FormSpring, pergunta-me qualquer coisa!

FormSpring

O FormSpring é a mais recente moda das Interwebz. Este novo projecto tem como objectivo permitir às pessoas fazerem perguntas a outros membros do site.

As perguntas poderão ser feitas anonimamente ou utilizando a sua identificação no site. O membro poderá ou não responder às perguntas que lhe são feitas.

Poderá questionar a idade, os passatempos ou até mesmo brincar um pouco com os jogos de perguntas e respostas.

Este serviço funciona independente de qualquer outro, no entanto é possível agregar a sua conta do Twitter de forma a que os seus seguidores sigam também as suas respostas. Poderá também integrar a sua conta Facebook, o seu Tumblr ou até mesmo o seu Blogspot no FormSpring.

O FormSpring permite-lhe personalizar o aspecto da sua página e incluí também Widgets para que os seus colegas lhe possam fazer as perguntas através do seu site.

Ask me anything ou Pergunte-me qualquer coisa, é a frase que define melhor este site. E tu? Estas preparado para me fazer perguntas? Então utiliza o widget abaixo:

Dailybooth – uma fotografia por dia

dailybooth

Enquanto que a filosofia do Twitter é facilitar o blogging e tornar-lo numa pratica rápida, o Dailybooth tem outro objectivo.

Provavelmente já viu um desses vídeos de pessoas que tiram fotos todos os dias durante meses, anos ou até décadas. Pois muito bem, o Dailybooth permite-lhe tirar fotos sucessivas quando desejar e guardar-las com alguma nota associada e posteriormente publicar no seu site ou blog utilizando um dos dois widgets disponíveis.

Tal como no Twitter, é possível também no Dailybooth seguir outras pessoas e verificar as ultimas fotos delas. Quem quiser seguir-me, o perfil é o do costume @cenourinha (com uma directa em cima).

Acho engraçada a ideia, visto que já cheguei a tirar fotos diariamente para fazer algo do género, mas tive azar ao ter que formatar o disco. De qualquer forma, espero que gostem, deixo-vos com um vídeo feito por uma user desta comunidade a explicar em que consiste o Dailybooth:

Guia definitivo do Deskmod

O deskmod é uma forma de editar o interior do desktop para deixa-lo mais atractivo visualmente, mais funcional,para dar um toque mais pessoal.

Existem muitas maneiras de personalizar o seu desktop e vamos explicar as principais funcionalidades e que programas usar, para intendermos melhor este mundo.

Temas – um tema é um arquivo que pode permitir mudar a aparência do windows na sua totalidade,ou parcial,podendo alterar janelas, cursores, ícones, sons, mas um tema não necessita de ter todos estes elementos para ser considerado um tema.

Visual styles – ou estilos visuais é algo mais completo, podendo alterar a barra de tarefas, o fundo, janelas do windows, entre outras, mas estas são as mais notáveis e importantes.

Widgets – Trata-se de objectos no desktop, existem widgets para tudo o que possa imaginar,entretanto os mais utilizados são:calendários, relógios e indicadores do tempo meteorológico.

Sidebar – é um painel que pode ser encontrado tanto no lado direito do ambiente de trabalho (posição padrão), como no lado esquerdo em que pode colocar ícones, e tem incluso widgets, são bastante funcionais e é uma das funções inclusas no windows vista.

uxTheme patch – é o programa que faz a modificação no sistema operacional, permitindo que o seu windows use sem nenhum problema de compatibilidade, temas produzidos por terceiros.

– Style xp – este programa permite gerenciar e rotacionar temas, estilos visuais, backgrounds, logons, telas de boot, ícones, e etc.

WindowsBlinds – possibilita transformar totalmente a aparência do Windows, das janelas até o botão iniciar.Pode escolher centenas de skins, com ele consegue meter seu windows idêntico a outros sistemas operativos.

– ObjectDock – é a dock mais conhecida de todas, com ela instalada pode ter acesso directo a partir da dock a qualquer programa quando assim configurada.

RocketDock – identica a anterior RocketDock é uma barra de atalhos altamente configurável onde o usuário pode adicionar atalhos à barra apenas arrastando o atalho para a barra.

IconPackager – é possível substituir todos os ícones do windows muito facilmente.

Avedesk – cria atalhos de suas pastas, drivers, programas, calendários, etc… na área de trabalho, permite também mudar a aparência dos ícones, aplicativos, tamanho, cor, transparência, posição entre outras.

CursorXP – muda a aparência do cursor e também poderá criar ícones ao seu estilo.

NetVibes com suporte para OpenSocial

NetVibes

O NetVibes tem sido para mim um dos projectos mais bem conseguidos na Web 2.0.

Desta vez o NetVibes apresenta uma interface redesenhada e o suporte para OpenSocial.

No NetVibes poderá agregar a partir de agora não só notícias de blogs/sites por RSS, ou conteúdo das Widgets disponíveis no UWA, mas também colocar na sua página inicial informação acerca dos seus contactos das redes sociais em que participa.

Com o OpenSocial poderá juntar o MySpace, Hi5, Orkut, FaceBook e o Friendster numa única página em conjunto com as notícias dos blogs que lê.

Deixo aqui um conjunto de vídeos que representam e demonstram algumas das novidades do NetVibes.

NetVibes: Canvas View

NetVibes: Feed Views

NetVibes: OpenSocial + UWA

NetVibes: Layout Flexível

Junte-se ao Universo WebTuga no NetVibes.

360 Descktop

Download

360desktop traz uma experiência moderna para visualização da Área de Trabalho, permitindo realizar giros de 360 graus. O programa oferece opções para que você crie um plano de fundo personalizado, aplicando Papéis de Parede próprios do 360desktop, além de poder inserir vários widgets (pequenos aplicativos com uma interface gráfica disponíveis, geralmente, no desktop) na Área de Trabalho.

CMS sem base de dados

CMS Sem base de dados

Hoje em dia, qualquer plano de alojamento de qualquer empresa de hosting tem suporte a pelo menos uma base de dados.

No entanto, para aqueles servidores que não têm suporte ou aqueles que atingiram o limite máximo da base de dados no seu plano de alojamento, existe uma solução para esse problema: usar um CMS que não use uma base de dados, mas sim um ficheiro de texto para guardar a informação.

Desta forma, os ficheiros de texto vão realizar a mesma tarefa que uma base de dados, não havendo a necessidade de haver outro módulo a correr no servidor para a base de dados, tal como no caso do MySql.

Em baixo, deixo algumas soluções de sistemas de gestão de conteúdo que não necessitam de base de dados para correrem.

Flatpress

Já aqui tínhamos falado acerca do Flatpress. Um cms opensource para a plataforma de blogging, bastante semelhante ao WordPress, mas que não necessita de base de dados MySql.

Usa o sistema de templates Smarty e tem o suporte para Widgets e Plugins, tal como no WordPress.

Caso queira e após a instalação e o uso intensivo do FlatPress, deseje instalar o WordPress, poderá importar a base de dados usando este script.

Pivot

O Pivot é uma ferramenta gratuita, distribuída sob a GNU Public General License, que lhe permite criar páginas dinâmicas, como pequenos blogs ou jornais online em PHP, sem a necessidade de funções ou base de dados adicionais.

A razão pela qual o Pivot usa ficheiros de texto e não uma base de dados para guardar a informação, é fazer com que o sistema possa correr numa quantidade maior de servidores possível.

Cute News

Cute News é um poderoso sistema de gestão de notícias que permite facilmente adicionar notícias, comentários, efectuar pesquisas e envio de ficheiros, tudo sem a necessidade de usar MySql.

Para além de um excelente editor WYSIWYG, apresenta ainda um sistema de templates bastante fácil de usar.

simplePHPblog

simplePHPblog é a mais simples ferramenta de criação de blogs que pode existir.

Com este cms poderá em poucos segundos ter o seu blog com as funções básicas e sem a necessidade de uma base de dados.

CMSimple

Um cms dividido em duas versões, uma comercial e outra sob as licenças GPL e AGPL 3. Visite o site do CMSimple OpenSource.

E pronto, penso que podemos ficar por aqui. Caso seja programador e tenha criado algum CMS, leia acerca do txtsql e faça uma versão do seu gestor que não necessite de base de dados.

eyeOS 1.6 – Gala Sync

eyeos 1.6 Gala Sync

Enquanto que no mundo dos sistemas operativos para desktop e servidores as atenções estão todas viradas para o Ubuntu 8.0.4 Hardy Heron, o mundo dos sistemas operativos on-line recebe grandes novidades.

Hoje nas minhas leituras diárias, reparei num "post" do meu colega Bit.ate do PlanetGeek que fala sobre a nova versão do eyeOS.

O famoso eyeOS, um sistema operativo on-line open-source, recebeu ontem uma das maiores actualizações desde a sua existência.

Na versão eyeOS 1.6 “Gala Sync”, todos os esforços foram centrados na melhoria da experiência do utilizador com este sistema, tendo sido implementadas novas aplicações e novas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de web-apps para este sistema operativo.

Gala Sync tras novidades fresquinhas como um novo sistema de Drag and drop, novos widgets, um novo leitor de rss ( eyeFeeds ), um novo editor de texto com cores para as principais linguagens de programação e um sistema de auto-completar para facilitar a programação on-line, um IDE para desenvolvimento chamado eyeCode, uma nova calculadora e ainda um novo jogo chamado eyeTetravex.

No entanto a novidade mais relevante no eyeOS é a possibilidade de criar aplicações capazes de comunicar com o seu sistema operativo Desktop, sendo o eyeSync uma das primeiras aplicações que permite sincronizar os seus sistemas operativos.

Para já a versão 0.1 do eyeSync só está disponível para macOSx e para Linux, no entanto nas próximas semanas estará pronta para correr em Windows.

+info

FileQube – mais um serviço de armazenamento de ficheiros

Nos serviços de alojamento de ficheiros, opções gratuitas é coisa que não falta: Box.net, Mediamax.com, Divshare.com, ElephantDrive.com, etc, etc, etc… Eu ainda podia inserir aqui mais uns quantos que tenho nos meus favoritos, uns melhores que outros, mas não vale a pena estar a bombardear-vos com serviços deste género.
Mas vou falar-vos de mais um que apareceu, chamado FileQube. Este serviço é muito semelhante ao Box.net, como poderão ver pela lista de funcionalidades; contudo, tem algumas características bem mais interessantes:
– 2 GB de espaço para as contas gratuitas
– partilha de ficheiros através de widgets,
– organização de ficheiros por tags
– upload de múltiplos ficheiros
– limite máximo do tamanho dos ficheiros a 150MB para os utilizadores que não têm conta registada e 500MB para quem tem conta no FileQube
– partilha de pastas
– acesso aos ficheiros através de RSS
– downloads directos
– interface agradável
– apenas 512 MB de tráfego
O serviço parece ser interessante: 2GB de espaço e organização de ficheiros por tags são funcionalidades bastante apelativas. Mas se utilizarem o FileQube para partilhar ficheiros com os vossos colegas, familiares e amigos, o limite do tráfego a 512 MB estraga tudo.

FileQube, via 2.0 Webmania

Homepagle – a sua homepage personalizada

homepagle

Já todos nós conhecemos serviços de Start-pages como por exemplo o Netvibes ou o Google IG que nos permitem adicionar widgets e personalizar a nossa homepage do browser com bastantes funções. Por defeito o Firefox e outros browsers têm uma página de pesquisa como homepage.

O Homepagle é um serviço que lhe permite ter um motor de busca como homepage, mas com um background personalizado ao seu gosto.

Uma ideia bastante inovadora e que provavelmente vai ser bem recebida por muitos internautas.

Site: Homepagle

Google Spreadsheet com suporte para widgets

O Google adicionou novas funcionalidades ao seu pacote de ferramentas de produtividade, o Google Docs, e melhorou algumas já existentes.

As novas funcionalidades do Google Docs, por enquanto apenas disponíveis no Google Spreadsheet, são a notificação dos utilizadores quando um valor de uma folha de cálculo é alterada e o suporte para widgets.

Estas widgets irão permitir a adição de novas funcionalidades, não só pelo próprio Google, mas também por qualquer utilizador que queira implementar algo de que necessite. E poderão ser integradas no iGoogle e qualquer outro site que as suporte.

A notificação de alterações de valores é uma funcionalidade que poderá ser útil em documentos partilhados entre utilizadores. Essa notificação poderá ser feita após a alteração de um valor ou uma vez por dia; e inclui uma link para a folha de cálculo alterada, o que foi alterado e quem fez a alteração.

O Google parece estar a querer atrair as PMEs para as suas ferramentas de produtividade. Mas estarão elas prontas para largar as ferramentas proprietárias que os fecham, quais algemas a apertar os pulsos?

via Blogoscoped.com e Pcworld.com