Será que a Novell tramou a Microsoft?

Vi hoje, no site da Groklaw, um artigo interessante sobre os cupões da Novell que a Microsoft anda a distribuir. Os cupões que a Novell "deu" à Microsoft, aquando do muito criticado acordo entre as duas empresas, não têm data de expiração e, de acordo com Eben Moglen (advogado da FSF), é mais uma defesa para a comunidade contra um eventual processo por infracção de patentes vindo da Microsoft.

Se um destes cupões for activado após a implementação da GPL3, a Microsoft terá poucas ou nenhumas bases legais para processar os utilizadores do GNU/Linux por infracção de patentes, já que a versão 3 da GPL é muito precisa e restrita nestes assuntos.

A Novell, por seu lado, estará salvaguardada. Bem, eu não percebo quase nada de direito, mas depois do que li no site da Groklaw, dá-me a sensação que a Microsoft vai ter muitas dores de cabeça como distribuidor sob a licença GPL3, caso algum cupão seja (e acredito que vai ser) activado.

E a imagem da empresa também vai ser afectada (ainda mais). Este acordo, que a Microsoft considerou bom, pode vir a ser um tormento.

Com isto pode pensar-se que a Microsoft é uma empresa tolinha, mas será mesmo? Vocês, assim como eu, sabem os problemas que a Microsoft tem tido com a União Europeia.

Também devem saber que a Microsoft assinou um protocolo com o governo português à uns meses atrás e que Portugal está quase a assumir a presidência da União.

Não terá sido isto uma jogada estratégica da Microsoft para tentar contornar as dificuldades que está a ter no nosso continente? Mas será que a Novell tramou a Microsoft? Só quem lá está é que sabe; quem não está nos bastidores apenas pode especular.

Mas esta especulação pode não ser boa para os utilizadores. Vamos ver o desenrolar desta situação e esperar que os utilizadores, quer de Windows, quer de GNU/Linux, não sejam prejudicados.

Se estiverem interessados em ler o artigo completo da GrokLaw, cliquem aqui.

One thought on “Será que a Novell tramou a Microsoft?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>