Apesar da crise que se faz sentir – psicologicamente ou não – na economia mundial, a venda de computadores não esfria e continua a subir. Pelo menos é essa a convicção das consultoras IDC e Gartner.
Em 2007, a Dell subiu o número de vendas de computadores e tem actualmente 31% da cota de mercado. Atrás da Dell está a HP, com 25% do total de computadores vendidos nos Estados Unidos. Ainda assim, o número de vendas neste país tem vindo a abrandar.
No mercado mundial o panorama é diferente. A IDC afirma que houve um crescimento de 14.6% na venda de computadores, enquanto a Gartner aponta para um valor um pouco mais baixo: 12.3%.
A crescer, pelo menos nos EUA, está a Apple, cuja percentagem varia entre os 6 e os 6.6, dependendo de quem aponta o valor, IDC ou Gartner. Isto faz com que a Apple ocupe o quarto lugar nos Estados Unidos, graças ao sector empresarial. No resto do mundo, as vendas não são suficientes para figurar no top5.
De acordo com as duas consultoras, este crescimento no número de computadores vendidos deve-se ao aumento da procura de computadores portáteis.
via Newswine.com
Nota: a Apple ocupa o quarto lugar no top de vendas de computadores nos EUA e não o quinto, como eu tinha escrito. Obrigado ao KhAoTiK_TaChYoN pela correcção.
Lembra-te que os PCs nunca foram tão baratos como hoje em dia!
Há muita gente que está comprou o primeiro PC nestes últimos anos!
Compara quanto te custava um PC média gama há cerca de 10 anos atrás: andava sempre a rondar os 200 e tal contos.
Agora com 200 contos, se estivermos a falar de um PC desktop, consegues comprar GRANDE máquina :o)
Na verdade faz com que a Apple ocupe o 4º lugar nos USA.
1. Dell
2. HP
3. Acer
4. Apple
5. Toshiba
Mas são tudo especulações de analistas que estiveram atentos às vendas das empresas, não são própriamente 100% fiáveis. Só quando todas as empresas libertarem os relatórios financeiros trimestrais é que se pode chegar a alguma conclusão.