Como funciona a Internet? Você sabe? – Parte 1

imageMuitos não sabem sequer como funciona a Internet e apenas fazem uma utilizam rudimentar dela sem explorar todo o seu potencial. Este artigo é para aqueles que pensam que a Internet se resume ao Google e as suas pesquisas. Provavelmente é um daqueles Internautas que pensa que a Internet se resume a actualizar perfis do Facebook, do Twitter e ir até ao msn e conversar com os amigos e familiares.

A Internet não se resume ao Google!

A Internet não é só feita do Google e de tudo o que ele encontra. Apesar de ser mundialmente reconhecido e de quando se fala de Google se associar a Internet, o Google não é tudo! Existem bastantes alternativas ao Google, especialmente o Bing, que já falei aqui no Ideia Tecnológica e o Yahoo por exemplo.

Os internautas não devem estar dependentes do Google e não se podem cingir a um só serviço que a qualquer altura pode acabar. Já imaginou se o Google acabava-se ou falisse? Já pensou no prejuízo que era para a Internet, visto que a maior parte ficava sem aceder a Internet.É principalmente por isso que estou a dizer que deve utilizar ou pelo menos conhecer outros serviços e empresas em alternativa ao Google.

Sabe quem produz os conteúdo da Internet?

Se você é um internauta comum deve ao menos saber que estes são produzidos por pessoas, que são colocados em sites e blogues e que estes por sua vez são distribuídos com muita velocidade por toda a Internet.

Já parou para pensar porque é que eles produzem conteúdos para a Internet? O facto é que eles ganham dinheiro a sua custa. Eles colocam anúncios nos sites, fazem com que você faça registos e muitas outras coisas na Internet. Eu sou um daqueles que gosta de produzir conteúdo para a Internet e enriquece-la com conteúdos e informações originais e únicas que ainda não existem.

Onde ficam os conteúdos da Internet?

Respondendo simplesmente a pergunta, os conteúdos da Internet (documentos, comentários, perfis do Facebook etc.) ficam alojados em servidores que depois são acessados pelo seu computador quando quer encontrar qualquer coisa. Existem milhões de servidores por todo o mundo e são acessados milhares de vezes por segundo! Você próprio pode ter um servidor em casa e colocar la o que quiser e partilhar o conteúdo com o resto dos Internautas!

Concluindo

Criei esta serie de artigos para que você fique mais informado sobre o que é a Internet e como ela realmente funciona em comunidade. Todos nos contribuimos, mesmo quando não reparemos! Amanhã irei publicar mais um artigo desta serie.

E você? O que acha do assunto? Também acha que algumas pessoas ainda não tem conhecimento de como funciona a internet e fazem um uso rudimentar ou não? Comente, deixe a sua opinião!

Author: cenourinha

Fundador do WebTuga, encarrega-se pela gestão de todos os sites da rede, e é blogger no WebTuga, no Boorlix e no MobileTuga.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.