cenourinha | 8/03/2007 | 2 Comentarios | Categoria/s: Microsoft
A Microsoft criou um novo formato de imagem, o HD Photo, e afirma que este formato consegue melhor qualidade e maior compressão que o JPEG.
O formato será enviado brevemente à ISO (International Standards Organization) para apreciação.
Ambos os formatos usam compressão para tornar as imagens mais pequenas, mas com a compressão vem a diminuição de qualidade.
A Microsoft afirma que o algoritmo do seu formato causa menos degradação durante a compressão, o que se traduz em maior qualidade, mas também em menos espaço ocupado pela imagem, já que tem uma compressão maior.
Este formato também suporta as compressões lossless e lossy. Ainda é cedo para dizer se este novo formato vai suplantar o JPEG, mas, para já, a Microsoft consegui um importante alidado, a Adobe.
No próximo mês a Adobe deve lançar um plug-in para o Photoshop CS2 e CS3, para suportar o novo formato de imagem da Microsoft.
| Photoshop recebe plugin da Microsoft para o formato HD Photo A Microsoft disponibilizou um plugin que permitirá ao Photoshop CS 2 e CS 3 ler o novo formato... | Novo Flash Player suporta formato de vídeo H.264 A mais recente versão do Flash Player da Adobe suporta o formato de vídeo H.264. Este formato... | Novos anúncios Adsense Ao que parece o Google está a testar novos formatos Adsense que por momentos foram mostrados aqui... | Investigações da Comissão Europeia à Microsoft incluem o formato OOXML As últimas investigações da Comissão Europeia à Microsoft, já... |
Ver todos os artigo do cenourinha ( 1740 )
Francisco Costa
Data: 3-9-2007 às 10:50:53
Quote Responder
Será o formato HD Photo um formato livre? ou quem suportar este formato no seu software e hardware vai ter que pagar por isso. É que segundo o que sei o JPEG é um formato que não requer o pagamento de licenças, logo continuará a ser o mais acessível.
KhAoTiK TaChYoN
Data: 3-9-2007 às 18:59:20
Quote Responder
Não creio que signifique que seja o fim do formato JPEG. Existe o formato PNG que consegue obter uma compressão sem perda de qualidade, por vezes obtendo ficheiros mais pequenos em relação ao formato JPEG.
E, claro, tb estamos a falar de um formato que já existe desde 1986 e que é utilizado brutalmente.