Notícias do WebTuga no seu site

WebTuga Noticias

A partir de agora é mais fácil adicionar as noticias do WebTuga no seu site, bastando adicionar o seguinte código em qualquer pagina do seu site:

<script src="http://widgets.webtuga.com/widgetrss.php" type="text/javascript"></script>

Poderá personalizar o widget via css, alterando os atributos da id “webtugarss” e criar um widget que se integre no seu design, veja este exemplo:

WebTuga Widget RSS Green

Espero que gostem e que usem… cliquem aqui para ver uma demonstração.

Ptwix – Tweets no seu site ou blog

PtwixPtwix é uma ferramenta escrita em PHP e AJAX que permite mostrar os seus tweets ou os tweets dos seus amigos numa página e também permitir que outras pessoas o sigam pelo widget.

Poderá personalizar o seu theme, escolhendo um dos 3 temas disponíveis e alterando as imagens e as folhas de estilo.

O widget é de fácil configuração, permitindo-lhe alterar as dimensões e o tipo de timeline que deseja mostrar, através do código. Para além disso, o widget permite-lhe actualizar os tweets clicando apenas num botão, sem ter que fazer refresh total à página.

Para que o widget corra, basta ter uma conta de alojamento com PHP 5 e com a biblioteca Curl. Poderá no entanto usar o Ptwix sem o Curl, no entanto apenas funcionará para a sua timeline e não a dos seus amigos.

Poderá ver uma demo do Ptwix a funcionar aqui e fazer ver as instruções de instalação e download aqui.

MyTvShows – Gerir os episódios das tuas séries

MyTVShows

O MyTVShows é provavelmente o site mais útil na Internet para os viciados em séries. Desenvolvido pelo Ivo Gomes (penso que este projecto nasceu no CodeBits 2007, apesar de só ter sido apresentado no Codebits 2008), o MyTVShows permite gerir cada episódio de cada série que segue e ainda fazer novas amigos com os mesmos interesses que os seus.

Gerir episódios

O MyTVShows tem uma base de dados com bastantes séries, pelo que será muito difícil não encontrar as suas séries preferidas.

Graças ao MyTVShows é bastante fácil fazer a gestão dos episódios que já viu e daqueles que ainda não viu. Assim nunca irá ficar com um episódio por ver.

Para além disso é possível ainda saber quanto tempo “gastou” a ver todos cada episódio, cada temporada, cada série ou na totalidade e ver quantas pessoas acompanham as mesmas séries que você.

Importar informação das séries, temporadas e episódios

Ao adicionar novas séries ao seu perfil, o MyTVShows irá importar informação relativa à série, às temporadas e aos episódios. Dessa forma não terá de adicionar manualmente as séries, o que irá facilitar o trabalho e poupar-lhe muito tempo.

Verificar novos episódios

Sempre que saia um novo episódio de uma série à qual está subscrito, o MyTVShows vai informar-lhe.

Notícias acerca de séries

O MyTVShows recolhe noticias directamente do BuddyTV para o manter a par das recentes novidades de cada série que segue.

Legendas para séries

Apesar de ver muitas séries, quase nunca recorro a legendas, no entanto como nem todas têm as mesmas ideias, o MyTVShows mostra-lhe links de vários sites de legendas para cada episódio.

Avaliar séries e episódios

Poderá no MyTVShows ver qual o ranking de certos episódios e séries e ainda poderá dar a sua própria avaliação, assim mais tarde poderá saber quais foram as séries que mais gostava de ver.

Curiosamente acompanho ou acompanhei todas as séries que estão nas primeiras 10 posições do ranking total.

MyTVShows no Twitter

Através do Twitter, é possível marcar os episódios como vistos, graças ao @Caneco.

Widgets MyTVShows

Recentemente foi adicionada uma ferramenta que lhe permite colocar no seu site/blog os últimos episódios que viu, para tal basta colocar uma pequena widget javascript no seu site.

Multi-língua

Por ultimo, falta dizer que o site está disponível em 3 línguas, Português, Francês e Inglês e provavelmente irá estar disponível em outras línguas.

Afinal, o que é nacional é bom! Obrigado Ivo Gomes pelo excelente site.

iPhone 3G – O que lhe falta?

iPhone 3G Portugal

Toda a gente fala da compra do iPhone, no entanto a meu ver, um gadget do género necessitava de algo mais para valer a pena a sua compra.

São pequenas coisas, que fazem a diferença, e passo a listar-las:

– Gravação de vídeo:

Pessoalmente já tive contacto com vários iPhones ( != iPhone 3G ) e uma das coisas que reparei foi que o Gadget contei uma câmara bastante boa. No entanto, é impossível por defeito gravar vídeos com a mesma, isto porque facilmente alguém criará uma aplicação que grave uma sucessão de imagens, no entanto seria muito melhor se essa aplicação existisse por defeito, pois até o meu Fake iPhone pessoal permite a gravação de vídeos.

– Copiar & Colar

É uma das opções que os utilizadores tem vindo requisitar é a necessidade de poder copiar e colar conteúdo de umas aplicações para as outras, no entanto penso que isto vai ser um pouco difícil de incorporar no sistema actual, pois o mesmo não permite que as aplicações corram em background.

– Mudança de capas

Se toda a gente agora vai ter um iPhone, porque não permitir que seja possível alterar-lhe as capas? É que assim já não dá para dizer “Ah e tal, o meu telemóvel é mais bonito que o teu…”, se todos os telemóveis forem iPhones, são todos iguais, podemos é dizer… “Ah e tal… o teu iPhone deve ser muito mal tratado… já tem a capa toda preta e tudo… não o limpas?”.

Seria uma boa aposta para a Apple, que possivelmente iria aumentar as vendas nas lojas dos chineses em Portugal.

No entanto é fabuloso, como a Apple lança 2 telemóveis e consegue revolucionar todo o mercado que de uns anos para cá estava estagnado sem nenhumas mudanças.

CMS sem base de dados

CMS Sem base de dados

Hoje em dia, qualquer plano de alojamento de qualquer empresa de hosting tem suporte a pelo menos uma base de dados.

No entanto, para aqueles servidores que não têm suporte ou aqueles que atingiram o limite máximo da base de dados no seu plano de alojamento, existe uma solução para esse problema: usar um CMS que não use uma base de dados, mas sim um ficheiro de texto para guardar a informação.

Desta forma, os ficheiros de texto vão realizar a mesma tarefa que uma base de dados, não havendo a necessidade de haver outro módulo a correr no servidor para a base de dados, tal como no caso do MySql.

Em baixo, deixo algumas soluções de sistemas de gestão de conteúdo que não necessitam de base de dados para correrem.

Flatpress

Já aqui tínhamos falado acerca do Flatpress. Um cms opensource para a plataforma de blogging, bastante semelhante ao WordPress, mas que não necessita de base de dados MySql.

Usa o sistema de templates Smarty e tem o suporte para Widgets e Plugins, tal como no WordPress.

Caso queira e após a instalação e o uso intensivo do FlatPress, deseje instalar o WordPress, poderá importar a base de dados usando este script.

Pivot

O Pivot é uma ferramenta gratuita, distribuída sob a GNU Public General License, que lhe permite criar páginas dinâmicas, como pequenos blogs ou jornais online em PHP, sem a necessidade de funções ou base de dados adicionais.

A razão pela qual o Pivot usa ficheiros de texto e não uma base de dados para guardar a informação, é fazer com que o sistema possa correr numa quantidade maior de servidores possível.

Cute News

Cute News é um poderoso sistema de gestão de notícias que permite facilmente adicionar notícias, comentários, efectuar pesquisas e envio de ficheiros, tudo sem a necessidade de usar MySql.

Para além de um excelente editor WYSIWYG, apresenta ainda um sistema de templates bastante fácil de usar.

simplePHPblog

simplePHPblog é a mais simples ferramenta de criação de blogs que pode existir.

Com este cms poderá em poucos segundos ter o seu blog com as funções básicas e sem a necessidade de uma base de dados.

CMSimple

Um cms dividido em duas versões, uma comercial e outra sob as licenças GPL e AGPL 3. Visite o site do CMSimple OpenSource.

E pronto, penso que podemos ficar por aqui. Caso seja programador e tenha criado algum CMS, leia acerca do txtsql e faça uma versão do seu gestor que não necessite de base de dados.

MessengerTV para Windows Live Messenger

A partir do dia 8 de Maio, o Windows Live Messenger recebeu uma nova actividade chamada MessengerTV ( ver aqui ).

O MessengerTV permite aos utilizadores do serviço, visualizarem vídeos do portal MSN Video em simultâneo com os seus contactos.

Para tal deverá adicionar o utilizador robot do MessengerTV ( messengertv@live.com ) e em seguida enviar uma mensagem a esse mesmo contacto, que irá convidar-lo para iniciar a actividade de MessengerTV.

Aparecerá uma widget na sidebar, tal como aparece em baixo:

Curiosidade: Algum dos desenvolvedores da Microsoft, responsável pelo site do MessengerTV esqueceu-se de retirar o lorem ipsum… 😛

Skribit – Permita aos seus visitantes deixar sugestões

WebTuga Skribit

Hoje em dia podemos dividir os sites em dois tipos: aqueles feitos para os utilizadores; aqueles feitos para os motores de busca e para ganhar dinheiro.

Para quem faz os sites para fornecer um serviço ou informar os utilizadores, é bastante importante saber a opinião e as sugestões que os seus visitantes têm.

O Skribit é um novo serviço web que permitirá aos seus visitantes enviarem sugestões e ainda submeter as sugestões a votos. através de uma widget.

E como o WebTuga gosta sempre de saber a opinião dos seus leitores e membros da comunidade, decidimos colocar aqui o widget criado pelo Skribit para saber o que poderíamos fazer para melhorar o WebTuga.

eyeOS 1.6 – Gala Sync

eyeos 1.6 Gala Sync

Enquanto que no mundo dos sistemas operativos para desktop e servidores as atenções estão todas viradas para o Ubuntu 8.0.4 Hardy Heron, o mundo dos sistemas operativos on-line recebe grandes novidades.

Hoje nas minhas leituras diárias, reparei num "post" do meu colega Bit.ate do PlanetGeek que fala sobre a nova versão do eyeOS.

O famoso eyeOS, um sistema operativo on-line open-source, recebeu ontem uma das maiores actualizações desde a sua existência.

Na versão eyeOS 1.6 “Gala Sync”, todos os esforços foram centrados na melhoria da experiência do utilizador com este sistema, tendo sido implementadas novas aplicações e novas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de web-apps para este sistema operativo.

Gala Sync tras novidades fresquinhas como um novo sistema de Drag and drop, novos widgets, um novo leitor de rss ( eyeFeeds ), um novo editor de texto com cores para as principais linguagens de programação e um sistema de auto-completar para facilitar a programação on-line, um IDE para desenvolvimento chamado eyeCode, uma nova calculadora e ainda um novo jogo chamado eyeTetravex.

No entanto a novidade mais relevante no eyeOS é a possibilidade de criar aplicações capazes de comunicar com o seu sistema operativo Desktop, sendo o eyeSync uma das primeiras aplicações que permite sincronizar os seus sistemas operativos.

Para já a versão 0.1 do eyeSync só está disponível para macOSx e para Linux, no entanto nas próximas semanas estará pronta para correr em Windows.

+info

FileQube – mais um serviço de armazenamento de ficheiros

Nos serviços de alojamento de ficheiros, opções gratuitas é coisa que não falta: Box.net, Mediamax.com, Divshare.com, ElephantDrive.com, etc, etc, etc… Eu ainda podia inserir aqui mais uns quantos que tenho nos meus favoritos, uns melhores que outros, mas não vale a pena estar a bombardear-vos com serviços deste género.
Mas vou falar-vos de mais um que apareceu, chamado FileQube. Este serviço é muito semelhante ao Box.net, como poderão ver pela lista de funcionalidades; contudo, tem algumas características bem mais interessantes:
– 2 GB de espaço para as contas gratuitas
– partilha de ficheiros através de widgets,
– organização de ficheiros por tags
– upload de múltiplos ficheiros
– limite máximo do tamanho dos ficheiros a 150MB para os utilizadores que não têm conta registada e 500MB para quem tem conta no FileQube
– partilha de pastas
– acesso aos ficheiros através de RSS
– downloads directos
– interface agradável
– apenas 512 MB de tráfego
O serviço parece ser interessante: 2GB de espaço e organização de ficheiros por tags são funcionalidades bastante apelativas. Mas se utilizarem o FileQube para partilhar ficheiros com os vossos colegas, familiares e amigos, o limite do tráfego a 512 MB estraga tudo.

FileQube, via 2.0 Webmania

Homepagle – a sua homepage personalizada

homepagle

Já todos nós conhecemos serviços de Start-pages como por exemplo o Netvibes ou o Google IG que nos permitem adicionar widgets e personalizar a nossa homepage do browser com bastantes funções. Por defeito o Firefox e outros browsers têm uma página de pesquisa como homepage.

O Homepagle é um serviço que lhe permite ter um motor de busca como homepage, mas com um background personalizado ao seu gosto.

Uma ideia bastante inovadora e que provavelmente vai ser bem recebida por muitos internautas.

Site: Homepagle