Revista Programar – 17ª edição

Revista Programar

A equipa de pessoas que editam a Revista Programar decidiu lançar a 17ª edição como presente de Natal.

Entre os temas discutidos, podemos encontrar um artigo que explica o que é e como funciona o Subversion, um artigo sobre Performance e Optimização MySql, uma introdução ao Desenvolvimento de Jogos com a plataforma XNA, a continuação do artigo de Fundamentos de Segurança em Redes e ainda uma introdução ao Arduino.

Uma edição com artigos de qualidade e de interesse para qualquer pessoa que se interesse acerca de desenvolvimento de software e não só.

Clique aqui para fazer download da revista ou então aqui para obter mais informações acerca desta edição.

Revista PROGRAMAR – 15ª edição (ASP.net / Lucene / Python / IPv6)

Revista PROGRAMAR

A Revista PROGRAMAR já vai na 15ª edição e desta vez o tema de capa é o Estado da Virtualização em ASP.net.

Para além disso existem outros artigos bastante interessantes como é o caso do “Lucene – Programar um motor de busca” que ensina a como usar a biblioteca Lucene para desenvolver um motor de busca e também demonstra uma aplicação em Python que recorre ao uso da Lucene (Pylucene).

Depois podemos também ler um artigo sobre IPv6, bastante interessante escrito por Ciro Cardoso.

Download: Revista PROGRAMAR – 15ª edição

Apple anunciou iPhone 3G na WWDC08

Ontem foi dia de evento Apple. Realizou-se em São Francisco nos Estados Unidos da América a World Wide Developer Conference 2008, um evento que tem como objectivo chegar mais perto dos programadores e saber o que estes necessitam e como de costume, foram anunciadas algumas novidades.

Como sempre, Steve Jobs começou por fazer um apanhado do sucesso dos produtos da Apple, informando-nos que o iPhone vendeu no seu primeiro ano, cerca de 6 milhões de iPhones.

AppStore

AppStore

Algumas empresas e alguns programadores demonstraram as suas aplicações desenvolvidas para o iPhone e expressaram a sua opinião acerca da sua experiência a programar na plataforma. Entre as demonstrações encontravam-se projectos da Sega, eBay, TypePad e da MLB.com.

As aplicações vão estar disponíveis na AppStore quando esta estiver disponível, sendo o próprio programador a definir o valor que deseja cobrar pela aplicação. Este ficará com 70% do preço final, enquanto que a Apple ficará com o restante para cobrir os custos de alojamento e divulgação. Caso o programador opte por disponibilizar a aplicação gratuitamente, não terá custos adicionais.

A AppStore vai estar disponível em 62 países e será possível fazer o download das aplicações por Wifi, pelo iTunes ou pela rede da sua operadora móvel, no entanto esta ultima opção não estará disponível para ficheiros com tamanho superior a 10MB.

Mobileme

Mobileme Box

Foi apresentado um novo serviço chamado Mobileme que permite ter acesso aos seus dados, como por exemplo calendários, e-mails, documentos ou ficheiros e sincronizar com o seu computador ( PC ou Mac ) e com o seu iPhone.

Este serviço está presente no domínio me.com, tem o valor de $99 dólares no pacote individual ou $149 no pacote familiar e vem substituir o anterior serviço .Mac.

Apresenta um interface web dinâmico nunca antes visto com novidades como drag and drop de múltiplos ficheiros, e-mails ou contactos e ainda pesquisa com resultados em tempo real, tal como se fosse no seu computador.

iPhone 2.0 Software Update

iPhone 2.0 Software Update


Foram dados a conhecer novidades que podemos esperar na iPhone 2.0 Software Update e uma delas bem resolver um problemas com que os desenvolvedores de aplicações 3rd party se depararam, que é o facto de ser impossível correr aplicações em background. Como opção e para reduzir o consumo de energia no gadget, a Apple criou uma solução que permite receber alertas de eventos server-side.

Para além disso, o novo iPhone 2.0 Software permite a pesquisa de contactos, suporte a documentos do iWork e do Microsoft Office, salvar imagens que receba por e-mail no seu iPhone, controlos parentais, máquina de calcular cientifica no modo landscape e ainda suporte a mais linguagens das quais 4 tipos de japonês e chinês tradicional e simplificado com a possibilidade de escrever com o dedo.

O novo software estará disponível gratuitamente para qualquer detentor de um iPhone em Julho e terá um custo de apenas $9.95 para aqueles que tenham um iPod Touch.

iPhone 3G

iPhone 3G

O novo iPhone foi apresentado, chama-se iPhone 3G e tal como o nome indica, integra a tecnologia de transferência de dados 3G, revelando uma velocidade 2,8 vezes mais rápida que a tecnologia EDGE, um novo conector para headphones como os do iPod e ainda inclui o GPS. Para além disso o novo iPhone faz uma melhor gestão da bateria.

A Apple pretende colocar o iPhone disponível em 70 países até ao fim do ano, sendo que no dia 11 de Julho, 22 desses 70 países, incluindo Portugal, vão ter o iPhone disponível pelo preço fantástico preço de 199$ na versão 8GB e 299$ na versão de 16GB. O iPhone 3G 16GB estará disponível em preto e branco.

Falta-nos saber o que Bertrand Serlet falou, horas depois, acerca do novo Mac OS X Snow Leopard.

Entretanto já é possível reservar o seu iPhone na Optimus.

Portugal @ Programar festeja 3º aniversário

Portugal @ Programar

Apesar de não ser uma comunidade onde tenha participação activa, o projecto Portugal @ Programar tem sido um ponto de referência para todos os programadores portugueses.

Um dos projectos levado a cabo pelo P@P que mais admiro é a revista online PROGRAMAR, com artigos sobre os mais diversos tipos de linguagens de programação e técnicas que podem ser usadas no dia a dia do uso das mesmas.

Para além da revista PROGRAMAR, a equipa LinTeam também é um ponto alto desta comunidade. Equipa esta que fora anteriormente de outra comunidade e da qual fazia parte com alguns membros que ainda hoje a constituem.

O fórum conta com uma participação positiva entre os membros que se dedicam à entreajuda, à critica e à partilha de informação.

O Portugal @ Programar realiza hoje o seu 3º Aniversário, resta-me a mim desejar-lhes a todos os parabéns e que continuem com o excelente projecto que têm realizado até ao dia de hoje.

Parabéns Portugal-a-Programar

Revista PROGRAMAR – 14ª Edição

Recebi à pouco um e-mail da revista PROGRAMAR a informar da edição 14.

Nesta edição poderemos ler um artigo sobre a interacção entre MySql e a linguagem Python, bem como a análise a um livro sobre a mesma.

Para além disso, a revista descreve-nos um pouco dois importantes eventos, o Festival Nacional de Robótica e o Techdays 2008.

Site: Revista Programar

Ensaio sobre Software Livre e como ganhar dinheiro com ele

gnuÀ uns 14 meses atrás, fiquei completamente farto do Windows XP e decidi mudar de sistema operativo. Apesar de todos os cuidados que tinha e das aplicações de segurança que utilizava – firewall, anti-vírus, anti-spyware e por aí fora -, acabava com infecções de malware; e quando não era malware, era um decréscimo absurdo na performance.
Como, na altura, tinha aqui mencionado o Ubuntu algumas vezes e sabia que a comunidade portuguesa em torno desta distribuição era grande, mantive um dual-boot com o Windows Xp e o Ubuntu. Ao fim de duas semanas com dual-boot, removi a partição do Windows.
À medida que fui conhecendo mais sobre o GNU/Linux e os sistemas operativos livres em geral, fiquei a conhecer o movimento open source. Mais tarde, fiquei a conhecer o movimento Free Software, movimento em que me revejo.
Como a minha inaptidão para programar é tão grande como a inaptidão para desenhar, e como sinto que devo dar algo à comunidade que me deu o software que hoje utilizo, decidi escrever um pequeno ensaio sobre formas de ganhar dinheiro com software livre, para ajudar a desmistificar algumas ideias incorrectas que existem. O texto é simples, curto e direccionado para o público com menos conhecimentos de informática.
O texto original está disponível em português, sob uma licença GNU Free Documentation License. Uma tradução para inglês, igualmente sob a FDL, e revista por Karl Berry, a quem eu deixo o meu agradecimento, também está disponível para download. Ambos os documentos estão no formato ODF e PDF e não garanto que os disponibilize noutro formato.

Download da versão portuguesa (PDF)
Download da versão inglesa (PDF)

Revista Programar, 13ª Edição

A Revista Programar festeja o seu segundo aniversário. (Parabéns a você!) Para comemorar o seu segundo ano de existência, foi lançada uma edição – curiosamente a 13ª (para os italianos, o 13 é o número da sorte) – cheia de artigos interessantes, como as tecnologias wireless, algoritmia clássica em C++ e introdução ao SOAP.

Download

Personas – uma forma mais simples de personalizar o Firefox

personasA Mozilla, entidade por detrás do Firefox, está a desenvolver uma extensão que possibilitará a personalização automática, sem necessidade de programar e sem complicações, do Firefox: Personas.

A Personas ainda está numa fase inicial de desenvolvimento, por isso não esperem grande funcionalidades. Mas, no futuro, possibilitará a criação de temas para o Firefox através de tecnologias web como o HTML, CSS, PNG, JPG, Javascript, SVG e Canvas.

Depois de instalada a extensão, um ícone aparece no canto inferior esquerdo do browser. Ao clicar nele, o utilizador poderá escolher uma das muitas "caras" (personas) disponíveis.

Dicas para um bom Programador

Ser um bom programador nem sempre é fácil, para os iniciantes e até mesmo programadores experientes há sempre problemas que podem ser evitados poupando assim grandes dores de cabeça. E como aprender nunca é demais o Webtuga deixa-vos algumas dicas importantes:

1- Organiza a tua própria biblioteca; Ter um CD-Rom ou uma caixa de disquetes com trabalhos de código aberto pode ser sempre útil para consultas posteriores, guardar todo o trabalho, todos os tutoriais acompanhados durante a aprendizagem e ate mesmo projectos de código aberto (phpBB, wordpress, etc.) é importante. A exploração tambím é uma forma de aprendizagem.

2- Pesquisar scripts na Internet; Na Internet temos acesso a vários scripts de código aberto que podemos utilizar nos nosso projectos mas também os podemos usar para serem estudados. O importante não é copiar e utilizar, mas sim entender como foi feito e como funciona.

3- Comentar tudo o que for necessário; Organizar o código e aplicar comentários é importante, assim qualquer pessoa entenderá o teu projecto, e mesmo quando tenha-mos de editar o código algum tempo depois também nos ajudará a nós próprios.

4- Melhorar sempre que possível; Tudo o que funciona pode nem sempre estar bem, é importante tentar explorar novas ideias. Não existe apenas uma maneira de se fazer determinada coisa, é importante que se faça tudo pelo mais simples e funcional possível.

5- Participar e partilhar ideias; Através do Messenger, IRC e comunidades na Internet, mailing lists e fóruns de discussão podes sempre conhecer outras pessoas que também sejam programadores, partilhar ideias e conseguir novas soluções é importante para o teu desenvolvimento como programador.

Para quem quer começar a programar e nunca teve contacto com nenhuma linguagem, pascal ou C são excelentes linguagens para iniciantes, para alem de fácil aprendizagem ao conhecer estas linguagens obtêm-se bases para qualquer outra linguagem de programação.

Links úteis: http://www.opensourcescripts.com/ – Scripts gratuitos em varias linguagens.