Pond beta aberto ao publico

Pond

Para aqueles que desesperaram por um convite para o Pond beta, tenho a anunciar que a partir do dia 16 de Dezembro o Pond beta foi aberto ao publico.

Basta ter uma conta de e-mail válida e registar-se no site do Pond em http://web.pond.pt/.

Para quem não sabe o que é o Pond, trata-se de um serviço que lhe permite agregar e actualizar as várias contas das redes sociais num único local, suportando vários serviços como o Twitter, Facebook, YouTube, Flickr e a maioria dos serviços do Sapo.

Nova Homepage Sapo beta

Sapo beta

O portal Sapo anunciou a poucos minutos a versão beta do seu novo portal, revelando assim um aspecto mais limpo e fácil de navegar.

A nova barra de topo torna o acesso aos vários serviços do Sapo bastante rápido, permitindo assim a que as pessoas consigam chegar onde querem sem a necessidade de andar a procurar no meio do restante conteúdo.

Esta nova homepage não só demonstra novidades a nível da aparência, mas também a nível de código pois toda a página utiliza HTML 5.

Sapo beta homepage

Palavras para quê, aponte já o seu browser para http://beta.sapo.pt e veja o resultado com os seus próprios olhos.

Pond beta

PondHoje nasce mais um novo projecto nacional bastante interessante, chama-se Pond e é um agregador de redes sociais que junta toda a informação dos seus perfis num único local.

Actualmente o Pond utiliza OAuth para integrar as suas contas Twitter, Facebook, Flickr, YouTube, SAPO Fotos, SAPO Vídeos e SAPO Blogs num único local. Para além disso é possível também adicionar fontes RSS com conteúdo que lhe interesse.

Uma das grandes vantagens do Pond é que este serviço não se vai limitar à versão web, mas vai ter também aplicações para o seu telemóvel, para o seu sistema operativo e até mesmo para a sua Meo Box.

Actualmente e também porque ainda se encontra em fase beta, o Pond está apenas disponível por convite e apenas tem a versão web e mobile em funcionamento.

Através do Pond poderá por exemplo actualizar o seu estado no Twitter e Facebook, enviar um vídeo para o YouTube ou publicar uma imagem no Facebook ou Flickr ou até mesmo no Sapo Fotos.

Com o Pond não terá que aceder a cada uma das suas contas nas redes sociais, o conteúdo vem ter consigo ao Pond. Desta forma poderá ter toda a sua “comunidade virtual” num único local e manter a sua presença online mais organizada.

Pond tmn app

Existem 3 versões incluindo a versão Web Smartphone, a versão Web Touchscreen e uma versão para telemóveis, todas elas bastante completas, facilitando assim aceder a toda a informação das suas redes sociais em qualquer que seja o local onde esteja.

São inúmeras as funcionalidades do Pond e em breve estarão disponíveis mais serviços integrados nesta web app.

Fique com algumas das imagens do Pond tmn app no iPod Touch:

Meo – Novo serviço grava TV a partir do telemóvel

Meo

O Meo lança este mês o serviço de Gravação Remota que permitirá aos seus clientes agendar gravações de programas televisivos através de qualquer computador ou do seu próprio telemóvel, anunciou a empresa esta segunda-feira.

Este serviço irá permitir o acesso à grelha de programação do Meo e o agendamento remoto de gravação dos programas de forma gratuita.

  • No computador é preciso consultar o “Guia TV”, seleccionar o programa pretendido e agendar a gravação, pressionando a opção “Gravar”.
  • No telemóvel, este serviço é exclusivo para quem tem telemóveis 3G da TMN.

Além disso, o Meo vai permitir a visualização na televisão de fotografias, desde que estas estejam alojadas no site Sapo Fotos.

Mais-Tráfego – Cria um Blog

Mais-Trafego

A comunidade Mais-Tráfego em conjunto com vários outros parceiros, decidiu lançar um passatempo que tem em vista ajudar um cybernauta a aprender a usar varias ferramentas de blogging.

Neste passatempo, para alem de aprender os conceitos básicos de blogging, aprender a criar, gerir e a levar um blog ao sucesso, terá também a oportunidade de ganhar vários prémios como incentivo.

Entre os prémios estão um Netbook Toshiba NB100-12Z, uma Pocket Cam Flip Ultra e uma Emtec Pen USB C300 de 16GB para o primeiro classificado, um iPod Touch para o segundo classificado e um sistema de som Vers Audio 2X – Natural Cherry.

Apenas precisa de criar um blog e inscrever-se na pagina oficial do passatempo. Para alem da oportunidade de criar um blog, tem ainda a possibilidade de ganhar estes e outros prémios.

Os critérios de avaliação são os seguintes:

  • 1.Qualidade e frequência de actualização; (30%)
  • 2.Design; (10%)
  • 3.Originalidade; (10%)
  • 4.SEO – optimização para motores de pesquisa; (10%)
  • 5.Linkbuilding; (5%)
  • 6.Social Networking;(10%)
  • 7.Colocação de publicidade e potencial de rentabilização; (5%)
  • 8.Google Pagerank; (5%)
  • 9.Alexa Rank; (Factor desempate)
  • 10.Rank Technorati; (5%)
  • 11.RSS Feed readers; (10%)

Para alem do apoio na divulgação feito pelo WebTuga e outros projectos online, este passatempo conta ainda com vários parceiros como o Sapo, Canalmail e a Promais.

Poderá consultar outras informações como regras, Faqs e critérios de avaliação no Mais-Tráfego.

Top 10 sites em Angola

Angola

Segundo as estatísticas do Alexa, o Live.com, o Hi5, o Yahoo e o MSN.com são mais visitados que o Google.com, no entanto o Google marca presença com o Google.com, Google.pt, Google.it.ao, Google.com.br e YouTube.com, já o Blogger.com está em 11º.

Deixo-vos aqui com a lista dos 10 sites mais visitados em Angola:

  • 1 – Live.com
  • 2 – Hi5.com
  • 3 – Yahoo.com
  • 4 – Msn.com
  • 5 – Google.com
  • 6 – Google.it.ao
  • 7 – Google.pt
  • 8 – Google.com.br
  • 9 – Uol.com.br
  • 10 – YouTube.com

O Sapo.pt encontra-se em 16º lugar segundo o Alexa, em frente do Ask.com. Poderá encontrar a lista mais detalhada aqui.

Sapo Puny URL

PunyUrl

O Sapo desenvolveu um novo webservice que permite criar URLs curtos. Até aqui nada de novo, já existem centenas ou até milhares de serviços do género, muitos deles apontados aqui no WebTuga, no entanto o PunyURL, o nome do serviço, tem muito mais para oferecer do que um simples serviço de criação de endereços curtos.

O Sapo Puny URL cria-lhe não um, mas dois endereços curtos para cada link que enviar, sendo que um deles é em Unicode, o que aumenta em muito o número de combinações possíveis.

A equipa do Sapo deixou no Blog Developers um conjunto de respostas a questões que o poderão esclarecer melhor em que consiste o serviço e quais as principais novidades implementadas.

Blog Developers

Quantos URLs conseguem ter na plataforma?

Os que quiseres 🙂 As PunyURLs em Unicode permitem ter aproximadamente 41,000 URLs únicas comprimidas num único caracter; com dois caracteres existem 1,7 mil milhões de combinações possíveis.

Este serviço fornece alguma API para developers que queiram integrar este serviço nas suas aplicações?

Sim! Fornecemos uma API nos Web Services do SAPO em http://services.sapo.pt/Metadata/Service/PunyURL e fornecemos uma “Bookmarklet” que os utilizadores podem acrescentar à sua barra de favoritos para criar automaticamente uma PunyURL para a página que estejam a ver.

Que casos práticos de utilização prevêem?

O Twitter, o envio de URLs por SMS, dizer um endereço na internet que é complicado pelo telefone… as URLs no formato http://br3.sl.pt são bastante práticas para soletrar – não há maiúsculas nem minúsculas. Essencialmente situações em que a brevidade seja importante. No caso da PunyURL em Unicode poupamos *imenso* espaço, e pode ser útil em serviços como o Twitter, em que se clica na URL.

Como é que isto funciona por baixo e que tecnologia está envolvida?

Os serviços de compressão existentes de URLs têm uma base de dados por detrás que mapeia a URL enviada para um número. A URL comprimida é o número convertido de base 10 – o nosso sistema de algarismos – para base 62 – 26 letras maíusculas + 26 letras minúsculas mais os dez algarismos.

O número 500,000 é assim convertido para ‘264w’ em base 62.

No PunyURL funcionamos de forma ligeiramente diferente em *ambas* as URLs comprimidas que fornecemos.

Os browsers modernos permitem caracteres acentuados, como é o caso do domínio da Força Aérea Portuguesa, http://www.forçaaérea.pt/.

Na realidade, o domínio ‘forçaaérea.pt’ é convertido em ‘xn--foraarea-u0aw.pt’, através dum sistema de codificação chamado “Punycode“, definido no RFC 3492.

Estas regras de conversão permitem que caracteres Unicode europeus, russos e asiáticos possam ser utilizados em domínios.

No PunyURL utilizamos os caracteres dos diversos planos asiáticos, o que nos permite definir o número 500,000 em apenas dois caracteres: 㐋촔.

Assim o serviço pode armazenar milhões de endereços dos nossos utilizadores e continuar a fornecer domínios curtos sem termos de reciclar endereços, o que significa que ficam sempre permanentes.

No caso dos endereços em ASCII, http://b.oi.sl.pt/, utilizamos um truque de DNS chamado “Wildcarding” que permite que endereços não criados vão parar a determinado site. É o que acontece há já alguns anos com o SAPO: http://perl.sapo.pt/ resulta numa pesquisa pela palavra ‘perl’, porque o domínio .sapo.pt aponta para a Pesquisa do SAPO quando não existe um hostname definido.

No caso do www.sapo.pt, este está definido e não vai à pesquisa do SAPO.

Que protecções contra spam foram implementadas?

Verificamos quais os hosts de destino, não permitimos referências circulares e monitorizamos a sua utilização. No entanto, disponibilizamos o serviço de “preview”; se se acrescentar um ‘-‘ ao final de uma PunyURL consegue-se ver qual o destino da mesma sem ter de visitar o destino.

Por exemplo: http://b.kp.sl.pt/-.

Vejam como fica tão giro um link para o WebTuga, http://濄.sl.pt. Parabéns à equipa do SAPO pelo excelente projecto.

Sapo OpenID Header para WordPress

Sapo OpenIDRecentemente o Sapo lançou o OpenID Sapo, como tal o António Campos começou a usá-lo no entanto continuava a ter o mesmo problema de não se recordar do endereço do OpenID.

Para resolver tal problema decidiu criar o Sapo OpenID Header, que permite detectar a nossa conta OpenID do Sapo no nosso blog wordpress.

Poderá configurar a sua persona no painel de administração do WordPress. O que o autor não revelou, mas o Edgar Durão o fez, foi que o plug-in pode ser utilizado em praticamente todos os serviços de OpenID, bastando fazer pequenas alterações no código a colocar no header.

BookWorms

BookWorms

Quem está a seguir o Sapo CodeBits 2008, já reparou num novo startup que ganhou o prémio no Sapo CodeBits 2007.

Trata-se do BookWorms, uma espécie de rede social onde os utilizadores podem partilhar o feedback acerca dos livros que leram, verificar o que é que pessoas que conhecem gostam de ler e ver quais os livros mais lidos do momento.

Este projecto integra a partir de hoje a rede de sites do Sapo.

O projecto está a cargo da equipa Think Orange, que nos promete mais e melhores projectos.

Sapo Codebits 2008 já começou

CodeBits

Para os mais desatentos venho informar que o Sapo CodeBits 2008 começou ontem e vai-se prolongar até amanhã.

Uma das grandes novidades é a possibilidade de seguir o evento pelo serviço Meo, para tal basta fazer a compra (gratuita) do canal Opcional “Evento SapoCodebits” seguindo os seguintes passos:

Menu -> Comprar Canais -> Opcionais -> Avançar para Compra -> Evento SapoCodebits

O evento a decorrer novamente na LX Factory em Alcântara é provavelmente a maior concentração de geeks em Portugal.

Não percam as várias palestras.