta 5 do Firefox 3 está também incluída, oferecendo um menor consumo de recursos aliado a uma performance de topo, oferecendo uma experiência de navegabilidade muito melhor comparada com a do Firefox 2.

O chamado Sulphur, também inclui novidades a nível mais técnico, como o servidor de som PulseAudio e o PolicyKit que implementa uma segurança muito mais rígida ao sistema, que agora está incorporado de forma mais completa e firme.
O NetworkManager, que facilita configurações de rede e ligações mais simples a redes sem fios, traz agora suporte a dispositivos GSM e CDMA.

Outra novidade é o PackageKit que oferece uma gestão universal de instalações, pacotes e actualizações de forma fácil e rápida. Esta plataforma é compatível com diversos sistemas de gestão de pacotes, deste o YUM do próprio Fedora até aos doutras distribuições, o que faz do PakageKit uma bela implementação para outras soluções.

O tema visual Nodoka foi também aprimordiado. Está mais limpo e mais refinado no Fedora 9. Agora é mais consistente e mais polido e suporta as novidades da nova versão do Gnome.

O Fedora está disponível em 3 downloads: Install Media, Desktop Live Media e KDE Live Media. As dua últimas são versões LiveCD com instalador.

Download do Windows XP SP 3 ( inglês )

Windows XP SP3

Depois de alguns imprevistos o Windows XP SP3 foi finalmente disponibilizado para download no site oficial. Ainda está apenas disponível a versão em inglês, o que não significa que não vá haver uma versão portuguesa.

O motivo para o adiamento foi um erro de incompatibilidade do Microsoft Dynamics Retails Management. Esta versão tem melhorias de segurança e desempenho.

Download: Windows XP SP3

Big Buck Bunny – Um filme Open-Source

Big Buck Bunny

Big Buck Bunny é uma curta metragem animada criada pelo estúdio Orange Open Movie Project da Holanda, que faz parte da Blender Foundation, uma organização responsável pela criação e desenvolvimento de um programa open source para modelos em 3 dimensões chamado Blender.

O primeiro filme criado por esta organização foi lançado em Março de 2006, com o nome de Elephants Dream.
 
A criação desta curta metragem apenas foi possível devido às pré-vendas dos DVDs, que custavam 34 euros cada um.

Vão ser lançadas duas versões: uma com melhor qualidade em formato widescreen e outra de alta definição compatível com qualquer leitor de DVDs.
 
Este è um projecto bastante original, iremos ver os resultados quando a curta metragem estiver disponível.

WordPress 2.5.1 chegou

Wordpress 2.5.1
Quase um mês depois do lançamento do WordPress 2.5, chegou uma nova versão em que foram corrigidos cerca de 70 bugs.

Para além de melhorias no desempenho da Dashboard e de algumas páginas do Painel de Administração, foram também corrigidos alguns problemas de compatibilidade no Media Uploader e o Layout levou melhorias de forma a ser funcional no IE. O editor WYSIWYG foi actualizado para o TinyMCE 3.0.7.

Faça já a actualização do WordPress seguindo o nosso guia  "Como fazer upgrade ao WordPress" ou manualmente obtendo o ultimo pacote do WordPress.org.

CloneDVD Mobile 1.2

Hoje em dia existem inúmeras formas de visualizar vídeos ou outro tipo de ficheiros multimédia, no entanto os dispositivos móveis e mini-gadgets estão a ter uma grande adesão por parte de toda a população.

Já não existe a necessidade de ter um leitor de dvd de sala em casa para poder ver um vídeo, nem de uma boa aparelhagem para ouvir um bom som, basta ter o gadget ideal para ter a mesma sensação enquanto nos deslocamos para as nossas actividades no dia a dia.

Podemos ouvir música no nosso iPod, iPhone, Zen Stone ou outro leitor de mp3s; podemos divertir-nos com os nossos jogos na PSP, Nintendo DS ou no telemóvel ou ainda ver um filme no nosso iPod, reprodutor de mp4 ou telemóvel.

No entanto nem sempre a qualidade é a melhor e os formatos diferem de dispositivo para dispositivo. Para tal necessitamos de um software que faça a conversão do formato de um vídeo para outro que seja suportado pelo gadget que possuímos.

O CloneDVD Mobile serve para isso mesmo, converter rapidamente os seus filmes em DVD para formatos compatíveis pelos gadgets mais usados como a PSP, o iPod, entre outros.

Para além disso, o CloneDVD, que tem um período experimental gratuito de 21 dias, permite também converter os vídeos para outros formatos como são o exemplo do DivX, o XviD, AVI ou MP4.

Homepage: SlySoft

Microsoft e Novell de mão dadas para a China

A cooperação entre a Novell e a Microsoft conheceu mais um novo marco, com a aliança formada entre as duas empresas para entrar no mercado Chinês.

Estas duas empresas vão, mais uma vez, colaborar, desta vez para oferecer soluções mistas – de sistemas livres e fechados – às empresas chinesas. Estas soluções estarão protegidas de potenciais processos por violação de patentes.

A China é um mercado onde o software livre tem muito sucesso. Um exemplo deste sucesso é o Red Flag Linux, uma distribuição de GNU/Linux usada no sector empresarial deste país asiático.

via news.yahoo.com

Nota: Obrigado ao Francisco Carinha pela dica

Microsoft condenada a pagar 367,4 milhões de dólares à Alcatel-Lucent

Um tribunal do distrito judicial americano de San Diego condenou a Microsoft ao pagamento de uma indemnização à Alcatel-Lucent no valor de 367,4 milhões de dólares (aproximadamente 234 milhões de euros), por violação de patentes.

O tribunal deu como provada a violação de duas patentes da Alcatel-Lucent relacionadas com interfaces. No entanto, uma outra queixa, relacionada com o sistema de reprodução de DVDs utilizado pela Microsoft, não teve seguimento.

A Microsoft, pela pessoa de Tom Burton, vice-presidente da empresa, pronunciou-se sobre esta decisão e garantiu que irá recorrer da sentença.

via heise-online.co.uk e itworld.com

Microsoft consegue aprovação da ISO para o formato MSOOXML

A Microsoft, ao fim de vários meses, conseguiu a aprovação da ISO para o seu formato MSOOXML. Mas este processo fica marcado por várias alegadas irregularidades e já valeu a investigação da União Europeia a alguns dos comités.

Mas isto não fica por aqui. De acordo com algumas pessoas que fizeram parte de alguns dos comités, o formato tem demasiados erros, como o mau cálculo de datas e simples operações matemáticas. E o formato, de acordo com o Software Freedom Law Center, não é compatível com a GPL e nem dá garantias de protecção de processos judiciais a quem o implemente ou utilize.

Ainda assim, a Microsoft conseguiu aprovar o seu formato – algo que, na minha opinião, é estranho (no mínimo). Mas a aprovação ainda não tem efeitos imediatos, porque haverá um período de dois meses para serem apresentados recursos da decisão da ISO.

Se quiserem saber mais sobre o caricato processo de aprovação do MSOOXML como norma ISO, visitem os sites Software Livre no Sapo, Groklaw.net, o blog pessoal do delegado brasileiro Jomar Silva e ainda o NoOOXML.org.

Partidas, geek style

bartOntem, o blog Lifehacker.com publicou uma lista de 10 partidas "inocentes" com um toque geek, para que as possam por em prática durante o dia de hoje – e também em qualquer dia, porque um dia bom para travessuras é quando um homem ou uma mulher quiser.

Também os autores do blog Downloadsquad.com publicaram uma lista de partidas geek, mas com apenas 4.

Que elas vos sirvam de inspiração para assustar algum familiar, amigo, colega de trabalho ou o patrão, se ele, em vez de vos aumentar o ordenado, vos aumentar o trabalho.