GadgetAdvisor – Um blog sobre gadgets e não só…

GadgetAdvisorJá aqui tinha falado acerca do GadgetAdvisor e volto a falar pois merece seriamente a nossa referência.

O GadgetAdvisor é um blog criado recentemente, mas onde podemos encontrar artigos bastante interessantes.

Entre eles podemos encontrar um artigo acerca das melhores extensões para o Firefox (best Firefox extensions), o melhor software para Windows (best Windows software downloads) e ainda uma análise ao Blaze Media Pro, já falado aqui no WebTuga (review for Blaze Media Pro).

Gadget Advisor

Gadget AdvisorO Gadget Advisor é um novo blog, em fase de crescimento que permite diariamente obter informações acerca dos gadgets mais cool do momento.

Este blog junta todas as novidades de gadgets, hardware, software e novidades de tecnologia.

Entre os melhores artigos, podemos encontrar o best Firefox extensions, o novo universal remote da Logitech e os serviços de backup online.

Youtube quer dar voz ao “cidadão jornalista”

O Youtube vai dar voz ao “jornalismo do cidadão” – não sei porque, mas não gosto muito desta terminologia – com a criação do canal Citizen News, um local no Youtube onde o cidadão comum poderá ter os seus quinze minutos de fama graças a uma notícia sua.

Para já, o Citizen News está agregar conteúdos de perto de 70 “repórteres amadores” que publicam informação no Youtube e está a pedir feedback dos seus utilizadores e sugestões de utilizadores que possam ser agregados pelo canal.

Esta iniciativa do Youtube pretende, mais que dar voz ao cidadão, tornar-se a primeira escolha no tal “jornalismo do cidadão”, uma tendência que está a crescer de dia para dia. Mas como irá o Youtube lidar com o ruído de algumas “notícias”? E terão eles algum controlo sobre os conteúdos que aparecem no Citizen News?

via Arstechnica.com

Revista PROGRAMAR – 14ª Edição

Recebi à pouco um e-mail da revista PROGRAMAR a informar da edição 14.

Nesta edição poderemos ler um artigo sobre a interacção entre MySql e a linguagem Python, bem como a análise a um livro sobre a mesma.

Para além disso, a revista descreve-nos um pouco dois importantes eventos, o Festival Nacional de Robótica e o Techdays 2008.

Site: Revista Programar

KDE 4.1 Alpha – Deliciem-se com as novidades

Recentemente a comunidade KDE lançou um Press-Release a anunciar a disponibilidade imediata do KDE 4.1 Alpha que nos traz novidades fantásticas.

Segundo nos é dito na Press-Release, esta versão serve apenas para fazer um preview ao que será lançado em Julho com a versão final do KDE 4.1.

Algumas das principais novidades do KDE 4.1 são:

Akonadi, uma ferramenta que irá armazenar informação das aplicações de Gestão de Informação Pessoal (PIM), integrando aplicações como o KOrganizer, KMail e Evolution e interligando-as com o sistema de armazenamento através da API do KDE e Gnome.
Windows, MacOSx e OpenSolaris – Enquanto que o KDE 4.0 está apenas disponível para plataformas X11, o KDE 4.1 vai também estar disponível para Windows, macOSx e OpenSolaris. No entanto os ports ainda não estão completos.
Qt 4.4 – KDE 4.1 Alpha1 é baseado na framework de desenvolvimento Qt 4.4 que complementa melhorias no desempenho e nas funcionalidades do KDE 4.1.

O KDE 4.1 Alpha não está ainda preparado para ser usado no dia a dia, por isso use apenas como plataforma de testes.

Microsoft Albany entra em beta

O Albany, o rival do Google Docs que a Microsoft está a desenvolver, entrou em beta privada. O anúncio foi feito pela empresa no seu site oficial.

O Albany é um serviço de subscrição que oferece aos utilizadores o Microsoft Office Home ou Student, o OneCare, o Microsoft Office Live Workspace e serviços Windows Live num único instalador.

Este seria um normal pacote de aplicações, não fosse a presença do Microsoft Office Live Workspace, que permite aos utilizadores guardar os seus documentos nos servidores da Microsoft.

Ao contrário do que a Microsoft diz em comunicado oficial, esta oferta aparece devido à entrada do Google Docs no sector empresarial e crescente popularidade no doméstico, e não devido ao desejo dos utilizadores.

O lançamento da versão final do Albany deverá ocorrer até ao final deste ano.

via Slashdot e eFluxMedia

Salesforce e Google renovam acordo, “atacam” sector empresarial

empresaDepois da tentativa de aquisição do Zoho ter falhado, a Salesforce decidiu renovar o seu acordo com o Google. O anúncio oficial deverá ser feito dentro de muito pouco tempo.

Esta colaboração entre o Google e a Salesforce permite integrar o sistema de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relação com o Cliente, em português) da Salesforce com as aplicações de produtividade do Google numa única oferta, disponibiliza online, oferecendo mais funcionalidades.

Ao disponibilizarem um pacote com estas ferramentas, as duas empresas estão a competir directamente com a Microsoft no sector das ferramentas de produtividade empresariais.

via NYTimes.com

Nota: a imagem deste post é da autoria de swisscan, que a disponibilizou sob uma licença creative commons 2.0.

AlertThingy já está disponível

alertthingyAlertThingy, uma aplicação para o site FriendFeed que recorre ao Adobe AIR e que é a primeira a utilizar a API do FriendFeed, foi lançada.

Este programa permite a visualização da informação de outros utilizadores do serviço, comentar itens, enviar mensagens e pesquisar informação no FriendFeed.

Como utiliza o Adobe AIR, o AlertThingy pode ser executado em Windows, Mac OS X e GNU/Linux.

O FriendFeed é um serviço que permite reunir as feeds de vários serviços web num local, para partilhar com familiares e amigos.

via Techcrunch.com

Microsoft admite: o UAC foi desenhado para te irritar

O UAC (User Account Control), aquela popup irritante do Vista que era suposto ser uma funcionalidade de segurança, foi criada para te levar ao desespero.

Antes que venhas aqui deixar um comentário parvo, não fui eu que disse isto. Estas palavras – não exactamente estas, mas lá perto – vieram da boca de David Cross, um dos responsáveis pelo UAC, durante uma conferência que decorreu em São Francisco.

"The reason we put UAC into the platform was to annoy users. I’m serious"

David afirma que este foi um mal necessário para tornar as pessoas mais conscientes dos perigos que advém da execução de qualquer aplicação sem olhar à origem ou pensar sequer no que se está a fazer.

"UAC is not a perfect security boundary, but it [has helped us] move from ‘zero click’ exploits to ‘one click’ defense"

via Dailytech e CRN.com

Flickr já suporta vídeo

flickrBoas notícias: os utilizadores do Flickr já podem fazer upload de vídeos para este serviço do Yahoo!.

O envio de vídeos para o Flickr é, pelo menos para já, bastante limitado: os vídeos podem ter somente 90 segundos ou 150 MB de tamanho e apenas os utilizadores pro podem fazer upload deles, apesar de todos os poderem ver. Talvez, no futuro, este limite seja aumentado para algo mais razoável.

Os vídeos não terão tratamento especial no Flickr. Eles aparecerão ao lados das imagens e não numa secção ou categoria própria, e podem ser marcados com etiquetas.

Esta funcionalidade já andava a ser prometida à uns tempos e finalmente está disponível. Pena é que deixe a desejar.

via Techcrunch.com