SWITCHconf Coimbra 2010

SWITCH

SWITCH é uma conferência com duração de 2 dias que irá decorrer na Universidade de Coimbra nos próximos dias 15 e 16 de Maio e que irá contar com a participação de vários empreendedores, cientistas, thinkers, do-ers e outros intelectuais pelo meio.

O objectivo é promover a partilha de conhecimento e ideias e discutir os temas do presente e do futuro de uma forma descontraída e divertida. A diversidade irá marcar presença nesta conferência, uma vez que os participantes fazem parte de áreas de investigação distintas.

A partilha de conhecimento é sem dúvida o objectivo principal deste evento e para tal, nada melhor que juntar alguns nomes nacionais conhecidos como José Fontainhas (WordPress/Automattic), Celso Martinho (CTO/Co-Founder Sapo), Paulo Querido (Jornalista/Blogger), Fred Oliveira (WBS), entre outros… mas também nomes internacionais como é o caso de Laurent Haug (Lift Conference), Andrea Vascellari (iTive), Stephanie Booth (Freelance Blogging Consultant), entre outros.

Para além da participação dos anteriores speakers, vai existir também uma Startup Competition levada a cargo pela equipa do Webreakstuff, onde todos os participantes terão a oportunidade de apresentar o seu projecto/ideia aproveitando a situação de estar presente perante uma audiência de empreendedores.

Se esteve atento à rede WebTuga nos últimos tempos, deve ter notado que nós temos apoiado este evento. Pois é, o WebTuga é um dos Media Partners deste evento, tal como o Vimeo, CanalMail, Zwame e Diario2. Para além dos Media Partners, existem também os Silver Sponsors onde poderá encontrar nomes como Amiando e Leaseweb e os Bronze Sponsors como o Netvibes, Ideiateca e outros.

Caso pretenda marcar presença no evento, poderá usar os nossos códigos de desconto na compra do seu bilhete. Para o bilhete de estudante poderá usar o cupão “webtuga-student” e para o bilhete standard pode usar o código promocional “webtuga-standard”. No site oficial deste evento pode encontrar mais informações relativas à localização do evento, bem como contactos dos organizadores e outras informações.

TubarãoEsquilo – take 2.0

Estava eu, feliz e contente da vida, a ler o Planeta Asterisco, quando reparo num post do Mário Lopes.

Este post falava do já famoso, mas não muito pela positiva, TubarãoEsquilo. Nada de anormal até agora, já que o que não falta para aí são posts sobre esta rede/planeta.

Mas o que me surpreendeu foi ter visto esta citação do Sr. Paulo Querido: “A TubarãoEsquilo não faz questão de ser considerada a primeira rede. Limitou-se a emitir um press-release onde afirma que é a primeira rede editorial de blogues.??? Por amor do santíssimo, mas andamos aqui a brincar ou quê?? Mas que raio de idiotice é esta? Se isto for assim, amanhã apetece-me emitir um press-release a dizer que ganhei o euro-milhões; assim a Santa Casa dá-me o prémio. Mas antes de dizer que o TubarãoEsquilo não é a primeira rede do género, fui ao dicionário ver o significado de editorial. No dicionário está: “relativo ao editor ou à edição; diz-se do artigo de fundo de um jornal, da responsabilidade da respectiva direcção”.

A mim parece-me que o Webtuga se enquadra na definição. Se se enquadra, então esta rede/planeta não é a primeira do género porque o Webtuga já cá anda à mais tempo. Eu não tenho nada contra, nem a favor, do TubarãoEsquilo; mas há que chamar as coisas pelos nomes. Eu sei que eles vão ser nossos rivais, mas eu não tenho nada contra isso. Muito pelo contrário, isso só nos vai obrigar a melhorar ainda mais.

Assim como nós, muitos blogues e redes também vão sentir a pressão positiva desta nova rede/planeta. Eu digo rede/planeta porque ainda não percebi muito bem o que o TubarãoEsquilo vai ser. Aproveito para dar um conselho ao/à jornalista que escreveu o artigo no jornal O Público: Para a próxima confirme. Com esta polémica toda à volta do TubarãoEsquilo, estou curioso sobre o que realmente é este projecto; uma rede ou um planeta (aka aggregator).

Ficam umas links, gentilmente cedidas pelo Cenourinha, para uns posts sobre esta nova rede/planeta:
Doispontocinco – A Primeira Rede Editorial de Blogues
Tecnologia de Desinformação – Tubarão Esquilo Ramblings about life and tech – A primeira rede… que nunca foi
Claudiofranco.net v. something – O truque para ser o primeiro Blog do Rui Moura – O caldo está entornado
Jornalismo Porto Net – Vai nascer a primeira rede portuguesa de blogues Atrium – Primeira rede editorial de blogs em PT Blog do Mário Gamito – yeah, right as if Bitaites – O Planet Geek assim não se safa Blog do Paulo Querido – Redes, planetas e outros “astros???
Marketing de Busca – Os trabalhos dobrados de um geek meio tubarão- meio esquilo
Apdeites – Tubarão ou esquilo? Sedativo para a Mente – A rede TubarãoEsquilo abriu portas
Stating My Mind – Redes, Agregadores e afins…