O já aqui tão falado eyeOS está agora na versão 1.8 e tem novidades que valem a pena ser revistas.
O eyeOS é um sistema operativo online opensource que está disponível gratuitamente para todas as pessoas efectuarem download se o desejarem.
eyeFiles
Na versão 1.8 a aplicação virtual eyeFiles, o gestor de ficheiros utilizador por este sistema operativo online, levou algumas alterações. Agora no eyeFiles é possível utilizar múltiplos modos de vista, como icons, detalhes e listagem dos ficheiros, tal como em qualquer sistema operativo que normalmente utilizamos.
É ainda bastante mais fácil aceder a pastas agrupadas e ter atalhos para pastas especiais, como a home, os groups e a reciclagem.
Nesta versão do eyeFiles é possível também seleccionar com que programa virtual deseja abrir determinado ficheiro, utilizando o atalho “Open With…”.
eyeHelp
O eyeHelp é o sistema de ajuda e informações acerca das aplicações. Com o eyeHelp os programadores podem desenvolver guias de ajuda para as suas aplicações.
Como utilizador é possível enviar pedidos de ajuda ao administrador acerca de como utilizar o programa.
eyeFusion
Este é o novo theme incluindo no pacote de 3 que vem de raiz com o eyeOS.
O eyeFusion apresenta um aspecto bastante realista, com muito artwork a nível de icons e de interface para as aplicações e é bastante agradável.
eyeOS API e Toolkit
O eyeOS 1.8 apresenta aos programadores novas ferramentas para estes criarem os seus programas virtuais para o sistema operativo online, incluindo novas widgets e melhoramentos em algumas das já existentes.
Com o eyeOS 1.8 os programadores podem criar aplicações de áudio para correrem nativamente no eyeOS.
Para além destas novidades, o eyeOS apresenta ainda algumas pequenas melhorias. Por exemplo, agora é possível maximizar todas as aplicações base e também corre-las em fullscreen, ocultado o desktop.
As novidades no eyeOS não se limitaram pelo script, o site também foi renovado e já existem pessoas ligadas ao mundo do software livre a darem mais sugestões, incluindo Richard Stallman.
Se não querem fazer o download, podem utilizar o eyeOS Public Server e testar as novidades do eyeOS 1.8.
eyeOS demo
No caso de duvidar daquilo que o eyeOS poderá fazer por si, veja este vídeo da versão anterior:
Tenciono comprar um NetBook no final do verão e este SO parece-me uma boa alternativa para lhe meter… Se encontrar um NetBook dentro do que precise sem Windows meto-lhe este… xD
cumpz
Este sistema operativo é Online, pelo que será necessário ter pelo menos um sistema de raiz instalado com um browser decente para utilizar o eyeOS, no entanto provavelmente será uma boa ideia utilizar o gOS como sistema raiz.
Eu tenho-o instalado num servidor aqui em casa, para poder aceder “de fora” (tenho-o também com https).
É vantajoso a muitos aspectos, mas principalmente porque posso copiar/editar/criar ficheiros e ficarem logo acessíveis em qualquer lado.
Tenho de actualizar a versão.
Bom artigo.