WordPress 2.9.2

Wordpress Logo

Foi anunciado no blog de desenvolvimento do WordPress a disponibilidade imediata da nova versão da ferramenta de blogging que corrige alguns problemas de segurança que podem ser explorados em blogs onde existam múltiplos autores.

Se tem um site a correr a plataforma WordPress e vários autores, onde não confie a 100% nas intenções destes, deverá imediatamente fazer o upgrade para esta nova versão. O WordPress 2.9.2 está já disponível para download também em Português e o upgrade pode ser feito como sempre de forma automática através do painel de administração (não se esqueça de efectuar uma cópia de segurança antes de proceder a qualquer actualização).

A actualização é fácil e rápida de efectuar, em apenas meia hora actualizei 21 instalações WordPress e respectivos plugins sem qualquer problema.

Para além do lançamento do WordPress 2.9.2, gostaria também de realçar que a comunidade WordPress Portugal tem agora um novo espaço com as mais recentes novidades dos projectos que estão directa ou indirectamente ligados ao projecto WordPress.

WordPress 2.9.1

WordpressUma nova versão do WordPress está disponível corrigindo alguns erros de menor significância como o agendamento de posts e pingbacks que falhava em alguns servidores devido a incompatibilidades.

O WordPress 2.9.1 pode ser actualizado automaticamente através do painel de controlo em Tools > Upgrade.

Pode ver aqui o anúncio oficial do lançamento desta versão do blogging system.

WordPress 2.9 disponível

A Automattic acaba de disponibilizar a versão 2.9 do WordPress, o mais popular CMS dirigido a blogs e pequenos sites. Seis meses após a versão 2.8 ter saído, Matt Mullenweg, fundador desta plataforma de blogging, avança no blog oficial do WordPress que esta versão 2.9 conta com cerca de 500 correcções de bugs e melhoramentos, pelo que o upgrade é recomendado.

A nova versão pode ser descarregada manualmente no site do WordPress (http://wordpress.org/download/) ou através de upgrade dentro do CMS WordPress.

GlotPress – Ferramenta de tradução de Software

GlotPress

O GlotPress é uma ferramenta web based opensource (GPL) disponibilizada pela Automattic que permite a colaboração de equipas na tradução de software.

Se está actualmente a desenvolver um software ou mesmo a traduzir os textos de um site estático em várias línguas, então esta ferramenta é ideal para si.

Apesar de ser web based é totalmente funcional, permitindo a filtragem das strings para tradução, paginação, validação, importação e exportação, API e para além disso é bastante fácil adicionar novas línguas.

Pode encontrar mais informações sobre este software aqui.

WordPress 2.8.6

O WordPress é um CMS (Content Management System) optimizado para blogs e pequenos sites, mas que pode ser muito facilmente adaptado para outros projectos graças à quantidade de plugins e themes disponíveis para a plataforma.

Foi lançada à menos de 1 hora a actualização para o WordPress 2.8.6, recomenda-se a todas as pessoas que utilizem esta plataforma, que efectuem a actualização.

A actualização pode ser efectuada manualmente pelo painel de administração do seu wordpress ou através do pacote de instalação obtido no WordPress.org.

Instalar o WordPress pelo cPanel em 3 minutos

Hoje em dia o alojamento de um site está cada vez mais acessível e qualquer pessoa pode fazer a instalação do seu próprio blog, fórum ou portal utilizando as ferramentas opensource e gratuitas disponibilizadas pelas comunidades.

Desta forma decidi fazer um video-tutorial que o ensina a como instalar o WordPress na sua conta de alojamento partilhado em cerca de 3 minutos. Espero que gostem.



Ver em fullscreen para melhor qualidade

Ah… e não se esqueçam, caso precisem de alojamento, passem pelo WebTuga Hosting 🙂

WordPress 2.8.5

Wordpress 2.8.5

Já se falam por ai do WordPress 2.9, no entanto o WordPress 2.8 tem tido prioridade devido a algumas falhas graves detectadas nos últimos tempos.

Desta vez trata-se de uma falha no wp-trackback.php que permite que seja efectuado um ataque DDoS. Foram efectuadas também ligeiras alterações no processo de upload de ficheiros e outras pequenas mudanças.

Se utiliza WordPress, é extremamente importante que faça o Upgrade para a versão 2.8.5.

Criar theme WordPress no Photoshop com Divine

Divine

O Divine é um plugin criado especificamente para o Photoshop que lhe permite facilmente transformar um template feito nessa mesma ferramenta, num theme WordPress.

Apesar de desconhecer a eficiência da ferramenta, é de facto uma grande vantagem para pessoas que tenham poucos conhecimentos técnicos de PHP, Html e Css, pelo que é uma ferramenta bastante engraçada para quem quiser fazer umas brincadeiras no Photoshop.

Este plugin é absolutamente gratuito e no site do projecto pode-se encontrar vários tutoriais que lhe ensinam a como utilizar esta ferramenta.

Divine Elements

Agora já sabe, se precisa de transformar um template em Photoshop para um theme WordPress, basta aventurar-se com o Divine.

Is My Blog Working?

Is My Blog Working

Is My Blog Working é o nome de um novo web service que lhe permite verificar o estado do seu blog, se o mesmo está online, que plataforma utiliza, qual o nome do theme utilizado, qual o tempo de resposta, se o rss feed está acessível, se existe um robots.txt, quantos resultados são encontrados no Google e muito mais.

Poderá também subscrever o RSS feed do estado, possibilitando-lhe o acompanhamento do estado do seu blog através do seu leitor de RSS Feeds.

So, Is My Blog Working?

Click here for to learn more about how to start a blog.