Hackers transformam empresas de segurança em estrelas

A recente onda de ataques informáticos está a tornar as empresas de segurança informática nas novas estrelas de Wall Street

Para os analistas esta tendência veio para ficar, passando estas empresas a ser das mais procuradas pelos investidores.

«Não tenho dúvidas em afirmar que este sector será, no futuro, o mais procurado pelos investidores. Todos mostram grande interesse no mesmo», referiu Robert Francello, da Apex Capital.

Como o interesse mostrado pelos investidores tem crescido também as acções destas empresas têm subido de preço, estando empresas de análise de mercados, como o Citigroup a prever um crescimento no valor das acções muito acima do preço actual. Por exemplo, o Citigroup considera que as acções da empresa de segurança Sourcefire terão um valor real de 22,24 euros, o que representa um valor 21 por cento acima do preço actual.

Bluetooth pode ser um perigo?

bluetooth logo

É dos protocolos de comunicação sem fio (Wireless) mais utilizado nos diversos equipamentos e é dedicado a aplicação e transferência de informação.

Mas, um dos mais utilizado que nos acompanha todo dia em nossos bolsos é o telemóvel, unido com esta bela tecnologia chamada Bluetooth, pode-se tornar um perigo!

Mas qual o motivo para tal aparato?

Os nossos telemóveis contêm informações importantes e que não gostávamos que fossem roubadas.

O perigo do Bluetooth

Ao deixar a sua ligação Bluetooth activa no seu telemóvel, está a permitir que outras pessoas consigam obter informações privadas do seu dispositivo sem grande esforço.

Pessoas mal intencionadas poderão roubar informações privadas do seu telemóvel e expor dados recolhidos do mesmo.

Isto pode acontecer devido aos endereços actuais de uma ligação Bluetooth não serem encriptados, o que faz com que exista uma falha de segurança presente no seu telemóvel sem que sequer dê por ela.

Devido à falta de informação, muitas pessoas não alteram a password de ligação, deixando a password que vem por omissão, o que torna assim o trabalho da outra pessoa muito mais fácil.

Existem equipamento para determinar dispositivos Bluetooth ao seu redor e que permite uma leitura da informação muito mais rápida.

Estudos reveladores:

A recente polémica em torno da falta de segurança nos padrões Bluetooth aconteceu no Reino Unido, na cidade de Bath. Milhares de moradores tiveram suas actividades e deslocamentos diários monitorizados por meio de scanners de Bluetooth espalhados pela cidade com alcance de mais de 10 km, e isso ocorreu sem qualquer autorização ou consentimento fosse dotado, configurando a quebra de sigilo e privacidade dos habitantes e assim provando o quão grave é falha do sistema. Os dados foram repassados para o projecto Cityware. Depois de colocar este teste mirabolante de varredura de Bluetooth em prática, os desenvolvedores ainda disponibilizaram o projecto para download na Internet, o que agravou ainda mais a situação e provocando grandes brigas na justiça.

Como faço para me prevenir?

Actualmente não existe uma forma de saber o local no qual você está ou não é vigiado, portanto a melhor maneira de evitar o roubo das suas informações é deixar o Bluetooth desactivado sempre que não o estiver a utilizar.

Desta forma está, para além de poupar bateria no seu telemóvel, a manter o seu gadget em segurança.

Se quiser realizar transferência de dados entre 2 telemóveis, ou até mesmo para o seu computador, active temporariamente e após desactive. Uma boa ideia é também evitar locais lotados de pessoas, como shoppings e outros locais, onde a probabilidade de ser vitima destes ataques é ainda maior.

[OffTopic] Desenvolvimento tecnológico

AppleSe há coisa que me espanta é o avanço tecnológico nos últimos 10 anos, mas também o avanço da sociedade nos últimos 100.

Muita coisa se tem passado, a invenção do telefone e posteriormente o telemóvel, o computador, a Internet, tudo isto tem contribuído para que a comunicação entre pessoas de qualquer local do mundo seja cada vez mais fácil.

Só de pensar que há apenas 500 anos atrás Cristóvão Colombo descobriu as América e hoje qualquer pessoa pode viajar, comunicar e partilhar experiências com outras culturas totalmente diferentes.

Temos de nos render e dar os parabéns a todos aqueles que contribuíram para tal desenvolvimento, sem eles hoje em dia provavelmente não tínhamos um Mac ou um iPod ou iPhone.

Gostaria de vos questionar qual acham que foi o ponto que mais ajudou o desenvolvimento da sociedade. Para mim, uma pessoa que será possivelmente o responsável por parte deste desenvolvimento é Henry Ford, que implementou a produção em série.

Imaginem se hoje em dia não tivéssemos a implementação da produção em série nas empresas? (Imaginem só quanto mais tempo não teriam que esperar os miúdos pelo Magalhães).

E não, não estava bêbado quando escrevi este post, simplesmente acho que devemos pensar bastante no mundo que nos rodeia e dar valores a pessoas que ajudaram a transformar o mundo em que vivemos.

Gizmodo Brasil

O Gizmodo Brasil está finalmente no ar.

Depois de tantos rumores acerca de uma versão pt-BR do grande site Gizmodo, finalmente o site está no ar.

No entanto este deixa um pouco a desejar, pois pelo que me apercebi trata-se apenas de uma tradução dos artigos do site internacional para a língua Portuguesa.

Gostaria de ver alguns artigos próprios dos bloggers brasileiros, pois esse facto só iria enriquecer e muito o Gizmodo Brasil.

Fica a referência de um dos melhores sites acerca de tecnologia a nível internacional.

Kiosk: Veja as Capas dos Jornais Portugueses no seu iPhone

Ao navegar no fórum Techzonept descobri uma WebApp para o iPhone e iPod Touch particularmente interessante.

A App dá pelo nome de Kiosk é do utilizador OpenMind. Com esta aplicação, poderá ver as capas dos jornais e revistas portuguesas. Sim, portuguesas.

As capas estão divididas nas categorias de diários, desportivos, semanários, economia e revistas. Na zona de revistas estão ainda as categorias semanais, femininas, masculinas, televisão e tecnologia.

Segundo o criador da WebApp, a aplicação no futuro também mostrará as notícias dos jornais.

Para correr esta WebApp, vá ao Safari no seu iPhone/iPod Touch e coloque o endereço http://www.kiosk.com.pt/.

Thread Oficial | Kiosk @ Techzone

Site | Kiosk

Apple anunciou iPhone 3G na WWDC08

Ontem foi dia de evento Apple. Realizou-se em São Francisco nos Estados Unidos da América a World Wide Developer Conference 2008, um evento que tem como objectivo chegar mais perto dos programadores e saber o que estes necessitam e como de costume, foram anunciadas algumas novidades.

Como sempre, Steve Jobs começou por fazer um apanhado do sucesso dos produtos da Apple, informando-nos que o iPhone vendeu no seu primeiro ano, cerca de 6 milhões de iPhones.

AppStore

AppStore

Algumas empresas e alguns programadores demonstraram as suas aplicações desenvolvidas para o iPhone e expressaram a sua opinião acerca da sua experiência a programar na plataforma. Entre as demonstrações encontravam-se projectos da Sega, eBay, TypePad e da MLB.com.

As aplicações vão estar disponíveis na AppStore quando esta estiver disponível, sendo o próprio programador a definir o valor que deseja cobrar pela aplicação. Este ficará com 70% do preço final, enquanto que a Apple ficará com o restante para cobrir os custos de alojamento e divulgação. Caso o programador opte por disponibilizar a aplicação gratuitamente, não terá custos adicionais.

A AppStore vai estar disponível em 62 países e será possível fazer o download das aplicações por Wifi, pelo iTunes ou pela rede da sua operadora móvel, no entanto esta ultima opção não estará disponível para ficheiros com tamanho superior a 10MB.

Mobileme

Mobileme Box

Foi apresentado um novo serviço chamado Mobileme que permite ter acesso aos seus dados, como por exemplo calendários, e-mails, documentos ou ficheiros e sincronizar com o seu computador ( PC ou Mac ) e com o seu iPhone.

Este serviço está presente no domínio me.com, tem o valor de $99 dólares no pacote individual ou $149 no pacote familiar e vem substituir o anterior serviço .Mac.

Apresenta um interface web dinâmico nunca antes visto com novidades como drag and drop de múltiplos ficheiros, e-mails ou contactos e ainda pesquisa com resultados em tempo real, tal como se fosse no seu computador.

iPhone 2.0 Software Update

iPhone 2.0 Software Update


Foram dados a conhecer novidades que podemos esperar na iPhone 2.0 Software Update e uma delas bem resolver um problemas com que os desenvolvedores de aplicações 3rd party se depararam, que é o facto de ser impossível correr aplicações em background. Como opção e para reduzir o consumo de energia no gadget, a Apple criou uma solução que permite receber alertas de eventos server-side.

Para além disso, o novo iPhone 2.0 Software permite a pesquisa de contactos, suporte a documentos do iWork e do Microsoft Office, salvar imagens que receba por e-mail no seu iPhone, controlos parentais, máquina de calcular cientifica no modo landscape e ainda suporte a mais linguagens das quais 4 tipos de japonês e chinês tradicional e simplificado com a possibilidade de escrever com o dedo.

O novo software estará disponível gratuitamente para qualquer detentor de um iPhone em Julho e terá um custo de apenas $9.95 para aqueles que tenham um iPod Touch.

iPhone 3G

iPhone 3G

O novo iPhone foi apresentado, chama-se iPhone 3G e tal como o nome indica, integra a tecnologia de transferência de dados 3G, revelando uma velocidade 2,8 vezes mais rápida que a tecnologia EDGE, um novo conector para headphones como os do iPod e ainda inclui o GPS. Para além disso o novo iPhone faz uma melhor gestão da bateria.

A Apple pretende colocar o iPhone disponível em 70 países até ao fim do ano, sendo que no dia 11 de Julho, 22 desses 70 países, incluindo Portugal, vão ter o iPhone disponível pelo preço fantástico preço de 199$ na versão 8GB e 299$ na versão de 16GB. O iPhone 3G 16GB estará disponível em preto e branco.

Falta-nos saber o que Bertrand Serlet falou, horas depois, acerca do novo Mac OS X Snow Leopard.

Entretanto já é possível reservar o seu iPhone na Optimus.

Equipa xTok apresenta amanhã nova versão do Blogtok

Blogtok

Actualmente existem centenas de Content Management Systems, no entanto o Blogtok destaca-se devido a ser um sistema de blogging criado exclusivamente em Portugal e um dos pioneiros na tecnologia RSS.

O Blogtok permite-lhe criar o seu blog, a sua galeria de fotos, inserir fontes de RSS na sua página e pesquisar numa base de dados de mais de 500 fontes de informação e integrar uma grande comunidade, onde poderá encontrar pessoas com todos os gostos.

A equipa xTok, estará amanhã, dia 8 de Julho de 2008, a lançar a nova versão do Portal Blogtok do qual se poderão esperar grandes novidades como um novo design, uma nova interface para a administração da sua conta, um novo gestor para a sua música ou para os seus podcasts, uma bolsa de valores que será uma espécie de karma que lhe permitirá evoluir na comunidade consoante o seu número de posts, comentários, visitas únicas entre outros.

Para além disso, o novo sistema permite a que um utilizador possa ter vários blogs, com uma única conta e ainda vários nicks.

Amanhã poderemos analisar melhor o sistema e dar-lhe melhor a conhecer as potencialidades da nova versão deste projecto que muito tem para ensinar aos restantes sistemas do género.

LG lança três gravadores de Blu-ray

LG Gravador Blu-Ray

A cada dia que passa, o CD vai sendo substituido por novos formatos, sendo o Blu-Ray um dos ultimos formatos alternativos que possivelmente irá suceder o CD e o DVD.

A LG lançou três gravadores de Blu-ray a 6x, o GBC-H20L, BE06 e o GBW-H20L. Todos eles suportam as tecnologias LightScribe e SecurDisc. O BE06 é uma drive externa com ligação USB 2.0 e terá um preço de cerca de 379.95 dolares, enquanto que os modelos GBC-H20L e GBW-H20L terão um preço de $199.95 e $279.97 respectivamente.

Associação Ensino Livre publicou manifesto sobre formatos padrão abertos no sistema de ensino

Os formatos padrão abertos são a pedra basilar das comunicações digitais. Sem eles, ficamos sujeitos a formatos fechados, o que faz com que uma empresa ou governo autoritário passem a censurar toda a informação que nos chega. E também permite que nos fechem.
Para evitar isso, devemos usar formatos abertos em todo o lado, até no ensino. Por isso a Associação Ensino Livre publicou recentemente um conjunto de orientações sobre a utilização de formatos padrão abertos, para que escolas, professores e alunos possam escrever, divulgar e trocar informação sem estarem sujeitos a amarras que não se vêm mas se sentem a apertar os pulsos.

PRESS RELEASE: Manifesto sobre standards abertos no sistema de ensino

A utilização de standards tem-se revelado de extrema importância numa sociedade de inovação e conhecimento. No sector das tecnologias de informação são particularmente cruciais. Ao estabelecerem uma linguagem comum entre diferentes intervenientes, empresas e outras entidades podem desenvolver equipamento e programas de computador que comunicam entre si sem obstáculos, eliminando directamente barreiras aos utilizadores finais. O conhecimento pode assim fluir e escoar livremente entre todos os cidadãos. Um dos grandes exemplos é o êxito da Internet, que só foi possível devido à existência desta liberdade na transmissão de informação.

Existem contudo áreas em que a neutralidade tecnológica ainda não está suficientemente desenvolvida. Por exemplo, ao produzir um documento no processador de texto do seu computador, e ao tentar partilhá-lo com um amigo, já se deparou com a situação de que o amigo não conseguiu abrir o documento, ou que o documento lhe apareceu completamente desformatado? Esta situação poderá ser especialmente grave em instituições públicas, nomeadamente instituições de ensino. Imagine um professor que solicita um trabalho de casa a um aluno, que o professor depois não consegue abrir para avaliar correctamente. Ou então imagine um aluno que recebeu um trabalho de casa que depois não consegue abrir correctamente no seu computador pessoal. Outras situações ainda mais sérias existirão, tais como o armazenamento de informação vital em formatos binários, que se pode tornar inacessível com o passar dos anos, ou ainda a impossibilidade de alguns elementos da comunidade educativa acederem a informação legalmente sem dispenderem largas centenas de euros.

A Associação Ensino Livre publica o "Manifesto sobre standards abertos no sistema de ensino" com os seguintes objectivos gerais:

– potenciar a neutralidade tecnológica nas instituições de ensino, de forma a que a utilização de recursos electrónicos não esteja dependente das plataformas e ferramentas dos utilizadores;
– garantir o máximo de justiça e igualdade na utilização dos recursos electrónicos;
– garantir o acesso, agora e no futuro, a informação produzida no decurso das actividades institucionais;
– fomentar a literacia tecnológica;
– reduzir o desperdício de recursos no sector das tecnologias de informação;
– tornar a tecnologia mais acessível;

Um Guia de Aplicação do "Manifesto sobre Standards Abertos no Sistema de Ensino" será publicado em breve.

Sensibilizem os vossos alunos, professores, familiares e amigos para a importância da utilização dos formatos livres. Sem eles, o "mundo virtual" não é um mundo democrático, mas um local ditatorial e autoritário. Defendam a vossa liberdade.

Download do manifesto, em PDF

via blog.softwarelivre.sapo.pt

Hello World – A colecção

<?php echo "Hello World"; ?>

Quando se começa a aprender uma nova linguagem de programação, a primeira instrução que nos ensinam é criar uma mensagem que mostre no ecrã "Hello World!" ou seja, "Olá Mundo!".

Com o desenvolvimento da tecnologia, foram criadas várias linguagens de programação com propósitos e objectivos diferentes.

Wolfram Rösler reuniu, com a ajuda de várias pessoas de toda a parte do Mundo, uma colecção de programas "Hello World" em 366 linguagens de programação e 56 linguagens humanas.

Clique aqui para ver a compilação.