Um estudo realizado pela National University of Singapore mostrou que a visualização de imagens ou o cheiro de comida aumentam a probabilidade de fazermos as coisas impulsivamente.
Neste estudo, foram criados três grupos: um que iria ver imagens de comida, outro que visualizaria imagens da natureza e outro que não iria ver imagens. Depois, foi pedido aos membros destes três grupos que participassem numa lotaria. O que se verificou foi que o grupo que tinha visto as imagens de comida fez escolhas mais arriscadas, impulsivas e benéficas a curto-prazo; o grupo que viu imagens da natureza fez decisões mais ponderadas; o grupo que não viu imagens teve maior ponderação que o primeiro grupo, mas menor que o segundo.
Após esta experiência, uma outra foi efectuada, desta vez um grupo de mulheres estaria numa sala com uma vela com cheiro de bolacha com pepitas de chocolate escondida e outro grupo, também composto por mulheres, numa sala com uma vela sem cheiro escondida. No primeiro grupo verificou-se que 67% das mulheres tinham mais propensão para comprar camisolas, mesmo com um orçamento para compras reduzido; no outro grupo, apenas 17% das mulheres comprou impulsivamente camisolas.
De acordo com uma das investigadoras deste estudo, o cheiro a comida reduz a felicidade associada a futuros ganhos ou proveitos, aumentando o número de decisões benéficas a curto prazo.
"The scent of the appetitive stimulus led to reduced happiness with remote gains, which implied that participants in a present-oriented state were less sensitive to future values"
Fonte: ScienceDaily
Foto, sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike, da autoria de Bruce Denney
Comida……… 8) 8) 8)
(muito conteúdo este comentário!)