5 bejecas para o Webtuga!

Webtuga - 5 anos

Parabéns Webtuga!!!

Belisquem-nos que nem queremos acreditar, mas já passaram 5 anos desde que a palavra Webtuga começou a ser espalhada pelo imenso oceano que é a Web! De um grupo de amigos que decidiu criar um fórum, actualmente somos uma forte e reconhecida marca nacional que consegue vingar através dos nossos vários serviços, onde estão incluídas também a Rede de Blogs Webtuga e a empresa de alojamento Webtuga.

Apesar do Projecto Webtuga completar mais um aniversário, é a NOSSA comunidade que está de parabéns pois TUDO o que o Webtuga foi, é e será é graças à colaboração de TODOS e nós sentimo-nos honrados e orgulhosos por fazer parte das vossas vidas. Fazendo uma pequena retrospectiva podemos afirmar que nem tudo foram rosas no entanto, o saldo é francamente positivo. Prova disso são as mais de milhares de visitas que temos diariamente e a vasta clientela que depositou a sua confiança em nós com os seus espaços virtuais alojados nos nossos servidores.

Webtuga 5 anos

5 anos é praticamente uma vida na Web e queremos, como sempre, melhorar cada vez mais. Sabiam que o fórum que foi inicialmente a nossa plataforma de lançamento ainda persiste? É neste intuito e, em ocasião do 5º aniversário do Webtuga, que pretendemos relançar o projecto original com a mote “Regresso às origens”. Lembram-se do tempo em que os fóruns eram a fonte da vida na Internet? Antes do baby-boom dos blogs e das redes sociais? Um espaço de entre-ajuda mútuo? Não têm saudades? Temos actualmente mais de 20 mil tópicos e quase (mas mesmo quase!!) de 200 mil respostas que são fonte valiosa de conhecimento para todos os que procuram informação, expandir horizontes, opinar ou simplesmente interagir com outros utilizadores entre milhares de linhas. Acreditamos que com o VOSSO contributo podemos (re)construir ainda mais um grande fórum. Devem estar a perguntar porque estamos a pedir-vos isto. A resposta é simples: porque SIM 😀

Uma grande salva de palmas que venham ainda mais bejecas!!! Parabéns WEBTUGA!!!

GlobPT reforça Rede WebTuga!

GlobPT

A partir de hoje a Rede de Blogs WebTuga conta com mais um elemento, o GlobPT, tornando assim os assuntos discutidos nos nossos blogs mais amplos.

Como podem reparar, o WebTuga há já algum tempo que tem uma categoria chamada “Random Stuff” que engloba uma variedade infinita de assuntos. O GlobPT é de certa forma um projecto que tem esse objectivo, ou seja, discutir assuntos aleatórios e diversos num único local, tendo como principal blogger o carismático João Silas.

O GlobPT apesar de só agora integrar a rede WebTuga, não é novo por estas andanças do blogging, sendo já subscrito por mais de 400 leitores via RSS e marcando presença nas redes sociais como o Twitter (@globpt).

Para além da entrada na rede WebTuga, foi criado também o novo logótipo do projecto que será integrado em breve no site, quem sabe também com uma nova aparência.

Está portanto assim oficialmente oficializada a oficialização oficial da entrada do GlobPT para a Rede WebTuga.

Esperamos que todos tenham gostado da surpresa natalícia que vos reservamos e pedimos que fiquem atentos porque em 2010 haverá mais! 😀

uShare – Servidor de Áudio e Vídeo

Powered by Linux

Quantas vezes não aconteceu já termos um filme no desktop e para ver-mos esse filme pegamos numa pen ou disco externo, passamo-lo para o portátil, ligamos o portátil à TV e por fim vemos o filme!?

O que apresento aqui é o uShare: um software elaborado pela GeeXboX que permite fazer do nosso computador (Linux) um servidor multimédia.

O que muitos detentores de PS3 e XBOX360 se queixam em larga escala (incluindo eu) é a conectividade com o Linux. Ora, após uma pesquisa na internet, encontrei este software livre e leve (mesmo ao gosto do malta!) que, apesar de não ter add-ons nem plugins ou outro tipo de funções, desempenha brilhantemente o seu papel.

Explico então como configurar o uShare ao seu gosto:

1 – É necessário fazer download, pode encontrá-lo aqui. Após o download basta instalar ou se estiver disponível no repositório da distribuição que usa (no Ubuntu9.04 está) basta invocar o seguinte comando na consola:

sudo aptitude install ushare

2 – Após a instalação basta configurar o uShare (e talvez o nosso router) para partilhar o que nós queremos da maneira mais eficaz.
Para abrir o ficheiro de configuração execute na consola:

sudo gedit /etc/ushare.conf

O ficheiro de configuração contém, para cada opção, uma explicação e um exemplo (para quase todos).

Vejamos as mais importantes:

Nome que aparecerá no dispositivo para aceder aos ficheiros partilhados:
USHARE_NAME=LINUX

Interface que se liga à mesma rede que os dispositivos que irão aceder aos ficheiros partilhados:
USHARE_IFACE=wlan0

Se o seu router possuir UPnP activado, ignore esta linha deixando em branco a seguir ao sinal de igual, caso contrário coloque um número (pode ser o que está no exemplo: 49200) e guarde-o. Vai precisar dele:
USHARE_PORT=

Neste campo deve incluir as pastas que serão partilhadas. Se for mais que uma, devem de ser separadas por virgulas.
USHARE_DIR=/dir1,/dir2

Se estiver a partilhar os conteúdos para uma XBOX360, esta linha deve de ter o valor ‘yes’ (sem plicas) ou ‘no’ caso contrários (também sem plicas)
USHARE_ENABLE_XBOX=yes

Se estiver a partilhar os conteúdos para uma PS3, esta linha deve de ter o valor ‘yes’ (sem plicas) ou ‘no’ caso contrários (também sem plicas)
ENABLE_DLNA=no

3 – Se o seu router não possui UPnP ou tem o UPnP desactivado, deve abrir os portos (TCP/UDP) para o computador que irá aceder aos ficheiros. O porto que é utilizado encontra-se na linha.

(Se não sabe configurar o seu router, pode consultar este site: http://portforward.com/)

USHARE_PORT=

Existem mais opções, não tanto importantes, como ligação TELNET e uma WebUI (muito fraca a meu ver, torna-se mais fácil a configuração manual no ficheiro).

Se tiverem dúvidas podem sempre perguntar 🙂 estarei aqui para ajudar no que for preciso!

Cumprimentos aos nossos leitores e bons streams!

SouSocial – Uma rede social Portuguesa

Sou Social

A SouSocial , a sua nova Rede Social Portuguesa, não tem como objectivo fazer concorrência as grandes redes sociais como Hi5, Facebook por aí fora, mas sim juntar uma comunidade de povo Português numa só rede. Cada utilizador é livre de se registar e fazer as suas amizades com outros membros da rede.

Pelo que verifiquei, o site é bastante interessante e bastante objectivo, tendo uma navegação simples, o que em conjunto faz tudo o que é necessário em uma rede social.
O utilizador pode:

  • Criar o seu blog – para quem gosta de escrever e dar o conhecimento das ultimas novidades sobre a tecnologia e outros temas (como eu).
  • Criar o seu grupo – Poderá criar grupos, privados ou não.
  • Criar o seu álbum – Onde poderá partilhar fotos, por exemplo das suas saídas à noite ou de viagens e momentos com o seu grupo de amigos.

Falta frisar que está a decorrer um passatempo onde poderá ganhar um iPod Touch 16gb (também quero!), onde será sorteado o perfil vencedor no dia 31 de Maio de 2009.

Passatempo

Conclusão:
Apesar de ainda ser uma versão “Beta” e se encontrar com uns pequenos erros em que o utilizador poderá reportar e ajudar a melhorar, só tenho a dizer uma coisa, nada melhor que uma comunidade portuguesa, apoiem o que é nacional.

Eu já lá estou (ai não que não estou… com um sorteio de um iPod Touch? :P), junta-te à rede.

Firmware 1.1.4 melhora a recepção de sinal

O novo firmware 1.1.4 para o iPhone que parecia apenas trazer correcções de erros afinal melhora também a recepção do sinal da rede.Esta conclusão foi tirada pelos utilizadores, que após actualizarem o iPhone para o novo firmware, viram que o seu iPhone aumentar a recepção do sinal de rede.

[Fonte]

DeskmodPT, O Novo Blog da Rede

Eis que hoje, dia 5 de Fevereiro, surge mais um blog na rede WebTuga, onde o AppleTuga está incorporado.

Este novo blog tem como tema a modificação do Desktop, tal como o nome indica, e não se admirem se alguma vez virem aqui um artigo “roubado” de lá, uma vez que o blog não se limita a Windows, e fala também da personalização em sistemas GNU/Linux e Mac OS X.

Este é, se não me engano, o 2º blog a ser incorporado na rede (o primeiro foi o Boorlix), uma vez que ele já existia, mas com uma imagem diferente.

Portanto, e concluindo, bem vindo Lynx à nossa rede!

Site | http://www.deskmodpt.org/

Novo DeskmodPT

Olá pessoal, este é o novo DeskmodPT!

O DeskmodPT para quem não sabe é um blog que o ajuda a personalizar o seu sistema operativo ao seu gosto recorrendo aos mais belos wallpapers, skins, themes, icons, docks e widgets para o seu desktop.

Seja Windows, Linux ou MacOSx, aqui irá encontrar óptimas dicas para melhorar o aspecto do seu sistema operativo, bem como melhorar a produção no mesmo.

Ah… e quase que me esquecia! O DeskmodPT agora faz parte da Rede de Blogs WebTuga!

Isn’t that so great?! 😛

Fiquem bem e não se esqueçam de assinar a nossa rss feed.

MobileTuga: O Nosso Irmão Mais Novo

A Rede WebTuga recebeu mais um blog, desta feita sobre comunicações móveis e telemóveis.

Com as telecomunicações como temática, o MobileTuga pretende mostrar as mais recentes novidades relacionadas nesta área. Novidades como telemóveis, efemérides, operadoras, tarifários e software para telemóvel.

Este novo blog está a cargo de um novo blogger na nossa rede, o Nuno (NBA). E não se esqueçam de adicionar o nosso irmão mais novo ao vosso leitor de feeds e aos favoritos.

Bem vindo Nuno e boa sorte com o blog!

Site | http://www.mobiletuga.com/

Freak Movies, Another Blog from Webtuga

FreakMovies

A rede WebTuga recebeu esta semana mais um blog. A grande novidade deste blog é que é o primeiro da nossa rede que é escrito em Inglês.

O Freak Movies é um blog que tem como objectivo juntar num só site os vídeos mais loucos da Web. Do mais chocante, ao mais arrepiante e até passando pelo mais estranho, o Freak Movies pretende partilhar a todos aquilo que raramente se mostra.

A colocação dos vídeos é feita por elementos da equipa Webtuga mas quem quiser pode participar, enviando os vídeos que lhe fazem impressão.

Homepage | Freak Movies