AudioCommander 4.0 – Converter ficheiros de áudio

AudioCommander (command-line MP3 converter) é uma aplicação bastante útil para quem trabalha com ficheiros de áudio, como DJ ou até mesmo para fazer pequenas simulações ou conversões de formato.

Com o AudioCommander pode converter, codificar e descodificar ficheiros de áudio recorrendo a um ambiente gráfico, ou até mesmo à linha de comandos.

Poderá alterar a frequência, o bitrate, os canais e muito, muito mais, podendo para além disso converter dos formatos de áudio CD, WAV, WMA, OGG, AAC, AC3, AIFF, FLAC, AU, VOX, RAW, PCM, ADPCM, A-LAW, u-LAW, MP2, ALAC, CD, M4A, MP4, WavPack, AVI para outros formatos de ficheiros de áudio como são o exemplo do MP3, WMA, WAV, OGG, AAC, ADPCM, AIFF, AMR, A-LAW, u-LAW ou até VOX.

Para além disso pode usar o AudioCommander como ferramenta de compressão de ficheiros de áudio, permitindo assim por exemplo que comprima ficheiros MP3 de 320kbps para 128kbps de forma a poder colocar muitas mais músicas no seu leitor de mp3 ou gadget com suporte a mp3.

Esta aplicação pode ser bastante útil para quem desenvolva aplicações web em servidores Windows, podendo assim converter áudio directamente no servidor, duma forma semelhante à extensão ffmpeg em servidores Linux.

O AudioCommander celebra a versão 4.0, funciona em Windows 95, 98, me, 2000, XP, 2003 e Windows Vista e tem o preço de 65 dólares americanos.

Site: AudioCommander – command-line audio converter

Traverso DAW – Um editor de áudio livre

O Traverso DAW é um programa open-source de gravação e edição de áudio para GNU/Linux, Mac e Windows.
O programa usa uma técnica não muito comum no software do género para a edição de áudio; todas as alterações feitas ao áudio – filtros, volume, etc – são aplicadas apenas quando se exporta ou toca o projecto. As faixas de 16, 24 e 32 bit são suportadas, bem como os formatos Flac, Ogg, Mp3 e WavPack. Para tudo isto funcionar, são usados os drivers Alsa, PortAudio e, nesta nova versão (0.41.0), Jack. Além de editar e gravar áudio, o Traverso DAW também suporta a gravação de CDs.
Estão disponíveis vários binários para os diferentes sistemas operativos, bem como o código fonte. Só têm que escolher uma destas opções e está dado o primeiro passo para se tornarem no próximo êxito da MTV.

Download