Enquanto muitos ainda estão a tentar perceber o que é a Web 2.0 já se fala no que poderá vir a ser a próxima geração da web, a Web 3.0. Estes termos são mais do que modas e marketing.

A Web 3.0 é conhecida também como Web Semântica, será capaz de analisar toda a informação e liga-la entre si, as páginas vão ser feitas para ser lidas por pessoas mas também por máquinas, vamos afastar-nos das pesquisas por palavras-chave, a Internet aos poucos e poucos deixará de ser um mundo de documentos e passará a ser um mundo de dados (dados que descrevem dados). Para que isto aconteça será a importante a combinação de linguagens e tecnologias como o RDF (Resource Description Framework) com OWL (Ontology Web Language) e o XML (eXtensible Markup Language) que farão com que a informação possa ser analisada, percebida e usada por maquinas.

A Web Semântica… perdão, a Web 3.0, poderá demorar ainda uns anos a ser conseguida, os browsers terão de evoluir, serão precisas estruturas de dados mais complexas quase como um segundo nível de informação por baixo da web, vai ser quebrada a barreira entre o desktop e a web, a Web 3.0 terá mais matemática e mais engenharia, grande parte dos web sites serão web services.

Há empresas apostar em standards de web semântica como a Yahoo, empresas como a Polar Rose estão a melhorar a pesquisa através de imagens, a Microsoft e a Google estão a avançar para tecnologias 3D…  ninguém sabe ao certo como será o aspecto da terceira geração da Web mas uma coisa é certa… vai acontecer.

Está em curso uma mudança radical na forma como criamos e usamos a Internet, a Web 2.0 elevou a Internet a um nível diferente, é hoje uma plataforma de inteligência colectiva. A Web 3.0 será a materialização da web como agente inteligente.

12 COMENTÁRIOS

  1. O avanço da Internet tem sido espantoso.
    Penso que a Web 3.0 vai marcar um ponto de mudança no que toca ao uso dos computadores.

    Provavelmente o nosso browser vai ser o nosso sistema operativo e tudo o que actualmente fazemos no nosso sistema operativo, vai ser feito no browser através de aplicações web.

  2. Se a web 2.0 já é bom imagina quando isso tudo tiver em prática, quando acabarem os problemas de incompatibilidade de brownsers e muitos outros casos que consomem o tempo e a paciência de quem esta desenvolvendo!!!

    Valeu, belo post

  3. “Provavelmente o nosso browser vai ser o nosso sistema operativo e tudo o que actualmente fazemos no nosso sistema operativo, vai ser feito no browser através de aplicações web.”

    bola de cristal ouvi falar 😛

    também não é preciso viajar tanto. Até porque a Microsoft nem permitiria isso, por isso…

    Ultimo post no blog do Abul Fadl: Para quando um videojogo de touradas? DO WANT!

  4. Abul Fadl a internet deve-se manter nestes moldes ainda muitos anos, sistemas operativo online, deve ser a Web 5.0… (já ha alguns mas muito básicos e muito falíveis) ainda falta muito até chegar-mos ao ponto de haver browsers ou webapps assim tão poderosas.

    João Silas, obrigado… vai haver mais posts sobre o mundo da web muito em breve, fica atento

    Cumprimentos, Roberto Gomes

    Ultimo post no blog do Spec: Adobe CS4 em Outubro

  5. “também não é preciso viajar tanto. Até porque a Microsoft nem permitiria isso, por isso…”

    Existem outros sistemas pralem do windows…

  6. Olá!

    Fico pensando em seu post e as ideias que traz…

    Não sou conservadora, mas analisando como caminha a humanidade, está parecendo q a web 3.0 dará mais possibilidades para construções/produções com menos capital humano. Em outras palavras = mais desemprego e desigualdades.

    Terei interpretado mal? []s

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.