Traffic analysis

 


 
 

Why does Joomla really sucks – Porque é que o Joomla não presta

 
 
cenourinha | July 27th, 2008 | 42 Comentarios | Categoria/s: Internet

Joomla Logo

Como é do vosso conhecimento, o WebTuga usou a plataforma Joomla durante cerca de 1 ano, portanto serve este post para vos contar a nossa experiência neste CMS.

O Joomla é um CMS ( Content Management System ), licenciado sob a GNU General Public License, que permite criar desde pequenas páginas, a grandes portais.

Neste caso, o Joomla seria adaptado a plataforma de blogging.

Antes de tudo, a maioria dos themes disponíveis e com alguma qualidade são pagos ou é necessário entrar num clube com subscrições premium anuais ou algo do género, e a criação de themes para Joomla torna-se bastante complicada para o utilizador comum, portanto ou compra um theme, ou então fica com um site visualmente fraco.

A instalação do Joomla é bastante simples, como qualquer outro CMS que usei até hoje, no entanto quando chega à hora de fazer actualizações para novas versões, ai temos graves problemas, pois a maioria dos módulos, dos componentes e dos mambots deixam de trabalhar.

Com uma instalação do Joomla e com um theme já escolhido, chegou a hora de importar os artigos do Wordpress. E aí é que temos mesmo um grave problema.

No Wordpress os artigos estão separados por categorias e por sua vez, o Joomla separa os artigos por Secções e Categorias, tornando assim a importação muito mais complicada.

Para fazer a importação, foi necessário exportar a base de dados do Wordpress em excell, dividindo os campos dos artigos por colunas e criar uma nova folha de Excell com os comandos MySql e com a estrutura da tabela dos artigos do Joomla. Tudo isto foi um processo feito manualmente e que após da importação, deu ainda mais trabalho, pois tivemos que definir as secções e categorias dos artigos, um a um.

Apesar de ambos terem o código aberto, ainda ninguém foi capaz de desenvolver uma aplicação que importa-se tudo automaticamente de um WordPress para o Joomla, mas nós, com uns testes e umas brincadeiras, lá conseguimos em menos de um dia, converter todos os artigos para Joomla.

Feita a conversão, foi necessário adaptar o Joomla a plataforma de blogging. Tivemos portanto que pagar uma licença de um componente para comentários, pois o Joomla não traz por defeito nenhuma.

Além disso, foi necessário um novo componente para criação de RSS feeds, pois as rss feeds que o Joomla criava eram simplesmente pobres, pois apenas mostrava parte do conteúdo.

Colocamos os artigos ordenados por data na FrontPage e assim ficou a nossa plataforma de blogging em Joomla, no entanto sem algumas necessidades como uma ferramenta para pingar os serviços web, quando criados novas entradas.

O Blogging é um hobbie e portanto deve ser fácil criar posts e comentários, no entanto não era isso que o Joomla fazia. O editor do Joomla, não era compatível com o Firefox 3 por exemplo, o que fazia com que aqueles que não estivessem tão habituados a mexer em HTML, tivessem algumas dificuldades a escrever.

Para além disso, quando necessitávamos de alterar algo no template, tornava-se uma tarefa um pouco complicada.

Finalmente, um ano após trabalhar em Joomla, consegui converter os posts do Joomla para Wordpress e os comentários do Jomcomment para a tabela dos comentários do WP e aqui estamos nós, felizes da vida, com a melhor plataforma de Blogging.

Por isso, se estão a pensar em criar um blog, ou um site, ponham o Joomla de parte, pois não é uma opção muito agradável.

1 Star2 Stars (+41 rating, 15 votes)
Loading ... Loading ...
Se gostou deste site, então subscreva a nossa RSS Feed e esteja a par das novidades!

Publicidade

WebTuga


Blinklist Brightkite Delicious Facebook WebTuga RSS Feed FriendFeed MySpace Newsvine Posterous Reddit Sphinn Stumble Technorati Tumblr Twitter Vimeo YouTube
 
 

Informações do post

Trackback | RSS Comentarios

Autor: Teotonio Ricardo ( cenourinha )
Data: July 27th, 2008
Comentários: 42 comentarios
Palavras-chave: , , , , , , , , ,
Categoria/s: Internet
Visualizações: 778 views
 
 

42 Comentários - “Why does Joomla really sucks – Porque é que o Joomla não presta”

     
    #1 Desconhecido disse:
    Colocado em 7-27-2008 às 12:37:00

    Como alternativa ao Joomla, o que é que sugeres?

     


     
    #2 cenourinha disse:
    Colocado em 7-27-2008 às 12:41:15

    @Desconhecido

    Wordpress sem dúvida alguma.

     


     
    #3 Kito disse:
    Colocado em 7-27-2008 às 13:07:01

    Mesmo assim sempre gostei mais de Nucleus que wordpress.. é muito mais editável, o único problema é que existem menos templates, apesar de ser bem mais fácil criá-las..

    Cumps,

     


     
    #4 cenourinha disse:
    Colocado em 7-27-2008 às 13:15:50

    @Kito

    Provavelmente será, no entanto a comunidade em volta do Wordpress consegue aumentar o seu valor a nível de recursos.

     


     
    #5 Dextro disse:
    Colocado em 7-27-2008 às 13:27:46

    @Kito
    Sinceramente não consigo imaginar nada com uma relação simplicidade/poderio melhor do que o sistema do wordpress :|

     


     
    #6 PolasK disse:
    Colocado em 7-27-2008 às 13:46:33

    Bem realmente concordo com que está escrito em cima, queriei o meu blog em wordpress em 3horas e ficou magnifico com o Joomla teria de tar vários dias até por tudo direito. Joomla é bom mas para quem tem paciência neste caso estou adorar o wordpress.

     


     
    #7 João Silas disse:
    Colocado em 7-27-2008 às 13:47:42

    O wordpress quase que domina o Mundo.

    Cenouras, vais ver que com o WP vais ter muitos mais comentários nos posts.

    @traduz o que te disse ;)

     


     
    #8 Marco disse:
    Colocado em 7-27-2008 às 14:10:22

    Realmente o wordpress é o mais conhecido tornando-se no mais facil mas não no mais seguro, será por isso que os jovens utilizam o wordpress para os blogs e as empresas o Joomla para os sites.

    O Wordpress é direccionado 100% para Blog
    o Joomla é direccionado 100% para Site
    …todos tem a possibilidade de com plug-ins e módulos acrescentar e funcionalidades e serviços extras!

    Na minha experiência verifiquei que pata ter o Wordpress seguro a ataques temos de instalar extras e estar sempre actualizado o que nem sempre é fácil, por outro lado o Joomla já por si é mais seguro e menos sucestivel a ataques indesejados.

    Há vária comunidades para ambas as plataformas são é sem dúvida direccionadas para vertentes diferentes, há muitos templates gratuitos para ambos e para quem saiba podem ser totalmente modificados, compatibilidades à parte são duas plataformas muito interessantes, mas devem ser escolhidas mediante a finalidade do “web site”.

     


     
    #9 Dr. Estagiário disse:
    Colocado em 7-27-2008 às 14:36:50

    Concordo com o Marco, o Joomla é muito mais indicado para sites do que para blogs. Mas se queres aventura, tens a treta do Drupal, que ainda é mais chato com o Joomla.

     


     
    #10 valdinho disse:
    Colocado em 7-27-2008 às 17:16:13

    http://www.joomlabrasil.org/content/view/275/31/

    cms preiado não presta????
    ou quem tá atrás do teclado!!!!!!

     


     
    #11 brunomiguel disse:
    Colocado em 7-27-2008 às 17:23:53

    @valdinho
    Para o objectivo e necessidades que o Webtuga tem, não parece ser a melhor escolha.
    E o que me parece que o Cenourinha critica não é o CMS em sim, mas o facto de quase todos os extras serem pagos.

     


     
    #12 Miguel disse:
    Colocado em 7-27-2008 às 21:47:12

    Epah este artigo era completamente excusado…

    Primeiro o joomla e o wordpress têm propósitos claramente distintos por isso estabelecer comparações entre ambos é rídiculo..

    Segundo falas da dificuldade em criar templates em joomla o que não tem fundamento nenhum… basta codar o css e o index.php onde se chama a função modLoadModule() para carregar os elementos do joomla.

    Da migração nem vou falar porque isso não tem nada a ver com o Joomla…

    Quanto aos comentários é de facto uma feature que o Joomla deveria suportar nativamente.. embora actualmente já existam muitos componentes

     


     
    #13 Desconhecido disse:
    Colocado em 7-27-2008 às 22:51:14

    Eu quando pedi uma alternativa ao Joomla, não estava a pedir nada para blogues mas sim para fazer sites.
    O que me sugerem?

     


     
    #14 José Lourenço disse:
    Colocado em 7-27-2008 às 23:02:02

    Solicitem um convite e vão ter oportunidade de conhecer uma excelente e diferente alternativa aos Jomlas e WPs.

    Sejam bem vindos;

    http://www.blogtok.com

     


     
    #15 Marco Lopes disse:
    Colocado em 7-28-2008 às 03:12:47

    Eu uso actualmente os 2, o wordpress no meu blog e no site Games Online, e uso o joomla para umas lojas online que fiz há cerca de um ano. E tenho que discordar do Marco, o Joomla é conhecido por ser bastante susceptível a ataques e a minha experiência confirma-o. Ainda por cima, a dificuldade em fazer os updates, em contraste com a facilidade com que estes são feitos em wordpress, leva a que seja quase impossível manter o joomla, componentes, módulos e mambots actualizados. Como consequência, toneladas de “buracos” por onde os spammers conseguem passar.

    Uma coisa com que concordo completamente é em relação à dificuldade de adaptar uma template HTML ao joomla.

    Definitivamente, a mim não me apanham outra vez a usar o joomla.

     


     
    #16 lmjabreu disse:
    Colocado em 7-28-2008 às 11:51:08

    #10

    lol premiado mas não deixa de ser um valente cócó, já tive de trabalhar com um cliente que usa Joomla e também não me apanham a tocar naquela coisa de novo.

    #13 Drupal on the other side é bastante catita.

     


     
    #17 Américo Dias disse:
    Colocado em 7-28-2008 às 12:04:15

    Quando criei a minha primeira página, avaliei vários CMS entre eles o joomla. Reparei que a edição dos templates existentes ou criação de novos era muito complexa mesmo para um pessoa com conhecimentos médios de php/html.
    Por isso na altura utilizei o MODx que para mim é o melhor CMS que existe pois é muito simples de alterar e existem centenas e centenas de funcionalidades extra e templates disponíveis gratuitamente.

     


     
    #18 cenourinha disse:
    Colocado em 7-28-2008 às 12:10:02

    @Américo Dias

    O ModX é bastante modular, simples e fácil de funcionar.
    O site do WebTuga Hosting corre em ModX e até hoje nunca nos deu problema nenhum. Muito fácil de editar, muito fácil de implementar novos themes, etc.

     


     
    #19 Joel Calado disse:
    Colocado em 7-28-2008 às 15:26:37

    Comparar Wordpress a Joomla é comparar alhos a bugalhos. Se fosse para comparar com o Drupal (o wordpress), era menos descabido.

    Abraço :)

    Ultimo post no blog do Joel Calado: 22

     


     
    #20 cenourinha disse:
    Colocado em 7-28-2008 às 15:42:29

    @Joel Calado

    Não vejo razão porque não comparar aos dois.

    A ideia de que o Joomla está virado para site e o Wordpress virado para blog, não pode ser levada até ao limite.

    O Wordpress a meu ver é muito mais eficaz para criar sites para empresas e portais de informação, directórios de sites ou até mesmo lojas on-line.

    E tudo isto pode ser feito muito melhor que no Joomla, pelo menos é a experiência que eu tenho.

     


     
    #21 uterrorista disse:
    Colocado em 7-28-2008 às 23:22:45

    Concordo contigo Cenourinha. Joomla sucks.

    E não acho que a comparação entre WP e Joomla seja descabida.
    Ambos têm os mesmos propósitos sendo que um ou outro tem mais objectivos/qualidades num ou outro ponto.

    Ultimo post no blog do uterrorista: Upside down – uʍop ǝpısdn

     


     
    #22 Joel Calado disse:
    Colocado em 7-30-2008 às 13:53:24

    @cenourinha, quer se queira quer não a natureza dos dois sistemas é totalmente diferente.

    O Joomla é como disseste virado para a criação de websites, o Wordpress para criação de blogs.

    É claro que se pode utilizar o joomla para blogs e o wordpress para sites, mas não se pode comparar objectivamente um com o outro desfavorecendo um, neste caso o joomla, visto não ser virado a plataforma de blogging.

    Tu próprio o dizes no artigo que o Joomla foi adaptado a plataforma de blogging.

    Na minha opinião, o wordpress tem mais facilidade em adaptar-se para construir sites, do que o joomla tem para construir blogs, mas isso não torna o joomla numa plataforma má. É exagerado dizer que “não presta”.

    Ultimo post no blog do Joel Calado: KDE 4.1

     


     
    #23 josé Lourenço disse:
    Colocado em 7-30-2008 às 14:37:27

    Viva

    Ainda sobre esta questão:

    Joomla = Sites
    Wordpress = Blogs

    BlogTok = Blogs + Sites + Portais

    Quem será o primeiro a aventurar-se a construir um template para este sistema?

    PS.: Tecnologia base do BlogTok.com
    xSite – Sistema Inform. Tecnologia e-Digital

     


     
    #24 marcio_bueno disse:
    Colocado em 8-5-2008 às 19:52:37

    Rapaz, o autor deste artigo foi infeliz no comentário.
    Joomla e Wordpress não tem nada ver uma coisa com a outra.
    O Wordpress é ótimo para blogs e o Joomla e ótimo para sites.
    Os 2 sem duvida nenhuma, são os melhores para suas finalidades.
    Agora porque eu vou fazer um site eu não vou sai publicando artigos ridículos difamando o Wordpress, ou visse versa como o autor deste “artigo” publicou.

     


     
    #25 cenourinha disse:
    Colocado em 8-12-2008 às 20:33:41

    Joomla é tão seguro que em menos de 1 minuto consigo ter acesso ao admin sem ter que tirar um curso de hacking brasileiro…

    http://www.milw0rm.com/exploits/6234

    :P

    Corrijam lá isso.

     


     
    #26 Marcos disse:
    Colocado em 9-6-2008 às 21:12:17

    Nem joomla, nem wordpress tem segurança total.
    Porém, foi bem infeliz o cenourinha no seu último comentario. No mesmo site que você forneceu, temos 1 vulnerabilidade para o sistema Joomla, e trocentas para Wordpress! Compare: Joomla | Wordpress

    E sou a favor ainda que wordpress se adapta melhor à blogs, e joomla à site.

    Muito bom essas discussão. Serve de informação para todos conhecerem falhas e qualidades de cada cms.

     


     
    #27 Diego Lopes disse:
    Colocado em 9-9-2008 às 02:04:22

    Vale lembra que existe o thepiratebay né galera… cobrar pelo plugin ou ganhar com a publicidade???

     


     
    #28 Danilo Barros Andrade disse:
    Colocado em 9-16-2008 às 19:59:34

    O Joomla é uma das melhores plataformas para gerenciamento de conteúdo. Ao contrário do que muitos dizem o joomla é extremamente flexível e funcional.
    Não é estranho que a maio instituição pública do Brasil tenha adotado o Joomla! como ferramenta principal para o seu portal?
    Visitem: http://www.usp.br e tirem as proprias conclusões.

    Abraços.

     


     
    #29 Danilo Barros Andrade disse:
    Colocado em 9-16-2008 às 19:59:55

    O Joomla é uma das melhores plataformas para gerenciamento de conteúdo. Ao contrário do que muitos dizem o joomla é extremamente flexível e funcional.
    Não é estranho que a maio instituição pública do Brasil tenha adotado o Joomla! como ferramenta principal para o seu portal?
    Visitem: http://www.usp.br e tirem as proprias conclusões.

    Abraços.

     


     
    #30 Pedro G disse:
    Colocado em 10-16-2008 às 19:01:41

    Concordo.

    Joomla é engraçado, mas existem melhores (de longe). O que o Joomla tem de forte é a comunidade…

    E pessoas tipo…

    “ms preiado não presta????
    ou quem tá atrás do teclado!!!!!!”

    São mesmo daqueles end-users que não sabem do que falam.

    Abraço.

     


     
    #31 Pedro G disse:
    Colocado em 10-16-2008 às 19:03:31

    Btw… não sabia que um blog não é um website…
    Ab.

     


     
    #32 Danilo Barros Andrade disse:
    Colocado em 10-16-2008 às 20:30:28

    Só pra frisar cada vez mais o Joomla! ganha força, tanto é que recentemente foi inaugurado o site do Museu do Futebol em Sp. E o melhor: a plataforma adotada é Joomla!

    http://www.museudofutebol.org.br

    Visitem meu blog e comentei sobre o site do museu nele:

    informacaonaweb.wordpress.com

    Abraços

     


     
    #33 obs disse:
    Colocado em 11-14-2008 às 17:54:59

    bom ou ruim, com certeza sempre tiramos proveito de alguma coisa e não pagamos nada por isso, não vale
    a pena tirarmos o incentivo de alguem que um dia fez
    algo em beneficio dos outros sem cobrar nada por isso.

     


     
    #34 Duarte disse:
    Colocado em 11-25-2008 às 14:37:14

    Boas, eu já testei drupal, wordpress e acabei por ter de utilizar joomla para o meu site, foi o unico que me permitiu fazer tudoo que queria de uma forma descomplicada, só peca numa cena, nas permissões dos utilizadores :(

     


     
    #35 Hugo disse:
    Colocado em 12-10-2008 às 19:27:00

    Estas comparações não fazem muito sentido, mas mesmo que o fizessem, o joomla é algo que foi desenvolvido para todos, software livre, só por isso já tem muito valor, e acho que estas errado ao dizeres que não presta, porque também não fazes nada para o melhorar, e isso está ao alcance de todos, já por isso é que é Livre…..

     


     
    #36 ricnog disse:
    Colocado em 1-7-2009 às 21:27:57

    Falas em themes para o joomla gratuitos, ficas com um site graficamente fraco….Se procurares arranjas bastantes e depois tu é que tens que trabalha-los, aliás como acontece com os pagos…quando arranjas um template não queres um conforme vem….penso eu….

    Há muitos bons themes gratuitos.

    Quanto ao joomla em si, houve uma actualização agora do 1.0 para o 1.5, que não é considerado uma actualização mas sim uma migração, porque quem quer utilizar o 1.0 continua a actualizar e sempre o actualizará….quem quer mimgrar e alterar para o joomla 1.5 e que tem que migrar.

    Componentes de comentários para o joomla é às centenas. Tanto de comentários como de outro tipo (galerias, foruns, newsletters, slideflashs etc) coisa que nunca encontrei por exemplo no wordpress.

    e para finalizar….tinha-te como uma pessoa bastante credivel de tal forma que nunca pensei que fosses comparar um joomla ao wordpress….é o mesmo que comparares um bmw x5 e um land rover defender (um para andar a passear o outro para mete-lo no monte) coisas completamente diferentes….

     


     
    #37 cenourinha disse:
    Colocado em 1-7-2009 às 21:32:57

    @ricnog

    Galerias, Fóruns, Newsletters, Slideflashs… tens tudo disso disponível na Wordpress Extended Plug-ins, instaláveis pela área de administração do Wordpress sem ter que sair do próprio site.

     


     
    #38 augusto disse:
    Colocado em 4-4-2009 às 21:24:53

    Primeiro tive que aprender tudo sobre usar o joomla, depois aprender tudo sobre construir templates e por fim, desvendar como passar todas minhas aplicacoes para que fossem compativeis com este CMS, uma vez que nao acha tudo que precisa.

    Entao, depois de desenvolver alguns sites com o Joomla, cai na real, Joomla foi algo feito muito util para aquelesque não sabe programar. Pronto.
    Sabes programar PHP? É capacitado? Sai fora meu amigo, nao perca tempo com essa #$%@Q! Desenvolva seu proprio CMS e seja feliz, gaste alguns dias poupe meses de dor de cabeça… Palavra de um ex-usuario arrependido.

     


     
    #39 Danilo Barros Andrade disse:
    Colocado em 4-5-2009 às 04:54:34

    Augusto sinceramente você não sabe o que diz. O Joomla! é o CMS que mais cresce no mundo. Veja no Google Insights, no trends e qualquer outra ferramenta de análise de volume de pesquisa de palavras.

    Hoje aparecer no Google é uma estratégia indispensável para qualquer empresa. E o Joomla! costumamos dizer que é a combinação ideal. É extremamente fácil de gerenciar e qualquer usuário leigo consegue administrar sim. Mas pra que um programador perder 2 ou 3 horas programando um formulário quando no Joomla! o fazemos em 15minutos?

    Existe uma frase que diz que o tempo é precioso. Veja os grandes portais que adotam joomla!. Você sabia que um dos maiores provedores de internet, a LOCAWEB, tem um website em joomla!?

    Sugiro você estudar um pouco mais a ferramenta, porque sinceramente você NÃO SABE O QUE DIZ. O Joomla! é uma ferramenta extremamente flexível, procure a resposta nos cases realizados. Você acha que a USP adotaria uma ferramenta não confiavel? E o MEC? E muitos outros? Fala sério.

    No mínimo você teve dificuldade com a ferramenta. Trabalho com o Joomla! desde a versão 1.0, sei das evoluções e posso falar com propriedade sobre o tema.

    Palavra de quem entende.

    Pra quem quiser farei um curso de Joomla! onde responderei muitas perguntas sobre ele no próximo dia 25 de abril na regiao da VILA MARIANA em SAO PAULO, interessados por favor, me envie um email que posso verificar a possibilidade de desconto.

    Abraços.

    Ultimo post no blog do Danilo Barros Andrade: Pen drive virtual

     


     
    #40 Almeida disse:
    Colocado em 4-21-2009 às 09:22:54

    Definitivamente, Joomla não é para meninos.

     


     
    #41 Wordpress x Joomla!: Eu prefiro Wordpress! | Profissionais TI disse:
    Colocado em 6-23-2009 às 10:29:25

    [...] Bônus: Why does Joomla! really sucks?. [...]

     


     
    #42 Gilson disse:
    Colocado em 7-1-2009 às 02:18:36

    Tenho Blog no Blogspot e tenho muito sucesso com ele – em termos de SEO, é mais rápido para escalar essa íngreme montanha! O meu blog – para a glória de Deus – está na primeira dobra para busca em termos relativos ao público evangélico, quanto muito nas primeiras 20 posições.

    O que manda é o conteúdo! Em segundo lugar o objetivo da pessoa!

    Site/Blog sem conteúdo original não funciona! Não importa se é Joomla, Wordpress, Blogger, Drupal, etc….

    Quanto à segunrança, o Joomla é pior. O pessoal baixa templates, módulos e componentes pelo torrent ou pelo p2p e vem cheio de códigos maliciosos.

    Não é o Blog/Site que faz o usuário, é o usuário que faz o Blog/Site.

    Como o Wordpress leva o usuário a baixar apenas arquivos “oficiais”, a vulnerabilidade acaba sendo menor.

    Contudo a questão é: quando a bandidagem quer invadir, eles invadem! Não importa que sistema esteja por trás!

    Diante do que li, pretendo começar a estudar a migração do Blogger para o Wordpress.

    Adeus Joomla! Tudo bem, aceito ser chamado de menino! E assumo a minha incompetência atrás do teclado!

     


Comentar...

XHTML: Pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>