Este texto é baseado na experiência do Carlos Martins com o Asus Eee PC. Infelizmente não posso falar da minha experiência, pois não tenho um. Se a Asus quiser ver aqui, no Webtuga, uma review ao Eeec, já sabe: basta entrar em contacto para tratar-mos do envio.
Não me vou prolongar no texto, vou apenas fazer um resumo da experiência do Carlos Martins e depois remeter-vos para a análise que ele fez no seu blog pessoal.
O teclado do Asus Eee PC é muito pequeno e requere alguma habituação, mas, ao que parece, é funcional e a adaptação é curta. Mesmo abaixo do teclado, está o minúsculo trackpad que não consegue detectar perto de metade dos "duplo clicks" que se fazem nele.
Aquilo que um geek (geek != nerd) mais faz pode tornar-se complicado devido às pequenas dimensões do monitor e baixa resolução: navegar na Internet. O Asus Eee PC apenas consegue uma resolução de 800×480, o que faz com que a maioria das aplicações ultrapassem o limite da imagem e tenham que ser arrastadas para o lado para que se possa ver o resto do site. Com as folhas de cálculo, documentos de texto, etc, acontece a mesma situação.
Como se não bastasse a baixa resolução do ecrã, o Eee PC não tem uma partição swap ou swap file. Com 512MB de ram, ter várias aplicações abertas pode originar um crash do sistema; mas é mais que suficiente para ter o browser aberto ou a aplicação de edição de texto. Se 512MB de ram não forem suficientes e necessitarem de um swap file, podem criar um – se não souberem como o fazer, vejam este artigo do Linux.com.
Um ponto bastante positivo, aparentemente, é a recepção Wifi que, de acordo com o Carlos Martins, é muito boa. Outro ponto positivo é a velocidade de boot: em 15 segundos estamos perante o ecrã de login.
Confesso que gostava de ter escrito uma review baseada na minha experiência com o Asus Eee PC, mas não tenho nenhum, não tenho acesso a um e não tenho dinheiro para comprar um. Por isso, aproveito para pedinchar mais um pouco e dizer à Asus que estou disposto a aceitar um e fazer uma review dele.
Parece que afinal sempre me prolonguei com o texto. Mas não há problema, porque vocês gostam do que eu escrevo (:P). Sem mais demoras, aqui está a link para a review do Carlos Martins.
{Review do Carlos Martins: O Eee PC? Oui oui!}
Obrigado pela referência.
Algumas pessoas já me disseram que fui demasiado crítico em relação ao Eee.
Para esclarecer: aquilo é altamente apetecível e altamente recomendado.
No meu caso em concreto, para a aplicação que eu o queria, é que – tal como eu já esperava – a resolução do ecrã se mostrou insuficiente.
Mas isso não invalida que continue a ser uma boa compra.
🙂
Estou passando por aqui para te convidar para a comunidade
Eee PC no ORKUT. =D
*Link: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40582796
Abração! 😉
Caê.
Viva,
Encontro-me actualmente em ferias pelos USA e Canada e a minha passagem por Nova Iorque nao pude deixar escapar a oportunidade de comprar o 900 com versao em Linux.
Nao estou familiarizado com o Linux e estou mortinho para chegar a casa e mudar o teclado e o sistema para Windows
Com este, fico com 4 PCs em casa mas ja nao consigo passar sem ele. O tamanho e versatilidade torna-o indispensavel nas minhas deslocacoes.
Comprei-o no J&R em Nova Iorque (www.jr.com) e posso
dizer que em 30 minutos venderam a minha frente 4!
Recomendo como 2 PC ou para quem nao trabalha de forma muito regular em computador.