WebM – Novo standard de vídeo para a Web

WebMDurante o evento Google I/O têm sido reveladas várias novidades que terão um impacto significativo para todos nós, utilizadores da Internet, no que toca à visualização de conteúdos multimédia através da web, nomeadamente Video.

O Google, que detinha os direitos do VP8, um codec de vídeo semelhante ao H.264, anunciou a disponibilização do mesmo de forma gratuita e opensource, complementado com o codec de áudio Vorbis.

WebM é o nome do novo formato aberto de vídeo de alta qualidade com estrutura baseada no Matroska que certamente se tornará um standard no que toca a vídeo para a Web. Browsers como o Chrome, Opera e Firefox já estão a implementar o suporte deste novo formato para HTML 5 Video.

Uma vez que o YouTube é uma das maiores fontes de distribuição de conteúdos multimédia, a implementação deste novo codec nos browsers, vai certamente acelerar o processo de distribuição deste novo formato por todo o mundo.

Estamos a atravessar um momento de mudanças no que toca a Standards para a Web.

De lembrar que hoje em dia o uso de dispositivos móveis como smartphones para navegação na web é bastante comum e como existem browsers com suporte a HTML 5 disponíveis para estes dispositivos, é um grande avanço existirem este tipo de codecs.

É também de louvar que hajam alternativas para visualização de vídeos na web que de outra forma só poderiam ser vistos com Flash ou outros plugins que iriam gastar bateria e consumir recursos em excesso, tornando os dispositivos menos eficientes.

Poderá encontrar mais informação acerca deste novo formato no site do projecto WebM.