Ubuntu 8.04.1 - A minha experiência com…

 
 
cenourinha | August 10th, 2008 | | Categoria/s: Gnu/Linux

Ontem à noite decidi dar utilidade ao HP 530 que comprei através do Projecto e-escolas e instalei-lhe o Ubuntu.

A instalação correu perfeitamente e esta tudo a funcionar. Ao primeiro pensei que tinha um problema com a placa wireless, mas afinal é só mesmo o botão do portátil que não liga a luz, pois a placa funciona perfeitamente.

Som, teclado, trackpad, wireless, tudo funciona perfeitamente.

Após instalar e verificar que tudo estava a funcionar em condições, decidi personalizar o ambiente Gnome e instalar algumas aplicações básicas para o meu dia a dia, o que não são muitas, pois o Ubuntu já vem com as principais, Firefox, Rhythmbox, etc.

Antes de tudo, actualizei o sistema, pois o CD que aqui tinha já leva com alguns meses de atraso, cerca de 250MBs de updates e instalei uns codecs de áudio e vídeo.

Como sou utilizador fanático das redes IRC, instalei o Konversation, um cliente de IRC bastante completo e fácil de utilizar.

Em seguida avancei para a personalização do ambiente Gnome e do gestor de login GDM. Para tal acedi ao site Gnome-Look e escolhi aquele que mais me agradou. Neste caso já tinha um em mente que era o Mockup do Will para o Entrepid Ibex, a próxima versão do Ubuntu.

Fiz o download dos dois pacotes, tanto do GTK2+ como o pacote do GDM e instalei. Ficou simplesmente bestial.

Curiosamente agora que verifiquei novamente o Gnome-Look, já existe uma nova versão do mockup disponível.

Chegou então a vez de adicionar alguma interactividade no ambiente e para tal instalei o AWN ( Avant Window Navigator ), uma espécie de dock para o Gnome e ainda o Gnome-do, um “lançador de aplicações” ( app launcher ).

Até aqui já tinha o ambiente perfeito, só faltava o cliente para o twitter. Como twitterólico que sou, não passo um dia sem twittar e foi então que decidi procurar por um cliente que me permitisse comunicar pelo twitter da mesma forma que faço com o Twitterrific no macOSx leopard.

A primeira opção foi o Twitux, no entanto o sistema não me agradou lá muito e após ouvir algumas sugestões no twitter, decidi dar uma oportunidade ao gTwitter, que até agora me tem agradado.

Para completar o sistema operativo, instalei um media center do qual já tinha falado aqui, que é o Elisa Media Center.

Já há bastante tempo que não corria Linux em ambiente gráfico e tenho a dizer que as dificuldades numa pessoa em se adaptar ao Linux são meramente nulas.

Porquê pagar por uma coisa que podemos ter gratuitamente e com mais qualidade?

Aqui ficam algumas screenshots do meu ambiente de trabalho:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votes, average: 4.33 out of 5)
Loading ... Loading ...
Se gostou deste site, então subscreva a nossa RSS Feed e esteja a par das novidades!

 
 

Informações do post

Trackback | RSS Comentarios

Autor: Teotonio Ricardo ( cenourinha )
Data: August 10th, 2008
Comentários: 11 comentarios
Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Categoria/s: Gnu/Linux

Informações do autor

Autor: Teotonio Ricardo ( cenourinha )
Fundador do WebTuga, encarrega-se pela gestão de todos os sites da rede, e é blogger no WebTuga, no Boorlix e no MobileTuga.
Contacto: admin@webtuga.com - Site pessoal: http://www.cenourinha.net

Ver todos os artigo do cenourinha ( 1211 )

 
 

11 Comentários - “Ubuntu 8.04.1 - A minha experiência com…”

     
    #1 shello disse:
    Colocado em 8-10-2008 às 18:39:14

    Só uma correcção, é Intrepid Ibex, e não Enterpid Ibex ;)

    O tema está bastante engraçado, por acaso.

    Para clientes do Twitter: http://twitter.pbwiki.com/Apps#Linux

     


     
    #2 Joel Calado disse:
    Colocado em 8-10-2008 às 18:40:50

    Ubuntu 8.10
    GTK2+
    Intrepid ibex

    :)
    Ultimo post no blog do Joel Calado: Bloqueio remoto de aplicações no iPhone?

     


     
    #3 cenourinha disse:
    Colocado em 8-10-2008 às 18:44:02

    @Joel Calado

    É mesmo o Ubuntu 8.04.1. :P

     


     
    #4 Joel Calado disse:
    Colocado em 8-10-2008 às 18:53:29

    My bad, o 8.10 é o Intrepid :)
    Ultimo post no blog do Joel Calado: Bloqueio remoto de aplicações no iPhone?

     


     
    #5 AJMD disse:
    Colocado em 8-10-2008 às 21:33:14

    Eu tambem uso o portatildo e-oportunidades da minha mãe para o ubuntu

     


     
    #6 Xavi disse:
    Colocado em 8-12-2008 às 02:13:15

    http://www.convexhull.com/mandrake_fonts.html

    Encontrei este site interessante sobre fontes no Linux.

    Infelizmente é sobre Mandrake mas deve dar para adaptar. Se depois quiseres fazer uma tradução para Português/Ubuntu até agradecia visto estar ainda a começar neste mundo e não conseguir arranjar paralelismos em tudo.

    Cumprimentos e continuem com o excelente blog

     


     
    #7 Pedro disse:
    Colocado em 8-18-2008 às 15:50:55

    É possivel instalar e manter o Vista (por mais foleiro que seja)?

     


     
    #8 cenourinha disse:
    Colocado em 8-18-2008 às 15:56:00

    @Pedro

    É, basta criar um sistema dual boot com o Grub como gestor de arranque.

     


     
    #9 Pedro disse:
    Colocado em 8-19-2008 às 17:42:10

    boas,

    consegui instalar e está tudo a funcionar menos o wifi.
    mas está com bom aspecto e muito mais rápido que o Vista (bah).

    uma boa escolha.

    Ultimo post no blog do Pedro: MoodStream online interactive inspiration

     


     
    #10 joao disse:
    Colocado em 8-27-2008 às 18:16:18

    desculpa a pergunta lame.. mas como e que instalamos a theme?

    Ultimo post no blog do joao: A escumalha do Forum Emoddingg e o roubo de conteúdo

     


     
    #11 cenourinha disse:
    Colocado em 8-28-2008 às 01:50:53

    @joao

    Basta fazer o download e utilizar o atalho “Aparência das janelas” no menu de administração.

     


Comentar...

XHTML: Pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>