Thunderbird 3 Release Candidate 1

Thunderbird 3

Quem me conhece bem sabe que sou fanático pelo cliente de e-mail do macOSx (Mail.app), pois é até agora o único cliente de e-mail que me permite facilmente gerir 18 caixas de correio que mantenho actualmente, tornando-me o trabalho de pesquisa de e-mails bastante fácil.

No entanto estou bastante surpreendido com a evolução do cliente de e-mail da Mozilla, o Thunderbird, que ao que parece na versão 3 está muito mais visualmente agradável e completo.

Nova pesquisa e ferramentas avançadas de filtros

Os resultados das pesquisas nos e-mails podem ser agora filtrados com opções avançadas através do novo motor de pesquisa que permite a filtragem por remetente, tag, anexos, pessoas, pastas ou mailing lists.

Quando utiliza a ferramenta de pesquisa global, o campo se pesquisa será auto-completado utilizando o livro de endereços, poderá fazer uma pesquisa global ou filtrar pelo assunto ou remetente.

Configuração de Novas Contas

Setup Wizard Thunderbird

A ferramenta de configuração de novas contas utiliza ma base de dados de configurações por omissão dos mais populares serviços de e-mail, facilintando assim a configuração de novas contas. Desta forma apenas necessita de saber o seu e-mail e password que o Thunderbird encarregar-se-á de configurar o resto. Poderá opcionalmente configurar manualmente os servidores de e-mail.

Barra de Ferramentas redesenhada

Toolbar

A nova Mail Toolbar foi totalmente redesenhada, incluindo agora um campo para a pesquisa global e botões para acções como verificar novos e-mails, escrever, reencaminhar, abrir o livro de endereços, adicionar tags e poderá também personalizar a sua toolbar por exemplo para adicionar botões como “Escrever” “Responder”, “Reencaminhar”, “Eliminar”, entre outros.

Mensagens de e-mail em abas

Tabbed Mails

Ao fazer duplo clique numa mensagem ou pressionar em enter, a mensagem irá abrir numa nova aba no cliente de e-mail. Caso clique com o scroll do rato na mensagem, esta irá abrir em background.

Quando fechar o Thunderbird, as abas visiveis serão guardadas e restauradas mais tarde quando abrir novamente o Thunderbird, tal como acontece no Firefox.

Pastas inteligentes

Smart Folders

O painel de pastas tem agora uma opção de pastas inteligentes activada por omissão que permite combinar caixas de correio especiais, como a caixa de entrada de várias contas.

Vista de Resumo das Mensagens

Message Summary

Agora se seleccionar várias mensagens da sua lista de entrada, irá ver um painel com o resumo de todos os e-mails que seleccionou.

Ordenação das colunas

Pode agora ser configurada a forma por omissão de como os e-mails de cada caixa de correio são ordenados.

Arquivo de Mensagens

Poderá agora criar um arquivo de mensagens da sua Caixa de Entrada e de outras pastas utilizando o novo sistema de arquivamento de pastas.

Gestor de Actividade

Activity Manager

O Gestor de Actividade (Activity Manager) guarda todas as informações acerca das interacções do Thunderbird e do seu servidor de e-mail.

Novo Gestor de Extras

Gestor de Extras

O novo gestor de addons podeagora ser utilizado para pesquisar, fazer download e instalar novos addons, que incluem Extensões, Themes e Plugins.

Livro de Endereços melhorado

Livro de Endereços

Se alguém esta na sua lista de endereços, então essa pessoa será assinalada por uma estrela que poderá clicar e lhe permitirá alterar os detalhes do contacto. Caso a pessoa não esteja na sua lista de endereços, poderá clicar no icon e adicionar.

Existe um novo campo que lhe permitirá saber quando é o aniversário dos seus contactos, para além disso poderá também adicionar uma foto para os seus contactos no livro de endereços.

Melhor Integração com o Gmail

O Thunderbird apresenta também uma melhor integração com o Gmail, nomeadamente com as pastas inteligentes como Caixa de Saída e Lixo nas versão não inglesas do Gmail. Para além disso o Thunderbird também utiliza a caixa de correio “All Mail” como pasta de arquivo.

Windows Vista

O Thunderbird 3 está agora integrado com os resultados da pesquisa do Windows Vista, sendo-lhe apresentada uma mensagem na primeira vez que executar o software a perguntar se deseja integrar os resultados na pesquisa do Vista.

MacOSx

Tal como acontece no Windows Vista, o Thunderbird 3 também está integrado com os resultados das pesquisas do Spotlight. É possível para além disso importar as contas do Mail.app, ler o Livro de Endereços do OSx e utilizar o Growl para notificação de novos e-mails (um mimo).

Sincronização de Pastas IMAP

O Thunderbird irá fazer o download das mensagens IMAP num processo em background por omissão, permitindo uma maior rapidez no carregamento de mensagens e operações offline.

Esta funcionalidade pode ser activada individualmente por pastas nas propriedades ou para todas as pastas através do menu Account Settings / ‘Synchronize & Storage’.

Screenshots Thunderbird 3

Pode ver aqui mais algumas screenshots aleatórias do novo cliente de e-mail da Mozilla.

Download Thunderbird 3

Actualmente o Thunderbird 3 ainda está disponível apenas na versão Release Candidate 1, pelo que não deverá ser utilizada como cliente de e-mail principal. No entanto, se decidir arriscar, poderá fazer o download do Thunderbird 3 RC 1 aqui, disponível em várias línguas e plataformas.

Switcher 2.0 – Exposé para Windows Vista

Switcher 2.0

Quem utiliza MacOSx provavelmente conhece e adora a ferramenta Exposé que permite verificar todas as janelas de aplicações abertas e aceder rapidamente utilizando atalhos do teclado ou os “cantos” do seu desktop.

Para mim seria muito difícil deixar de usar esta ferramenta no meu dia a dia, visto que é uma ferramenta que vem integrada no sistema operativo macOSx.

Muitas das vezes quando estou num computador com um sistema operativo diferente ao macOSx, lá me ponho a bater com o cursor nos cantos do ecra, até que dou conta que não existe essa feature no Windows.

Switcher 2.0

Mas com o Switcher 2.0, uma ferramenta gratuita, é possível adicionar o efeito ao Windows Vista, permitindo não só criar o mesmo efeito que o Exposé como também utilizar-lo de várias formas, colocando as janelas em grelha, espalhadas ou situadas no topo do ecrã.

É provavelmente a melhor forma para aumentar a produtividade, não sendo necessário procurar as janelas na barra de ferramentas como habitualmente.

Como já disse, o Switcher 2.0 é gratuito, simples, potente e está ao alcance de um clique.

Guerra Santa

Todos têm uma fé. Uns acreditam em Delphi, outros em Java. Há ainda os discípulos de C, de Visual Basic, HTML e outras tantas igrejas menores. São programadores, mas poderiam muito bem ser chamados de pastores.

Jamais duvide da linguagem preferida de um programador. Pode ser o caminho mais curto para a fogueira da Guerra Santa Virtual.

Como não podia deixar de ser, também cultivei a minha religião. Ainda brincava com BASIC, sem fazer nada de importante, quando conheci o Pascal. Um amigo baixara algumas apostilas de um BBS – ainda não se acedia à Internet – e assim que li fiquei convertido.

Pela primeira vez na vida vi uma linguagem estruturada. Tudo muito lógico, restrito e, ao mesmo tempo, flexível. Talvez não tão eficiente quanto o todo poderoso C, que conhecia de fama, mas muito mais eficaz que o BASIC e perfeita para a correcta aprendizagem da programação.

Devorei os tutoriais todos e em questão de dias já fazia programas em Pascal que nunca conseguira fazer em BASIC.

Convertido, jurei nunca mais usar “goto” e sempre adorar a estrutura perfeita das constantes, variáveis e sub-rotinas, organizadas e declaradas previamente, Já havia versões estruturadas de BASIC por aí, mas sempre era possível numerar as linhas e desviar o programa usando “goto”, uma verdadeira blasfêmia a ser evitada.

Veio então a interface gráfica, e o computador ficava cada vez mais acessível aos impuros e infiéis humanos normais. Apanhei o comboio um pouco tarde, quando Windows 95 já se firmava como padrão de mercado e comecei a desenvolver em Delphi, que era baseado em Pascal. Percebi, porém, que apesar da minha firme convicção, as linguagens ditas inferiores não desapareciam. Pior.

Percebi que era possível sim, desenvolver programas bons até mesmo em Visual Basic. Minha fé perdera o sentido de ser.

Pode ser difícil de admitir, mas a sua linguagem de programação preferida, assim como a sua equipa de futebol, não ganha sempre. A evolução, já dizia Darwin, depende da selecção natural e da diversidade. Não importa o quanto se batalhe e dicuta, haverá sempre  alguém fazendo um programa melhor que o seu, na linguagem que você mais odeia. E não adianta nada deita-lo na fogueira.

Tentaram esse método há uns mil anos atrás e não deu certo.


resolvi partilhar com vocês esta cronica da revista PC Master (Ano 5, Edição 51, Por Leandro Calçada). O texto demonstra na perfeição a realidade… todos nós (programadores) por uma razão ou por outra gostamos mais de uma linguagem de programação e conscientes da nossa convicção defendemos-la até ao fim, quem diz linguagens de programação, diz sistemas operativos… somos todos seguidores de alguma coisa.

Eu digo, ainda bem que não concordamos em tudo e ainda bem que existe alternativas e concorrência.

Darwin tinha razão, a evolução depende da selecção natural e da diversidade… será sempre assim…

Bom fim de semana, Cumprimentos

Windows 7 – Superbar como no Vista/XP

Superbar

Se para algumas pessoas, a nova barra de ferramentas do Windows 7, que tem como nome Windows 7 Superbar, é motivo de agrado, para mim não o é.

Penso que os programas activos e as aplicações de rápido acesso ficam bastante semelhantes, o que torna mais difícil saber quais as aplicações que estão actualmente abertas.

Mas afinal existe forma de alterar a forma como as aplicações abertas aparecem no menu de tarefas.

Para tal apenas tem que clicar com o botão direito do rato na Superbar e em seguida em Properties. Ai poderá ver na aba Taskbar, aberta por omissão, uma opção chamada “Taskbar buttons”, que deverá alterar de “Always Combine” para “Never Combine” e em seguida aplicar as opções para estas terem efeito.

Assim as aplicações abertas irão aparecer com o nome ao lado. Se quiser tornar a Superbar ainda mais parecida à do Windows Vista, poderá ainda activar a checkbox “Use small icons”.

Wallpapers para Desktop

Seleccionamos alguns Wallpapers dos mais variados temas que irão deixar seu desktop com uma aparência mais arrojada e bonita.

Entre eles estão Wallpapers do estilo abstracto, ficção cientifica, 3D entre outras.

Para poder ter estes papeis de parede na sua máquina apenas coloque o mouse em cima das imagens, clique com o botão direito e escolha a opção definir como fundo do ambiente de trabalho.

Arquivos modificaveis do Windows

Se alguma vez gostou de um shell pack, pack transformation, que muda completamente o visual do Windows e não intende nem sabe que arquivos são alterados, aqui fica uma lista do que presisa.

Neste artigo só vamos salientar os programas e os comandos necessários para realizar tal tarefa.

Para realizar as modificações são necessários alguns programas tais como:

– Reshacker

– Restorator

– Resource tuner

Editor exadecimal

acces.cpl > Opções de accesibilidade

acctres.dll > Administrador de conta da Internet

accwiz.exe > Asistente de accesibilidade

acledit.dll > Controle de acceso

aclui.dll > Permissões de segurança

ahui.exe > Compatibilidade de Aplicações

alg.exe > Serviço de link

appmgmts.dll > Serviço de instalação de software

appwiz.cpl > Adicionar / Remover programa

asctrls.ocx > Instalação do IE-Instalação da cópia do GIF

asr_fmt.exe > Recuperação automática do sistema

autodisc.dll > Deteção automática

autaì.dll > Visor de conferencia

batmeter.dll > Medidor de batería portátil

browselc.dll > Navegador

cabview.dll > Visor de arquivos .cab

calc.exe > Calculadora

capesnpn.dll > Certificados

cards.exe > Cartas

cdshell > Gravação musical

certmgr.dll > Certificados

charmap.exe > Mapa de caracteres

ciadmin.dll > Index Server

cleanmgr.exe > Liberador de espaço em disco

cmdial32.exe > Gestor de conexão

comctl32.dll > Libreria de Controles comuns

console.dll > Consola

credui.dll > Passaporte

cryptui.dll > Provedor de confiança

cscript.exe > Visual Basic Script

desk.cpl > Computador

deskmon.dll > Monitor

devmgr.dll > Administrador de dispositivo

dfrgres.dll > Desfragmentador

diskcopy.dll > Copia de disquetes

dskquio.dll > partes do disco

dsquery.dll > Buscar

dssec.dll > Permissões

dsuiext.dll > Serviços de directorios

dvdplay.exe > DVD

efsadv.dll > Ciptografia

evdcedit.exe > Editor de caracteres

faulttrep.dll > Erros

filemgmt.dll > Pastas compartilhadas

fldrclnr.dll > Limpeza de Computador

fonttext.dll > Fontes

freecell.exe > Cartas

gcdef.dll > Calibração de dispositivos de jogo

gpedit.dll > gpedit

hdwwiz.cpl > Agregar hardware

hnetcfg.dll > Configurar rede doméstica

hnetwiz.dll > Configurar rede

htmuti.dll > Páginas web

icwdial.dll > Conexão de Internet

icwphbk.dll > Conexão de Internet

inetcfg.dll > Assistente conexão de Internet

inetcfg.cpl > Internet

inetcplc.dll > Internet

intl.cpl > Configurações Regionais

ipsmsnap.dll > Monitor de segurança

kernel32.dll > kernel, núcleo

localsec.dll > Crear usuarios e grupos

logonui.exe >Aspectos ecrã inicial

loshours.dll > Diálogo de programação

main.cpl > Rato

mmc.exe > mmc

mmsys.cpl > Som e Áudio

mnmsrvc.exe > Escritorio remoto

mobsync.dll > Sincronização

moricons.dll > Icones

mplay32.exe > Media player

msgina.dll > Tela de Entrada e Saida

mshtml.dll > Visualizador html

msieftp.dll > FTP

mspaint.exe > Paint

mstask.dll >Agendador de tarefas

mstsc.exe > Computador remoto

mycompt > Meu Computador

mydocs.dll > Meus documentos

Narrador.exe > Narrador

ncpa.cpl > Conexão de Rede

notepad.exe > Bloco de notas

ntoskrnl.exe >Tela de inicialização do Windows XP (XP Núcleo) (kernel NT)

nvsrmgr.cpl > Contas de usuarios

pautoenr.dll > Certificados

postwpp.dll > Publicação web

powercfg.cpl > Administrador de energía

racpldlg.dll > Assistencia remota

rasdlg.dll > Acesso remoto

rasphone.exe > Acesso telefónico a rede

rcimlby.exe > Assistencia remota

regwizc.dll > Assistente de Registro

remotepg.dll > Assistencia remota

rundll32.exe > Executar dll como uma aplicação

sendmsg.dll > Enviar mensajems a consola

sfc_os.dll > Sfc

shgina.dll > Logon

sndvol32.exe > Controle de volúme

srrstr.dll > Restaurar sistema

sysdm.cpl > Sistema

sysmon.ocx > Monitor de sistema

sysocmgr.exe > Instalação

taskman.exe > Lista de tarefas

taskmgr.exe > Administrador de tarefas

telnet.exe > telnet

vextract.exe > Extrair archivos

winchat.exe > Chat

winhlp32.exe > Ajuda

wininet.dll > Internet

wmploc.dll > Window Media Player

wscript.exe > Visual Basic Script

wshext.dll > Visual Basic Script

zipfld.dll > Comprimir

Não desanime!!!!!!!!!!!

Microsoft Vista Answers

Microsoft AnswersA Microsoft decidiu criar o Microsoft Vista Answers, um website onde os utilizadores poderão questionar e obter respostas para os problemas mais comuns no Windows.

Tal como no Yahoo! Answers, os utilizadores poderão fazer questões aos restantes membros da comunidade, procurar por temas já falados, avaliar as respostas destes, entre muitas mais opções como assinar alertas de respostas, responder a outros utilizadores, etc.

Microsoft Vista Answers

Para além disso, o site está dividido por secções, facilitando assim a procura de resoluções para os problemas.

O Microsoft Vista Answers tem vários moderadores que já completaram o site com algumas das respostas mais comuns.

Uma excelente aposta por parte da Microsoft.

Tema TAB Glass

Este tema surgiu há cinco dias, digamos que é um tema acabadinho de sair do forno.

TAB Glass é bastante leve para o seu sistema operacional, pois so traz um visual style e um Wallpaper, mas não é por isso que fica atrás de outros.

Pelo contrario, depois de instalado vai ficar com uma area de trabalho simples e moderna.

Este tema é ideal a quem queira personalizar seu desktop e deixa-lo com uma aparencia profissional.

Roda Windows Vista e pode encontrar o download aqui

TAB_Glass_by_dimage_thumb1.jpg picture by deskmodpt

Mude o idioma do Windows Vista

Esta dica é valida para todos que queiram mudar a linguagem do Windows Vista.

Mudar o idioma do Vista sempre foi uma dor de cabeça, pois tinham o Vista Language interface Packs(LIPS), mas so traduzia parte da interface.

O Programa Vistilizador veio resolver o problema, e agora pode traduzir qualquer versão do Windows Vista.

Escolha a versão (32 ou 64 Bits),o idioma e faça o Download na pagina oficial,descompacte o programa e instale.

Este procedimento é muito util a quem queira, ou presize mudar o idioma de seu sistema.

Download