Peça uma “segunda opinião” ao VirusTotal.com por email

A maioria das pessoas com acesso à internet tem o mau hábito – muito mau hábito – de enviar para os seus contactos todos aqueles emails parvos com apresentações de powerpoint, vídeos, ficheiros bat, com e exe, e outras porcarias. Infelizmente, boa parte desses ficheiros, para além dos óbvios bat, com e exe, contêm algum tipo de malware.

Se tiverem um anti-vírus instalado, algo que faz obrigatoriamente parte de qualquer sistema Windows, estão mais ou menos seguros. Mas o anti-vírus pode estar desactualizado, ou vocês podem querer uma "segunda opinião".

O conhecido site VirusTotal.com, que permite submeter um ficheiro ao escrutínio de vários anti-vírus, agora possibilita o envio de ficheiros com um máximo de 10 MB por email. Se, por ventura, receberam um email com um anexo (um daqueles powerpoints estúpidos, por exemplo) e querem dissipar qualquer dúvida sobre a presença de um qualquer tipo de malware, basta reenviarem o email para o endereço scan@virustotal.com e alterarem o assunto do email para SCAN. Passado pouco tempo, recebem um email com os resultados.

via Lifehacker.com

ps: não passem a vida a reenviar emails, pela vossa segurança e pela dos outros. sejam inteligentes!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>