Lançado update que elimina malware Flashback

Durante esta semana foi muito falado o primeiro vírus para MAC poderoso que conseguindo afectar diversos computadores e roubar dados de muitos utilizadores. A Apple não demorou mais de uma semana a corrigir o acesso que era dado ao “Virus”.

A Apple refere que a ferramenta agora disponibilizada impede a ativação de automática de ferramentas Java, que permitiu que os cibercriminosos infetassem mais de 600 mil computadores Mac para criarem uma rede de botnets. De acordo com a Apple, todos os computadores Mac deverão instalar o update agora anunciado.

Vírus que disfarçam-se de Windows Update

Páginas web falsas do Windows Update estão a ser utilizadas para levar os utilizadores a descarregarem malware.
A informação é da Sophos, que desenvolve software de segurança. De acordo com o blogue desta empresa, os criminosos estão a utilizador novas formas para convencer os utilizadores a instalar antivírus falsos.

A técnica mais recente passa por criar páginas que imitam quase na perfeição o Windows Update. Aparentemente, a página falsa só é aberta através do Firefox, o que deve levar os utilizadores a suspeitarem, já que o Windows Update da Microsoft só funciona através do Internet Explorer.

 

Como evitar falsos antivírus

  • Os falsos antivírus que são, na realidade, vírus ou outro tipo de malware, normalmente utilizam a técnica de apresentar falsos alertas de segurança ao utilizador a partir de alguns sites Web. Estes avisos habitualmente oferecem a instalação de antivírus gratuitos ou a remoção de supostas infeções que foram detetadas no sistema.
  • Quando o utilizador aceita a referida instalação, o falso antivírus toma conta do sistema, podendo pedir determinados pagamentos para remover vírus, que na realidade não existem, e até para ser desinstalado. Outros programas deste tipo roubam dados do utilizador, como palavras-passe.
  • Nunca aceite a instalação de programas ou actualizações, sobretudo relacionadas com aplicações de segurança, a partir de páginas Web. Para instalar um antivírus, aceda directamente aos sites dos produtores para descarregar o programa. E só o faça quando tem a certeza que está no site certo.

 

avast! Antivirus 5 Free e Pro

AvastA nova versão do software de segurança avast! Antivirus já está disponível para download gratuito. Este software está disponível em duas versões, uma gratuita “FREE” e a Pro.

O avast! Antivirus 5 pode ser utilizado em computadores pessoais gratuitamente usando a versão Free ou poderá utilizar a versão Pro, para além desses dois pacotes existe ainda uma suite de Segurança na Internet, o avast! Internet Security. O avast! Antivirus 5 permite-lhe proteger o seu sistema operativo de vírus e spywares, verificar a presença de ficheiros suspeitos dos seus e-mails recebidos e enviados e conversas de chat, bloquear ataques de sites com código malicioso e ataques de hackers direccionados ao seu computador, permite-lhe manter a sua caixa de correio electrónico limpa de publicidade não solicitada (SPAM) e possibilita-lhe ainda jogar em segurança e de uma forma continua sem interrupções.

A versão Free pode ser utilizada em computadores pessoais, no entanto não inclui algumas das funcionalidades da versão Pro. Por sua vez a o avast! Antivirus 5 Pro tem um custo de 39,95 dólares por uma licença anual existindo desconto para compras em massa.

Já o avast! Internet Security 5 tem um custo de 59,95 dólares por uma licença válida para 3 computadores durante 1 ano, existindo igualmente descontos para compra de várias licenças.

Se está à procura de um bom Antivirus, o avast! pode ser uma boa solução para si. Poderá verificar mais informação e fazer download do software no site oficial do Avast!. Deixo desde já uma pergunta no ar a todos os nossos leitores:

Qual é o vosso AntiVirus (caso usem) e porque é que o usam?

USB WriteProtector 1.1

USB Write Protector

USB Write Protector é o nome dado a uma ferramenta que impede que uma pen USB seja infectada por vírus ao conectar a um computador.

Desta forma não terá problemas com malware a propagar-se em outros computadores onde ligar a sua drive USB, evitando assim tornar a sua pen numa fonte de distribuição massiva de virose.

O USB Drive Protector é bastante leve e é totalmente gratuito, podendo ser descarregado aqui.

Microsoft Morro ou Microsoft Security Essentials

Microsoft Security Essentials beta

Certamente já ouviram falar do Microsoft Morro, uma ferramenta que a Microsoft estaria a desenvolver para proteger o seu sistema operativo, uma espécie de Anti-virus.

Pois muito bem, o Microsoft Morro Beta já está disponível, no entanto com outro nome, Microsoft Security Essentials Beta.

Segundo a Microsoft, os utilizadores não querem passar metade do seu tempo gasto no computador a manter o sistema seguro livrando-o de vírus, trojans, spywares e ad-wares (é verdade, é por isso que eu raramente uso Windows!), portanto o Microsoft Security Essentials vai correr como processo em background e não o vai chatear com alertas e outro tipo de tooltips.

A Microsoft diz também que o Microsoft Security Essentials vai gastar poucos recursos no sistema.

Sendo gratuito, leve e livre de alertas, parece uma boa alternativa a qualquer anti-vírus pago que existe por ai, no entanto falta saber até que ponto vai proteger o sistema a pessoas que não têm conhecimentos avançados.

Podem fazer o inscrever-se na como beta testers e fazer o download da aplicação aqui.

Ah… esqueci-me de informar, quem não tem o Windows válido já sabe que fica com o sistema vulnerável… ou pelo menos não usa o Microsoft Security Essentials.