WD Caviar Green de 2 TeraBytes

A Western Digital lançou o WD Caviar Green com capacidade até 2 Terabytes com Cache de 32MB e um buffer máximo de 3 Gb/s.

O WD Caviar Green consome menos 40% de energia e graças a um conjunto de tecnologias permite que o acesso à informação seja feito muito mais rapidamente.

Graças à tecnologia IntelliSeek existe uma redução significativa de vibrações no disco rígido. Já a tecnologia NoTouch permite um desgaste menor da cabeça de gravação.

Para além do modelo de 2TB, o WD Caviar Green está disponível com capacidade de 1,5TB, 1TB com 32MB de Cache e com capacidade de 1TB, 750GB, 640GB e 500GB na versão com 16MB de Cache.

O disco rígido deverá estar a venda nos próximos dias na Fnac, Vobis e Worten, no entanto ainda pouco se sabe em relação ao seu preço.

Apple anunciou iPhone 3G na WWDC08

Ontem foi dia de evento Apple. Realizou-se em São Francisco nos Estados Unidos da América a World Wide Developer Conference 2008, um evento que tem como objectivo chegar mais perto dos programadores e saber o que estes necessitam e como de costume, foram anunciadas algumas novidades.

Como sempre, Steve Jobs começou por fazer um apanhado do sucesso dos produtos da Apple, informando-nos que o iPhone vendeu no seu primeiro ano, cerca de 6 milhões de iPhones.

AppStore

AppStore

Algumas empresas e alguns programadores demonstraram as suas aplicações desenvolvidas para o iPhone e expressaram a sua opinião acerca da sua experiência a programar na plataforma. Entre as demonstrações encontravam-se projectos da Sega, eBay, TypePad e da MLB.com.

As aplicações vão estar disponíveis na AppStore quando esta estiver disponível, sendo o próprio programador a definir o valor que deseja cobrar pela aplicação. Este ficará com 70% do preço final, enquanto que a Apple ficará com o restante para cobrir os custos de alojamento e divulgação. Caso o programador opte por disponibilizar a aplicação gratuitamente, não terá custos adicionais.

A AppStore vai estar disponível em 62 países e será possível fazer o download das aplicações por Wifi, pelo iTunes ou pela rede da sua operadora móvel, no entanto esta ultima opção não estará disponível para ficheiros com tamanho superior a 10MB.

Mobileme

Mobileme Box

Foi apresentado um novo serviço chamado Mobileme que permite ter acesso aos seus dados, como por exemplo calendários, e-mails, documentos ou ficheiros e sincronizar com o seu computador ( PC ou Mac ) e com o seu iPhone.

Este serviço está presente no domínio me.com, tem o valor de $99 dólares no pacote individual ou $149 no pacote familiar e vem substituir o anterior serviço .Mac.

Apresenta um interface web dinâmico nunca antes visto com novidades como drag and drop de múltiplos ficheiros, e-mails ou contactos e ainda pesquisa com resultados em tempo real, tal como se fosse no seu computador.

iPhone 2.0 Software Update

iPhone 2.0 Software Update


Foram dados a conhecer novidades que podemos esperar na iPhone 2.0 Software Update e uma delas bem resolver um problemas com que os desenvolvedores de aplicações 3rd party se depararam, que é o facto de ser impossível correr aplicações em background. Como opção e para reduzir o consumo de energia no gadget, a Apple criou uma solução que permite receber alertas de eventos server-side.

Para além disso, o novo iPhone 2.0 Software permite a pesquisa de contactos, suporte a documentos do iWork e do Microsoft Office, salvar imagens que receba por e-mail no seu iPhone, controlos parentais, máquina de calcular cientifica no modo landscape e ainda suporte a mais linguagens das quais 4 tipos de japonês e chinês tradicional e simplificado com a possibilidade de escrever com o dedo.

O novo software estará disponível gratuitamente para qualquer detentor de um iPhone em Julho e terá um custo de apenas $9.95 para aqueles que tenham um iPod Touch.

iPhone 3G

iPhone 3G

O novo iPhone foi apresentado, chama-se iPhone 3G e tal como o nome indica, integra a tecnologia de transferência de dados 3G, revelando uma velocidade 2,8 vezes mais rápida que a tecnologia EDGE, um novo conector para headphones como os do iPod e ainda inclui o GPS. Para além disso o novo iPhone faz uma melhor gestão da bateria.

A Apple pretende colocar o iPhone disponível em 70 países até ao fim do ano, sendo que no dia 11 de Julho, 22 desses 70 países, incluindo Portugal, vão ter o iPhone disponível pelo preço fantástico preço de 199$ na versão 8GB e 299$ na versão de 16GB. O iPhone 3G 16GB estará disponível em preto e branco.

Falta-nos saber o que Bertrand Serlet falou, horas depois, acerca do novo Mac OS X Snow Leopard.

Entretanto já é possível reservar o seu iPhone na Optimus.

Crowdstatus – organiza os contactos do Twitter em grupos

O Twitter é um serviço muito porreiro, mas infelizmente não nos deixa organizar os contactos. Alguns dos nossos contactos são pessoas que queremos mesmo seguir, outros seguimos por cortesia e outros seguimos porque é uma forma de seguir o seu site sem subscrever a feed.
Seja qual for a razão ou razões, dava jeito poder organizar os contactos em grupos. Isto faz ainda mais sentido quando o número de contactos começa a ter mais que dois dígitos.

crowdstatus

O CrowdStatus é um serviço que permite organizar os contactos do Twitter em grupos. Criam um grupo, inserem o nome de um contacto que querem adicionar ao grupo (não é possível adicionar contactos cujas actualizações sejam privadas) e clicam no botão +. É só isto.
Se quiserem, podem partilhar esse grupo com outras pessoas. Basta clicarem em "Public View Link", no grupo pretendido, e enviarem esse endereço a quem bem entenderem.

via Webware.com

Piwik – opensource web analytics


O Piwik é um script web opensource que lhe permite recolher informações estatísticas do seu site (web analytics), anteriormente conhecido como phpMyVisites.

Com esta ferramenta conseguirá saber quantas visitas únicas teve, que sistema operativo usaram, qual foi a hora em que o site teve mais visitas, qual o País de origem das suas visitas, de onde vieram essas visitas e muito mais.

Para quem está farto de usar o Google Analytics, ou usa ferramentas como o BBclone, mas já está saturado de ver sempre o mesmo aspecto, então esta é a ferramenta ideal para si.

Algumas das features mais importantes são as APIs que poderá usar para obter informação, a possibilidade de adicionar os seus próprios plug-ins personalizados para funções específicas e ainda é possível ordenar as estatísticas ao seu gosto.

Entre outras coisas, é ainda possível adicionar ao seu site, gráficos com estatísticas sobre o mesmo:


Pode ver aqui a demo online, ou se preferir pode fazer download da ultima versão ( necessário servidor com php cenourinhaPosted on Categories OpenSourceTags , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , Leave a comment on Piwik – opensource web analytics

Ubuntu para dispositivos móveis

ubuntu mobile

O Ubuntu chegou aos dispositivos móveis (PDAs e sui generis) com acesso à internet. Ubuntu Mobile é uma variante oficial do Ubuntu – ou seja, mantida pela Canonical e pela comunidade do Ubuntu – que nasceu da colaboração entre a Canonical e a Intel.

O Ubuntu Mobile suporta dispositivos touchscreen, OpenGL, Bluetooth, WiFi, WiMAX, oferece um interface e uma plataforma muito personalizáveis, e um vasto leque de ferramentas que permitem navegar na internet, agendar compromissos, ver tv online e por aí fora.

Ubuntu Mobile

Microsoft novamente multada pela União Europeia

Ouch! A União Europeia aplicou uma multa de 877 milhões de euros à Microsoft, por esta cobrar demasiado dinheiro à concorrência pelo acesso à documentação para criarem aplicações interoperáveis.

A Microsoft já se pronunciou e afirma que esta multa está relacionada com questões passadas, e frisa que agora funciona numa base mais aberta de acesso à documentação.

Fonte: Associated Press, via blog.softwarelivre.sapo.pt

Criador do Slashdot critica os sites comunitários de notícias

Rob Malda, o criador do famoso site de notícias tecnológicas e científicas Slashdot, deu uma entrevista interessante ao jornal New York Times, onde critica as chamadas notícias comunitárias e os métodos de funcionamento utilizados por sites como o Digg.

Robert, mais conhecido como CmdrTack, foi muito contundente nas suas críticas, afirmando que a maioria deste tipo de sites está sujeita às vontades de uma pequena minoria de utilizadores que funciona quase como uma máfia. O Digg foi dado como exemplo.

"A lot of these community news sites are all about Ron Paul. Ron Paul may be a valid candidate. But what that is really demonstrating is that you are seeing 1 or 2 percent of a community shaping where the whole community is going. A small dedicated group of people can manipulate these sites very easily.”

CmdrTaco fala ainda do método "tradicional" de moderação empregado no Slashdot, agora propriedade da Sourceforge Inc e deixa sugestões para Digg e companhia.

Entrevista

Mahalo Follow 3.0 permite o envio de links para o Twitter

O motor de busca semântico/social Mahalo.com lançou a versão 3.0 da sua barra de ferramentas: a Mahalo Follow.

Esta barra de ferramentas permite pesquisar no Mahalo, recomendar links para este serviço e descobrir links de interesse. E agora também permite enviar links para os serviços web Twitter, Ma.gnolia e Del.icio.us.

O Mahalo Follow está disponível para o Firefox 1.5 e superior, Internet Explorer 6 e posterior e Flock 1.0 e posterior.