Ubuntu 9.10 Karmic Koala

Ubuntu 9.10

Finalmente está disponível o novo Ubuntu 9.10 Karmic Koala que nos chega com grandes novidades, alguns dias após o lançamento do Windows 7 da Microsoft.

Entre as novidades distinguem-se o novo Ubuntu Software Centre e a integração com o Ubuntu One.

A integração com o Ubuntu One, que lhe permite sincronizar e partilhar online até 2GB de conteúdo do seu computador, não é a única melhoria do Ubuntu no que toca a ferramentas de funcionamento na “nuvem” (Cloud), o Ubuntu 9.10 inclui várias imagens para utilizar em máquinas virtuais em servidores remotos em serviços como o Ubuntu Enterprise Cloud ou a Amazon EC2.

O Pidgin foi substituído por um novo cliente de instante-messaging, o Empathy, sendo uma solução bastante semelhante ao Pidgin, no entanto é criada com base na framework de comunicações Telepathy e funciona de uma forma modular, permitindo outros programadores implementarem outros protocolos de comunicação ao software. O Empathy tem também suporte para chamadas de vídeo nas redes/protocolos que suportem e permite o seu funcionamento em fullscreen.

O Cheese é a ferramenta de captura de fotos e vídeos, foi também melhorado, tendo um aspecto bastante simples, semelhante ao do PhotoBooth do macOSx, tornando assim o seu uso em Netbooks bastante eficiente.

O gestor de arranque eventos de arranque System-V foi também substituído pelo Upstart, e o USplash foi substituído pelo XSplash, tornando assim o boot mais rápido.

O kernel presente nesta versão do Ubuntu é o Kernel Linux 2.6.31, enquanto que o sistema de ficheiro ext4 está agora disponível por omissão no sistema.

Em relação ao ambiente de trabalho, o Ubuntu é uma das primeiras distribuições a incluir o Gnome 2.28, que proporciona bastantes melhorias no ambiente gráfico do desktop. De destacar o Gnome Bluetooth que permite gerir ligações a telemóveis e outros dispositivos que utilizem esta tecnologia e para além disso será possível através do NetworkManager utilizar a ligação dos telemóveis para aceder à Internet. O gdm foi também totalmente rescrito, tornando o ambiente de login muito mais acessível e intuitivo.

AppArmor foi também melhorado, tendo agora a integração com a Libvirt no uso do KVM ou QEMU, com o Firefox, Dovecot e outras aplicações.

As grandes mudanças, fazem com que quem actualize o sistema pelo Synaptic não obtenha todas as alterações efectuadas pelo sistema, visto que o Ubuntu 9.10 tem agora o Grub 2 e outras alterações mais complexas que impossibilitam as alterações on-the-fly.

Para quem quiser actualizar Ubuntu, poderá utilizar o seguinte comando na Consola:

sudo update-manager -c

Caso deseje fazer download da imagem de cd para gravar, basta escolher a versão que deseja sacar e um mirror que se encontre perto de si na página de download do Ubuntu.

Download Ubuntu

Author: cenourinha

Fundador do WebTuga, encarrega-se pela gestão de todos os sites da rede, e é blogger no WebTuga, no Boorlix e no MobileTuga.

7 thoughts on “Ubuntu 9.10 Karmic Koala”

  1. O comando correcto é:$ update-manager -c
    o -d é para devel, q neste momento ainda n existe, mas daki a umas semanas ja vai haver lucid.
    n keres por o ppl a salta pra um pre-alpha pois n ?
    🙂

  2. esta nova versão do ubuntu tem um bug!
    ->não dá para colocar em hibernação. pelo menos no meu não. e o meu não é o beta


    eu queria que me ajudassem em 2 coisas, em relação ao meu portátil VAIO-VGN-NR21S/S:

    1º- não consigo alterar a luminosidade do meu portátil, nem com as teclas, nem com programas ou applets (acho que é assim que se chamam aqueles ícones nas barras
    2º- quando tenho os efeitos visuais activados e coloco jogos em modo fullscreen passados poucos segundos de correr o jogo, o mesmo sai de fulscreen e o cursor “solta-se” do jogo.
    ou seja, se jogo um jogo de carros, e quando isso acontece, fico sem controlo sobre o jogo, visto que o cursor sai da aplicação, como se nao tivesse a corre-la..

    desculpem-me esta confusão toda e espero que tenham compreendido os meu problemas e desejava que me ajudassem se possível.

    ps:placa gráfica: Nvidia 8400mGT, o driver já tá instalado no ubuntu, e foi detectado automaticamente.
    em nenhuma versão do ubuntu consegui alterar a luminosidade

  3. obrigado BUGabundu* pela ajuda.

    mas infelizmente, porque eu não tenho muito tempo livre pra me dedicar a isto á séria, e porque eu não percebo muito de Linux. já instalei várias vezes e gosto muito de ubuntu, mas nao sou nenhum master nisto, mesmo assim penso que não sou nenhum noob também. 😀

    eu queria mais um favor, se possível, eu tenho uma webcam, que não é incorporada, o modelo é ” rainbow webeye r5795 (r/s) ” (r/s) é o modelo da camera, não sei se é r ou s mas é igual.

    não encontrei o driver para Linux no site oficial, ja pesquisei e também não encontrei.

    quanto á luminusidade do meu vaio vgn-nr21 s/s nao conseguigo alterar. se possivel podiam-me dizer como se faz…. nao estou muito “á vontade” em linux…. 😀

    desde ja obrigado pela vossa atençao , e se possivel pela ajuda. espero resposta.

  4. @vaibuntu:

    Esse tipo se situação tb me acontecia e prendia-se com uma das seguintes situações.
    1-Início da protecção de ecrã (gnome-power-manager)
    A forma mais simples de resolver é desligá-lo, antes de jogares:
    Sistema->Administração->Monitor do Sistema->clique do lado direito sobre “gnome-power-manager”-> matar processo; para ligar é só executares num terminal gnome-power-manager.
    Ou então crias um script que desliga no início do jogo e liga-o no final. http://www.xbmc.org/forum/showthread.php?s=ea5b135a7b974306d835b8c42e017a3a&t=49950&page=2

    2-Se a anterior não resultar é provável que o problema seja causado pelas notificações que te surgem (alterações de volume, entrada ou saída de alguém no empathy, mudanças de música, etc.) Não acho que isto seja um bug, pois as notificações são criadas para se sobrepor a tudo o que estejas a fazer, pois assume-se que é algo importante. Se for este o caso tens que as desactivar em cada um dos programas que estejas a usar. (Ex: eu tenho desactivado no empathy, caso contrário aparecem-te as mensagens sobre o que quer que esteja a fazer, mesmo durante uma apresentação). Claro que fica a pergunta: tentaste controlar o volume durante o jogo com as teclas de atalho? É uma boa forma de veres se o problema é daqui.

  5. @vaibuntu:

    Esqueci-me se o problema é dos efeitos, simplesmente vai às preferências->aparência e desactiva os efeitos. No fim do jogo voltas a ligar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.