ScreenCastle – Fazer screencasts online

Screencastle

O ScreenCastle é uma pequena aplicação que corre através duma máquina virtual java, a partir do seu browser.

Com esta aplicação torna-se muito mais fácil fazer qualquer tipo de tutorial em screencast e assim partilhar com outras pessoas o seu conhecimento a nível informático.

É também bastante mais fácil demonstrar pequenas falhas e assim ser ajudado em qualquer fórum de suporte.

A aplicação tem algumas opções, sendo possível configurar a área que se deseja capturar e no final é ainda possível guardar no seu disco ou enviar para o ScreenCastle que lhe irá fornecer um conjunto de códigos para disponibilizar o vídeo fóruns, sites ou no seu blog pessoal.

Apresentação de NSilva

Ola chamo-me Noé tenho 22 anos sou da Trofa, gosto de tecnologia e tudo o que o envolva.

Aqui vou dar especial atenção ao iPhone em tutoriais, dicas, jailbreak e aplicações.

Espero que gostem do meu trabalho, e que possa ajudar o AppleTuga, assim como a rede Webtuga a subir dia após dia.

Desde já os meus elogios públicos aos colaboradores que tornam o AppleTuga  uma paragem obrigatória.

Guerra Santa

Todos têm uma fé. Uns acreditam em Delphi, outros em Java. Há ainda os discípulos de C, de Visual Basic, HTML e outras tantas igrejas menores. São programadores, mas poderiam muito bem ser chamados de pastores.

Jamais duvide da linguagem preferida de um programador. Pode ser o caminho mais curto para a fogueira da Guerra Santa Virtual.

Como não podia deixar de ser, também cultivei a minha religião. Ainda brincava com BASIC, sem fazer nada de importante, quando conheci o Pascal. Um amigo baixara algumas apostilas de um BBS – ainda não se acedia à Internet – e assim que li fiquei convertido.

Pela primeira vez na vida vi uma linguagem estruturada. Tudo muito lógico, restrito e, ao mesmo tempo, flexível. Talvez não tão eficiente quanto o todo poderoso C, que conhecia de fama, mas muito mais eficaz que o BASIC e perfeita para a correcta aprendizagem da programação.

Devorei os tutoriais todos e em questão de dias já fazia programas em Pascal que nunca conseguira fazer em BASIC.

Convertido, jurei nunca mais usar “goto” e sempre adorar a estrutura perfeita das constantes, variáveis e sub-rotinas, organizadas e declaradas previamente, Já havia versões estruturadas de BASIC por aí, mas sempre era possível numerar as linhas e desviar o programa usando “goto”, uma verdadeira blasfêmia a ser evitada.

Veio então a interface gráfica, e o computador ficava cada vez mais acessível aos impuros e infiéis humanos normais. Apanhei o comboio um pouco tarde, quando Windows 95 já se firmava como padrão de mercado e comecei a desenvolver em Delphi, que era baseado em Pascal. Percebi, porém, que apesar da minha firme convicção, as linguagens ditas inferiores não desapareciam. Pior.

Percebi que era possível sim, desenvolver programas bons até mesmo em Visual Basic. Minha fé perdera o sentido de ser.

Pode ser difícil de admitir, mas a sua linguagem de programação preferida, assim como a sua equipa de futebol, não ganha sempre. A evolução, já dizia Darwin, depende da selecção natural e da diversidade. Não importa o quanto se batalhe e dicuta, haverá sempre  alguém fazendo um programa melhor que o seu, na linguagem que você mais odeia. E não adianta nada deita-lo na fogueira.

Tentaram esse método há uns mil anos atrás e não deu certo.


resolvi partilhar com vocês esta cronica da revista PC Master (Ano 5, Edição 51, Por Leandro Calçada). O texto demonstra na perfeição a realidade… todos nós (programadores) por uma razão ou por outra gostamos mais de uma linguagem de programação e conscientes da nossa convicção defendemos-la até ao fim, quem diz linguagens de programação, diz sistemas operativos… somos todos seguidores de alguma coisa.

Eu digo, ainda bem que não concordamos em tudo e ainda bem que existe alternativas e concorrência.

Darwin tinha razão, a evolução depende da selecção natural e da diversidade… será sempre assim…

Bom fim de semana, Cumprimentos

O que gostariam de ver no WebTuga?

WebTuga

Existem tantos temas para se falar que por vezes fico a questionar o que é que os leitores do WebTuga gostariam de ver falado aqui no blog.

Tento variar os temos e trazer sempre conteúdo novo para o WebTuga, no entanto é bastante complicado saber o que é que os utilizadores gostariam de ver no nosso blog sem obter respostas deles.

Não limito o WebTuga a um único tema e tento criar discussões, mostrar vídeos que possam interessar a alguns de vocês, partilhar ideias, fazer análises mais detalhadas a software e a sites, fazer listas de ferramentas e tutoriais e penso que é essa a razão para qual o WebTuga se destaca entre os outros blogs.

O que gostariam de ver aqui escrito? Talvez o vídeo da semana? A imagem do dia? A música do mês? Partilhem as vossas ideias.

WebTuga Abraça a Electrónica

Se gosta de Macs e de electrónica, o fórum da nossa casa mãe tem uma novidade para si. Foi recentemente aberta uma secção de electrónica no WebTuga.

Esta nova secção, ainda na sua fase de juventude, conta consigo para crescer e afirmar-se como uma referência a nível nacional na área da electrónica.
Nesta secção poderá encontrar, entre outros, noticias, tutoriais, divulgação de esquemas, entre outros.

Uma vez que esta secção ainda se encontra a dar os seus primeiros passos, é normal que encontre uma secção vazia, mas contamos consigo para a tornar na melhor secção do WebTuga e numa referência na electrónica nacional. Para tal, apenas pedimos que colabore na secção, colocando informações que considere úteis.

Dê então o seu contributo e visite a nova secção do WebTuga em http://www.webtuga.com/forum/electronica-f59.html

Revista WebDesigner, terceira edição

WebDesigner a Revista Premium para o autor de conteúdos online já está nas bancas com a edição número 3.
Nesta edição aprenda como usar uma extensão para aplicações AIR dentro do Dreamweaver CS3, aprenda com os tutoriais como construir interfaces para protótipos no Fireworks CS3, e outro sobre ActionScript3. Entre outros assuntos que não vai querer perder.
Veja as novidades em www.web-designer.pt. Beneficie de vantagens exclusivas ao ser assinante.
Não perca esta nova edição!

Como instalar o Ubuntu sem remover o Windows

Se são utilizadores de Windows e gostavam de experimentar uma distribuição de GNU/Linux, um dos vossos grandes receios deve ser a provável remoção do Windows para instalar o Ubuntu, por exemplo.

Felizmente para vocês, intrépidos utilizadores com vontade de experimentar um sistema estável, o guiaubuntupt.org tem um guia com as noções necessárias para terem o Windows XP e o Ubuntu instalados na mesma máquina.

Para além deste guia, o Guiaubuntupt.org está repleto de dicas e tutoriais para todos os utilizadores, como a instalação de software nesta distribuição ou uma explicação do que é o Ubuntu.

WebDesigner – uma revista para webdesigners…

Pela mesma equipa que edita a revista iCreate, chega-nos a revista WebDesigner, uma revista onde o publico alvo são especialistas em desenvolvimento web.

A revista oferece ao leitor tutoriais interactivos que lhe explicam como gerir projectos no DreamWeaver, Flash, Photoshop e ainda introduzem ferramentas como a base de dados MySql e a linguagem de programação web, PHP.

Contemplando as últimas notícias  da Indústria de Software, a WebDesigner
reflecte tudo o que há de novo sobre a produção de conteúdos – representando a melhor e única escolha neste tipo de meio.

Quer acompanhar as novidades da web 2.0 e começar a desenvolver os seus próprios projectos na Web? Então esta é a revista perfeita para si.

Homepage: Revista Web Designer

Dicas para um bom Programador

Ser um bom programador nem sempre é fácil, para os iniciantes e até mesmo programadores experientes há sempre problemas que podem ser evitados poupando assim grandes dores de cabeça. E como aprender nunca é demais o Webtuga deixa-vos algumas dicas importantes:

1- Organiza a tua própria biblioteca; Ter um CD-Rom ou uma caixa de disquetes com trabalhos de código aberto pode ser sempre útil para consultas posteriores, guardar todo o trabalho, todos os tutoriais acompanhados durante a aprendizagem e ate mesmo projectos de código aberto (phpBB, wordpress, etc.) é importante. A exploração tambím é uma forma de aprendizagem.

2- Pesquisar scripts na Internet; Na Internet temos acesso a vários scripts de código aberto que podemos utilizar nos nosso projectos mas também os podemos usar para serem estudados. O importante não é copiar e utilizar, mas sim entender como foi feito e como funciona.

3- Comentar tudo o que for necessário; Organizar o código e aplicar comentários é importante, assim qualquer pessoa entenderá o teu projecto, e mesmo quando tenha-mos de editar o código algum tempo depois também nos ajudará a nós próprios.

4- Melhorar sempre que possível; Tudo o que funciona pode nem sempre estar bem, é importante tentar explorar novas ideias. Não existe apenas uma maneira de se fazer determinada coisa, é importante que se faça tudo pelo mais simples e funcional possível.

5- Participar e partilhar ideias; Através do Messenger, IRC e comunidades na Internet, mailing lists e fóruns de discussão podes sempre conhecer outras pessoas que também sejam programadores, partilhar ideias e conseguir novas soluções é importante para o teu desenvolvimento como programador.

Para quem quer começar a programar e nunca teve contacto com nenhuma linguagem, pascal ou C são excelentes linguagens para iniciantes, para alem de fácil aprendizagem ao conhecer estas linguagens obtêm-se bases para qualquer outra linguagem de programação.

Links úteis: http://www.opensourcescripts.com/ – Scripts gratuitos em varias linguagens.