Webtuga festeja 4 anos

WebTuga

Sejam bem vindos ao novo Webtuga!

Foi no dia 27 de Julho de 2005 que nasceu um projecto que foi abraçado com carinho e apreço por um conjunto de amigos, o Webtuga. Custa-me a acreditar, que ao longo destes anos, o Webtuga veio a tornar-se num projecto ambicioso – Fórum Webtuga, Rede de Blogs Webtuga, serviço de alojamento, entre outros serviços – com uma equipa que cresceu e contribui para fazer do Webtuga, uma comunidade de referência nacional.

Por ocasião do quarto aniversário do Webtuga, a equipa decidiu renovar novamente a sua imagem e sempre, como do costume, para melhor. Após estes 4 anos de funcionamento ininterrupto, já se notava que o nosso espaço dedicado para a comunidade, o fórum Webtuga, estava a precisar de uma lufada de ar fresco. Pois bem, foi isso que se vez e após uma renovação exaustiva, o fórum reaparece sob um novo sistema de gestão de fóruns, com um novo aspecto, mais limpo e funcional. O objectivo deste make-over é simples, proporcionar aos nossos utilizadores um ponto de convívio de cultura e entre-ajuda melhor do que nunca e regressar aos velhos tempos de uma comunidade de amigos, ao invés de uma comunidade de utilizadores.

Eis aqui as principais novidades do novo fórum:

Integração com o blog Webtuga

O fórum está neste momento, completamente integrado com o blog Webtuga. Esta integração permite que os nossos membros tenham acesso às estatísticas do fórum a partir do momento que acedem ao blog. Para além disso, uma das principais novidades é o facto do utilizador poder fazer o login tanto no blog como no fórum. Para melhorar esta integração, o blog também recebeu um novo design.

Notificações de mensagens privadas

Muito semelhante ao growl do macOSx, o membro receberá notificações de novas mensagens privadas, através de um pequeno pop-up localizado no canto superior direito. Agora, não poderá dizer que esqueceu de consultar as suas mensagens :)

Nova estrutura de categorias

A antiga estrutura do fórum estava demasiado extensa. Optámos assim, por apostar em poucas categorias, mais generalizadas, e praticamente começar de novo. Para isso, criou-se uma categoria com o nome Arquivo, disponível apenas para leitura, que contém todas as secções bem como os  tópicos do fórum Webtuga, pré-SMF. Convém referir que procurámos salvar os tópicos mais recentes de forma a não começar com o fórum completamente vazio.

Pesquisa rápida directamente no local

Uma das principais novidades é a pesquisa rápida local. Isto significa que será possível pesquisar por uma determinada categoria, tópico, post no local onde se encontra. Por exemplo, se o membro estiver a consultar o fórum, todos os termos pesquisados serão apenas apresentados na página do fórum onde este se encontra. Se estiver no blog, a pesquisa é feita apenas no blog. Caso o membro esteja num determinado tópico, a pesquisa vai ser feita dentro desses mesmo tópico, o mesmo acontece quando o membro está dentro de uma determinada categoria.

Estatísticas individuais de cada utilizador

Com o fórum na plataforma opensource SMF, cada membro tem acesso às estatísticas individuais de cada utilizador. Desta forma, poderá ver a distribuição das suas mensagens pelas várias categorias do fórum e as principais horas em que participa.

Porque o WebTuga é a nossa comunidade, colocamos também nas mãos dos nossos utilizadores a recuperação deste projecto e contamos convosco para a dinamização do mesmo.

Aproveito e deixo uma mensagem especial de agradecimentos aos elementos da equipa Webtuga que sacrificaram muito do seu tempo para poder ser possível apresentar o novo fórum a tempo e horas.

Parabéns Webtuga!

27 thoughts on “Webtuga festeja 4 anos

  1. Parabéns!
    Acabei de festejar o dia de aniversário da minha irmã (dia 26) e agora é festejar o vosso!
    Não parem e continuação de tudo de bom 😀
    Parabéns 😉

  2. Parabéns a esta comunidade, que já leva 4 anos de muito bons momentos.
    Penso que além de uma comunidade, somos um bom grupo de amigos, em que apenas maior parte conhecemos do monitor para a frente mas que aos quais, não somos capazes de atender com afecto!

    Que venham mais 4x10e4

  3. Parabéns! São 4 mas parece que são muitos mais.
    Que continue a crescer e, já agora, que ponham o fórum online outra vez xD

  4. AQUI ESTÁ ELE!
    MUITOS PARABÉNS AO WEBTUGA!

    Continuação de bom trabalho a quem se tem esforçado para manter o projecto vivo e 5*.

    Espero tudo prontinho pela manhã, porque a área de autenticação está chata, introduzo os dados correctos e não deixa entrar.

    Mais tarde lá estarei, para assistir ás novidades.

    Bom trabalho 😉

  5. Parabéns WebTuga, esperamos que contem mais aniversários.

    Adorei o novo design 5* :-)

  6. Parabéns, sem duvida um trabalho fabuloso.

    Este site, é uma imagem de honra para Portugal.

  7. Olá,
    parabéns ao webtuga por ter chegado até aqui. Isto só foi pa frente com o ricardo e com os colaboradores que arranjou que o ajudaram a ter este pequeno ‘imperio’.

    Ele foi esperto e as pessoas foram burras. Ajudaram-no, ele agora têm o webtuga, e as pessoas que o ajudaram têm o que? Alguma fama e um ranking no forum?

    O mérito só se consegue com trabalho. Parabéns aos colaboradores porque esses é que trabalharam.

  8. Muitos Parabéns! Webtuga sempre a crescer! Excelente trabalho que fizeram.

    Boa sorte para a continuação do projecto!

  9. So tenho de dar os parabens ao webtuga, ao cenourinha e a equipa porque o webtuga esta um espetaculo, gosto das novas cores e funcionalidades.

    muitos parabens a todos

  10. @RedMenn, desculpa mas tenho que discordar por completo com a burrice que dises-te, mas também não procuro discussões aqui, qualquer coisa pedes o meu E-mail.
    Mas se o WebTuga é o que é hoje, é graças a toda a equipa junta, inclusive o fundador, o Téotinio Ricardo, sim, porquê isto que vês agora não foi feito pelos membros.

    Pesquisa um pouco no site, e vê a quantidade de Posts do Administrador (Ricardo), e tiras as tuas conclusões.

    E antes de tirares ainda mais conclusões precipitadas, eu sou um mero Membro que aprendeu bastante “às custas” deste grande site.

    Abraço.

  11. @WebmasterPortugal

    se foi mudada a plataforma é porque a anterior não estava a servir acho eu… Só o cenourinha é que pode dizer isso, mas eu penso assim.

  12. Parabéns pelo site apesar de eu achar que devias esbater um bocadinho mais o laranja do fundo (é muito forte imho).

    E parabéns pelos 4 anos!

  13. Desde já agradeço a colaboração de todos. O WebTuga é um projecto que é mantido por mim e pela equipa WebTuga, mas que não seria o mesmo sem a vossa participação e sem a excelente comunidade que o constitui.

    Foram várias as razões que me levaram a fazer esta alteração. Primeiro, o aniversário do WebTuga é algo em que não quero deixar passar sem lançar novidades… é o ponto alto do WebTuga.

    Em segundo, o fórum estava praticamente “morto”, pois a falta de organização e talvez o cansaço criado pelos fóruns tenha levado a uma lentidão na participação. A criação de redes sociais como o Twitter e outros, levam a que as comunidades se desfaçam… portanto tivemos que tomar medidas para não ver este projecto a morrer.

    A plataforma SMF, para além de ser mais dinâmica e de ter uma quantidade de funções que me permitem melhor integrar o WordPress, permite-me também ter o orgulho de agora ter o projecto WebTuga a correr um fórum com plataforma opensource.

    Para além disso, o SMF apresenta ainda mais ferramentas para uma melhor moderação.

    Quanto ao cor de laranja, penso que é necessário pois o fórum iria ficar muito cinza… muito morto… com este cor de laranja no fundo, tornamos o site mais vivo. Penso que é uma questão de se habituarem.

    Volto a agradecer a todas as pessoas que ao longo destes anos marcaram a sua presença na nossa comunidade.

    Viva ao WebTuga! E venham mais uns quantos anos…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>