Oracle compra Sun Microsystems

Sun e Oracle

Lembra-se dos rumores acerca da IBM estar interessada em comprar a Sun Microsystems? Então esqueça… não vai acontecer.

A Oracle anunciou a compra da Sun pela fantástica quantia de cerca de 7 biliões de dólares.

Ao adquirir a Sun, o destino de ferramentas como MySql, Java, Netbeans, OpenSolaris/Solaris e VirtualBox fica assim nas mãos da Oracle.

O impacto desta aquisição já se fez sentir na bolsa, resta-nos esperar por futuros desenvolvimentos nas alterações que irão decorrer.

Poderá ver o press-release e mais informações no site da Sun.

Vídeo Google Datacenter

Nos últimos dias o Google tem revelado alguns detalhes acerca dos seus servidores e também das DataCenters.

Recentemente lançou um vídeo que mostra uma DataCenter com 45 mil servidores distribuídos por 45 contentores.

A Sun Microsystems também já vende mini-datacenters dentro de contentores, o chamado Blackbox Project.

OpenSuse adopta estratégia da Canonical para promover o projecto

logo opensuseA estratégia da Canonical em enviar gratuitamente CDs do Ubuntu permitiu-lhe conseguir a popularidade de que hoje disfruta. Este não é o único motivo, mas provavelmente é dos mais fortes.

Depois da Canonical, outros projecto e empresas adoptaram a oferta de CDs ou DVDs. Um grupo português de utilizadores do PCLinuxOS e a SUN com o Solaris 10 e OpenSolaris são dois exemplos que me vêm logo à memória.

Agora, é o OpenSuse que adopta uma estratégia semelhante. O projecto está a oferecer DVDs da distribuição, mas apenas para distribuição em eventos, conferências, escolas. Se estiverem a pensar organizar um evento deste tipo ou a ir a uma escola promover a distribuição, encomendem os vossos DVDs.

PDF Search Engine – motor de busca para PDFs

PDF Search

Hoje em dia na Internet podemos encontrar qualquer tipo de ficheiro ou documento em variadíssimos formatos.

PDF Search Engine é um motor de busca que lhe permite, através de tags/palavras-chave, encontrar documentos com informação relevante.

Por exemplo, se procurar por "webtuga" encontrará 9 documentos no formato PDF. Alguns deles eram até desconhecidos para mim, mas graças ao PDF Search Engine, pude constatar que o WebTuga é referência em alguns trabalhos catedráticos.

Os resultados são fornecidos pelo Google, mas em vez de retornar todos os resultados, apenas retorna aqueles que estão em formato .pdf.

Agora já sabe, se está à procura de informações acerca de um determinado assunto, o PDF Search Engine pode-lo-á ajudar.

CDs gratuitos de Sistemas Operativos OpenSource

CDs Gratuitos

Apesar de muitas pessoas ainda não terem conhecimento, existem vários sistemas operativos gratuitos e open-source que poderão usar sem ter que gastar dinheiro para usufruir dos serviços do mesmo.

No entanto, hoje em dia não é apenas o código destes sistemas operativos que é gratuito, mas inclusive são distribuídos CDs gratuitos com o sistema operativo.

As empresas responsáveis pelos sistemas operativos, vêem assim uma maneira de promover o software livre e de convencer as pessoas a testarem uma alternativa.

Para aqueles que estejam interessados a testar uma alternativa ao sistema operativo que usam, o WebTuga deixa aqui alguns sistemas operativos que pode receber gratuitamente em casa, preenchendo apenas um simples formulário.

Ubuntu ( Canonical )
edubuntu ( Canonical )
kubuntu ( Canonical )
OpenSolaris ( Sun )
Unbreakable Linux ( Oracle )

Preencha os formulários, espere umas semanas e terá em sua casa os CDs com os respectivos Sistemas Operativos.

[Rede WebTuga] Top Semanal 05/05/08 – 11/05/08

Pois é, na sucessão do meu post acerca do Skribit, foram várias as pessoas que votaram na minha sugestão de criar semanalmente um post dos top 5 artigos da semana na rede WebTuga.

Decidi então fazer uma recolha dos melhores artigos da semana na rede WebTuga, no entanto não vou limitar os artigos a um número, mas sim colocar aqueles que foram mais relevantes.

Até para a semana… 😛

Asus EeePC com Windows é mais caro que a versão com GNU/Linux

Tem circulado em vários sites conhecidos que o Asus EeePC com Windows é mais barato que a versão com GNU/Linux. Mas esta informação é totalmente falsa e usa diferentes critérios entre os modelos comparados.

Estas afirmações tinham como base um modelo com Windows com especificações inferiores ao modelo com GNU/Linux que estava a servir como comparação. Quando comparamos dois modelos com especificações iguais, como o ASUS eeePC 900, podemos constatar que a versão com Windows é, na verdade, perto de 150 euros mais caro que a versão com GNU/Linux. Se não acreditam, vejam no site da Asus.

Quem fica mal visto nisto é quem iniciou esta mentira, e também os sites mainstream que não fizeram, sequer, uma simples pesquisa sobre o assunto.

via Bitate.blogspot.com

CD Software Livre na Escola: 2.ª Edição disponível

A DGIDC/ECRIE, em parceria com a Sun Microsystems Portugal, disponibilizou a nova versão do CD "Software Livre na Escola". Neste CD, professores e alunos terão acesso a 24 aplicações livres, onde se incluem o OpenOffice, Pidgin, Firefox, GIMP, VLC, Blender, Modellus e JMOL.

Para além das aplicações, poderão descarregar os manuais das aplicações, também eles disponibilizados gratuitamente, e a capa e contracapa do CD.

O CD tem perto de 672 MB, por isso comecem já a descarregá-lo.

FCCN – Liberalização dos domínios .pt adiada ( e vão 3 )


Lembram-se deste artigo do Bruno que falava do facto de a "Liberalização dos domínios .pt ter sido adiada novamente"? Então trago-vos novidades.

Supostamente a liberalização dos domínios .pt entrava em vigor ontem, dia 1 de Maio, no entanto a FCCN fez saber que a liberalização foi adiada mais uma vez, sem data de previsão.

Este processo tem-se arrastado ao longo dos anos e demonstra a lentidão com que Portugal trata de certo tipo de assuntos.

Enquanto muitos esperam pela liberalização dos domínios .pt ( é melhor arranjarem um banquinho ), nós por cá pensamos no que havemos de fazer ao WebTuga.pt

Twitt(url)y – O que se fala no Twitter?

Twitturly

Twitt(url)y é um serviço que permite saber qual o assunto que os utilizadores do Twitter estão de momento a falar.

O sistema funciona numa espécie de pagerank, onde o assunto mais falado do momento é obtido através dos endereços que os utilizadores do serviço partilham.

Uma grande vantagem do Twitt(url)y é a possibilidade de filtrar os conteúdos por país, facilitando assim a qualquer um saber o que "anda na boca" dos portugueses.

Site: twitturly