Storytlr – Plataforma Opensource de LifeStreaming

Storytrl

Storytlr é uma plataforma opensource de lifestreaming e microblogging que pode ser utilizada para uso pessoal ou também como plataforma multi-utilizador.

O que o Storytlr permite é juntar todas as informações das suas redes sociais e agregar num único local.

Storytlr

Poderá utilizar as suas contas de vários serviços, incluindo Delicious, Digg, Disqus, Flickr, Google Reader, Identi.ca / Laconi.ca, favoritos do Last.fm, Picasa, Qik, RSS Feeds, Seesmic, StumbleUpon, Tumblr, Imagens do Twitpic no Twitter, Twitter, Vimeo e Favoritos do Youtube.

O Storytlr é programado em PHP e utiliza base de dados MySql, poderá encontrar as instruções de instalação no repositório do Google Code.

Instalar o WordPress pelo cPanel em 3 minutos

Hoje em dia o alojamento de um site está cada vez mais acessível e qualquer pessoa pode fazer a instalação do seu próprio blog, fórum ou portal utilizando as ferramentas opensource e gratuitas disponibilizadas pelas comunidades.

Desta forma decidi fazer um video-tutorial que o ensina a como instalar o WordPress na sua conta de alojamento partilhado em cerca de 3 minutos. Espero que gostem.



Ver em fullscreen para melhor qualidade

Ah… e não se esqueçam, caso precisem de alojamento, passem pelo WebTuga Hosting 🙂

OWA – Open Web Analytics

OWA

Open Web Analytics é uma ferramenta em PHP, disponibilizada com a licença GPL 2.0, que lhe permite fazer o tracking de todas as suas visitas e gerar relatórios com as estatísticas de cada visita em cada site.

O OWA tem um conjunto de APIs em PHP e HTTP APIs que permitem facilmente integrar o sistema em outros CMS e aplicações web. Já existem inclusive versões do Open Web Analytics para o WordPress, MediaWiki e Gallery2.

Uma excelente ferramenta para quem é viciado em estatísticas ou necessita de partilhar várias vezes as visitas dos seus sites a outras pessoas.

Ptwix – Tweets no seu site ou blog

PtwixPtwix é uma ferramenta escrita em PHP e AJAX que permite mostrar os seus tweets ou os tweets dos seus amigos numa página e também permitir que outras pessoas o sigam pelo widget.

Poderá personalizar o seu theme, escolhendo um dos 3 temas disponíveis e alterando as imagens e as folhas de estilo.

O widget é de fácil configuração, permitindo-lhe alterar as dimensões e o tipo de timeline que deseja mostrar, através do código. Para além disso, o widget permite-lhe actualizar os tweets clicando apenas num botão, sem ter que fazer refresh total à página.

Para que o widget corra, basta ter uma conta de alojamento com PHP 5 e com a biblioteca Curl. Poderá no entanto usar o Ptwix sem o Curl, no entanto apenas funcionará para a sua timeline e não a dos seus amigos.

Poderá ver uma demo do Ptwix a funcionar aqui e fazer ver as instruções de instalação e download aqui.

WP Framework – Criar themes para WordPress

Wordpress

Já brinco com HTML e CSS à alguns anos e dou-lhe um pouco de PHP e Javascript, o que me tem possibilitado criar pequenas brincadeiras recorrendo a estas tecnologias web.

Tenho o WordPress, como uma plataforma de gestão de sites bastante potente e que pode ser utilizada muito além dos blogs e portanto tem sido a minha primeira escolha para a criação de blogs e pequenos sites.

Estou a escrever este post com uma directa em cima, pois decidi fazer um theme WordPress. Numa única noite consegui fazer o html, css e importar para WordPress.

Graças ao WP Framework, um theme wordpress com todos os ficheiros e tags base de um theme para WordPress que permite assim facilmente criar um novo theme, no meu caso, importar um theme de html+css para WordPress.

Em apenas algumas horas consegui fazer um excelente theme para WordPress e sem dificuldades algumas, o que revela que o WordPress é realmente uma interface bastante acessível.

Só tenho a agradecer a quem desenvolveu o WP Framework, pois poupou-me muito trabalho. Em breve mostrarei o template que fiz para WordPress num dos projectos do WebTuga.

WordPress 2.7 RC 2

WordpressBloggers de todo o mundo utilizam a plataforma WordPress para gerirem o seu blog. É uma plataforma gratuita, opensource e que corre em quase qualquer servidor. Fácil de instalar e simples de utilizar, torna a tarefa do blogger muito pratica.

Para além disso o WordPress pode ser utilizado para sites com conteúdo mais avançado, ou seja, usar o WordPress como CMS.

Portanto, o WordPress tanto pode ser utilizado para criar um blog como para criar um site completo, basta um pouco de leitura da documentação do projecto e alguns dos muitos plugins para WordPress de forma a se poder criar um grande site.

Deixando isso um pouco de lado, o WordPress 2.7 está ai à porta e tem grandes novidades, talvez seja o presente de natal para os bloggers.

Por enquanto foi lançada a segunda Release Candidate do WordPress, pode ler mais informação no blog oficial.

OpenSource PHP – Colecção de scripts em PHP

OpenSource PHPOpenSource PHP é um directório de scripts e CMS (Content Management Systems) em PHP.

Como o próprio nome indica, todos os scripts disponibilizados são código livre. No site podemos encontrar aplicações para criar galerias de fotos online, sistemas de Wiki, gestores de base de dados e até mesmo software para a criação de redes sociais.

Tenho seguido o site todos os dias e por incrível que pareça, todos os dias encontro algo que tinha procurado no passado.

Por aqui este já está nos meus favoritos e tenho a certeza que fará muito jeito a alguns dos nossos leitores.

haXe – uma linguagem de programação opensource e multi-plataforma

haxehaXe é o nome dado a uma nova linguagem de programação opensource e multi-plataforma que permite que o seu código seja compilado para JavaScript, Action Script 2 e 3, PHP e ainda NekoVM.

O objectivo da linguagem haXe é permitir ao programador a liberdade de escolha na plataforma em que melhor desenvolverá o seu trabalho final.

Para além disso, o haXe fornece uma linguagem standard com vários recursos, bibliotecas especificas para cada sistema operativo e ainda uma biblioteca standard com funções básicas que funcionam em todos os sistemas operativos.

Para os mais curiosos, está disponível para download ou para compra na Amazon, um livro chamado “Professional haXe and Neko” que contem uma introdução avançada à linguagem e às suas ferramentas.

Uma das aplicações que mais apreciei foi sem dúvida o haxeVideo, que permite fazer streaming e gravar videos e transmitir para qualquer computador com suporte a Flash, sendo possível portanto desenvolver um serviço bastante semelhante ao Justin.tv, 12seconds.tv, uStream.tv e outros do género.

Data oficial para o lançamento do Firefox 3

SpreadFirefox

Já há data oficial para o lançamento da versão final do Firefox 3.

Foi colocado ontem no blog da Mozilla Developer Center o anuncio da data oficial do lançamento do Firefox 3 que ficou agendado para o dia 17 de Junho.

Depois de mais de 34 meses de desenvolvimento, a terceira versão do Firefox está a ser finalizada e no dia 27, a comunidade SpreadFirefox pretende bater um recorde mundial.

Todos juntos vamos tentar ajudar a o Firefox a bater este recorde, por isso agendem no vosso calendário o download do Firefox 3 no dia 17 deste mês.

Como instalar o KDE 4.1 beta 1 no Ubuntu 8.04

kde desktop kde 4.1 ubuntu

Ainda não chegou à versão final, mas já está disponível para o Ubuntu e respectivas variantes um repositório com a primeira beta do KDE 4.1. Como esta não é ainda a versão estável deste gestor de desktop e eu não tenho paciência para estar a usar um desktop potencialmente não tão estável como eu gostaria, prefiro não adicionar este repositório por enquanto. Mas quando a versão final sair, é a primeira coisa que faço.

Entre as muitas novidades desta primeira beta do KDE 4.1 estão o maior número de aplicações já a utilizar o QT4 – como o Kontact, a PIM do KDE -, mais opções de configuração do desktop e a maior maturidade do Plasma, um componente essencial do KDE4.

As instruções para adição do repositório e instalação do KDE 4.1 beta 1, assim como a link do repositório, estão no site Ubuntugeek.com. Usem, mas não abusem. 😛