Windows 8 estreia no outono

A versão beta do Windows 8 deverá começar a ser distribuída no outono de 2011. A versão definitiva do futuro sistema operativo da Microsoft só deverá chegar às lojas da especialidade no outono de 2012.

Dan’l Lewin, vice-presidente da Microsoft, admitiu que a versão beta do Windows 8 deverá ser lançada pouco depois da conferência BUILD que a Microsoft tem agendada para setembro.

Segundo o DailyTech, esta não foi a única “fuga de informação” quanto às datas de estreia do novo Windows: Lewin terá também referido que a Microsoft pretende fazer afinações e eliminar bugs da versão beta durante um ano. O que remete para o outono de 2012 o lançamento da versão comercial do Windows 8.

O vice-presidente da Microsoft confirmou ainda que o Windows 8 é mesmo o sistema operativo escolhido para “atacar” o segmento dos tablets.

Mozilla divulga planos para o Firefox 4

A Mozilla revelou os seus planos para a próxima versão do browser Firefox e a grande mensagem que passou foi o facto de quererem fazê-lo “super rápido“.

Uma das grandes alterações levadas a cabo no Firefox 4 foi o restyling da interface, que agora está mais limpa e directa com um um estilo “à la Google Chrome“. A justificação para este novo visual, segundo Mike Beltzner (director do projecto Firefox) é que um browser com um visual mais limpo transmite melhor a sensação de velocidade ao navegar (veja-se o exemplo do Google Chrome).
Outro ponto positivo é o facto de o Firefox 4 tirar muito mais partido da interface Aero e OS X, respectivamente:

Algumas características e controlos considerados dispensáveis pela equipa do Firefox serão removidos nesta nova versão, para darem lugar a um melhor desempenho do browser. Beltzner está ciente de que estas remoções poderão gerar descontentamento entre a comunidade de utilizadores, mas avança que estas alterações são pelo melhor.

Uma característica do Firefox 4 que deverá agradar à grande maioria dos utilizadores será a capacidade de se actualizar internamente (igual ao Google Chrome), de maneira a evitar o modo irritante como actualmente somos avisados de que existe um update por fazer.

A Mozilla não se esqueceu dos developers, e assim sendo, o Firefox 4 irá tirar partido da API Jetpack, que permitirá aos developers desenvolverem add-ons em HTML, CSS e Javascript. E segundo a Mozilla, os add-ons construídos sob esta API não irão bloquear o browser por completo, como acontece várias vezes com as versão actuais. Uma óptima notícia, portanto.

A Mozilla aponta Novembro como data de lançamento do Firefox 4.

Windows Phone 7 Series

Steve Balmer apresentou esta manhã na Mobile World Congress 2010 a nova versão do Windows Mobile, denominada de Windows Phone 7 Series.

Não foi só o nome do SO que mudou completamente. O código fonte das versões anteriores foi completamente descartado e foi tudo feito de raiz.

A típica interface que conhecíamos do Windows Mobile também desapareceu e deu lugar a uma interface mais direcionada às redes sociais e que parece ser mais intuitiva de usar. Outra boa notícia deste novo sistema operativo é que não implica o uso constante do stylus como acontecia nas versões anteriores.

Como seria de esperar, o 7 Series interage com outros serviços Microsoft tais como o Xbox LIVE (profiles e avatars) e o Zune, que servirá de leitor de música.

Ao que parece a Microsoft está a exigir hardware de grande capacidade nos futuros smartphones que irão correr o 7 Series, de modo a que os utilizadores desfrutem ao máximo da experiência do novo Windows. E para além disto, software como o Sense da HTC ou o TouchWiz da Samsung deixarão de ser permitidos nos smartphones com o novo Windows, fazendo com que o sistema operativo mantenha uma imagem singular em todos os smartphones onde se encontre instalado.

Aqui fica um vídeo com um preview do Windows Phone 7 Series:

Será este sistema operativo suficiente para a Microsoft alcançar o iPhone OS ou o Android?

Steve Ballmer apresenta Slate PC

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, apresentou esta semana na CES 2010 três modelos de Slate PC a correr Windows 7 com suporte multi-touch. Dos três modelos, o que mais despertou a atenção foi o Slate PC da HP que, coincidência ou não, faz lembrar um iPhone em tamanho XL. Ballmer mostrou este dispositivo a correr o software Kindle (sob Windows 7) que lhe permite ler e-books.

Existem várias fontes que dizem que este Slate PC também poderá sair numa versão com o sistema operativo Android. A HP ainda não divulgou mais informações sobre o seu Slate PC, apenas que será comercializado este ano.

VLMC – Editor de vídeo gratuito e multiplataforma

VLMCMuito se tem falado da falta de programadores para continuar a desenvolver a versão macOSx do reprodutor de vídeo opensource VLC, no entanto o projecto está em grande e pretendem agora lançar um editor de vídeo opensource multi-plataforma.

Chama-se VLMC (VideoLAN Movie Creator) e é sem dúvida um dos projectos opensource mais falados do momento. O VLMC vai permitir a edição básica de vídeos em várias plataformas sem que o utilizador tenha que pagar um único cêntimo por isso.

Veja abaixo um vídeo do software a correr em Ubuntu:

VLMC (VideoLAN Movie Creator) is a free video editing software,
offering features to realize semi-professional quality movies,
but with the aim to stays simple and user-friendly.

VLMC will be available very soon in a pre-release version for Linux, Windows and Mac, stay tuned !

via VLMC

Seesmic com cliente nativo para Windows

O cliente de Twitter e Facebook, Seesmic, já existe há algum tempo e sempre funcionou sob a base Adobe Air, à semelhança da maior parte dos clientes Twitter para Windows.
Mas agora a Seesmic anuncia uma versão nativa para Windows do seu cliente.

Para além de não necessitar do Adobe Air instalado para funcionar, o Seesmic agora suporta userlists do Twitter e ostenta um visual que encaixa na perfeição no ambiente Windows (especialmente no Windows Vista/7 com efeitos Aero). As funcionalidades que o Seesmic já possuía anteriormente estão presentes nesta nova versão, tais como o suporte para várias contas de utilizador e a utilização de serviços de terceiros (Bit.ly, Tr.im, YFrog, Twitpic, etc).

Embora ainda não tenha sido lançado oficialmente e ainda só suporte contas de Twitter (suporte para Facebook brevemente), a versão preview do Seesmic já se encontra disponível para download. Pode descarregar o Seesmic aqui: http://d.seesmic.com/swin/

Volery – Instalar software comum no Windows

Volery

O Volery é um aplicação web que permite a criação de um pacote de instalação com várias aplicações comuns para o utilizador instalar no seu Windows.

As aplicações disponíveis são conhecidas e instaladas com os dados default e sem lixo desnecessário como toolbars, etc.

Poderá adicionar várias ferramentas no seu pacote, incluindo Firefox, Safari, Skype, Adobe Reader, Google Chrome, Winamp, Dropbox, OpenOffice, Thunderbird, BumpTop, VLC, uTorrent, iTunes, Spotify, Songbird, Evernote, IrfanView, eMule, 7-Zip, WinRAR, KMPlayer, Avast, AVG, Notepad++, Python, RealVNC, Putty, WinSCP, plugins Flash, Foxit Reader, Gimp, Java, Opera, FileZilla, CCleaner, Picasa, Pidgin, CutePDF, Defraggler, XnView, Launchy e finalmente o Google Earth.

No final basta esperar que o pacote seja gerado e instalar.

Windows 7 a £30/$30

A Microsoft irá realizar uma campanha na qual os estudantes do Reino Unido e da América, irão ter a oportunidade de adquirir o Windows 7 por £30/$30.

Utilizando apenas o email da universidade, os estudantes poderão adquirir o Windows 7 Home Premium ou o Windows 7 Professional  a um baixo preço!

Esta campanha entra em vigor no dia 30 de Setembro de 2009 e será  válida até Janeiro de 2010.

Segundo o que também foi dito, esta campanha será alargada para os seguintes países: Canada, França, Alemanha, Coreia e México, no entanto irá haver nestes países um ajuste nas datas e nos preços.

Microsoft