Protech One – Distribuição Linux made in Portugal

Foi a partir do meu colega Gonçalo Rodrigues do PlanetGeek que conheci esta excelente distribuição Linux.

Criada com base no Ubuntu e usando o gestor de janelas FluxBox, a distro Protech foi criada por dois jovens "pinguins" portugueses de nick "pintas" e "m4sterguru".

Nesta distribuição podemos encontrar várias aplicações vocacionadas para programação e segurança, no entanto o sistema é acessível a qualquer utilizador normal, podendo ser usado como sistema desktop default.

Entre a lista de aplicações disponíveis na Protech podemos encontrar o cliente de IM pidgin, o Audacious e ainda o reprodutor de vídeos Mplayer, no site podemos encontrar uma lista de software pré-instalado.

O XAMPP, servidor Apache com suporte a MySql e PHP, faz também parte dessa lista.

Algo que chama a atenção é o facto de o browser por omissão ser o Opera e não o Mozilla Firefox como a maioria das distribuições Linux.

O criador "pintas" explica essa escolha dizendo que o Opera é um tudo em um, funcionando como browser, cliente de IRC, gestor de downloads, cliente de e-mail e ainda cliente de bittorrent.

Para além de ser bastante completa, esta distro é muitíssimo leve, também devido ao FluxBox que usa muita pouca RAM.

Homepage: TechM4sters

3 thoughts on “Protech One – Distribuição Linux made in Portugal

  1. Opera por ser um em tudo?? Então e o Seamonkey? Pois não deve ser do tempo desses miúdos

  2. Já não há respeito…

    O seamonkey é mozilla, não gosto. [url]http://www.mozilla.org/projects/security/known-vulnerabilities.html#SeaMonkey[/url]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>