Ferramentas para Monitorizar o Uptime do seu site

Server Uptime

Hoje em dia é bastante importante ter o seu site sempre disponível e no caso de ter um negócio online é crucial ter um uptime de 100% ou bastante perto disso.

Muitas das vezes o seu site fica offline e você nem dá por isso, mas esse pequeno downtime pode ser o suficiente para perder um leitor/visitante constante ao seu site ou até mesmo um cliente no caso do eCommerce.

Para que saiba sempre quando o seu site não está acessível, o WebTuga reuniu um conjunto de ferramentas de monitorização de sites e servidores. Existem bastantes aplicações, web ou desktop based, gratuitas e pagas, em que cada uma tem as suas vantagens e desvantagens, esperemos que a lista abaixo lhe seja útil.

PingDom

PingDom

O PingDom é a nossa escolha para monitorizar todos os servidores do WebTuga Hosting e dos clientes. É uma solução paga, apesar de existir uma versão gratuita com uma verificação gratuita e 20 alertas SMS gratuitos e ainda existe o serviço GiGrib que permite verificar se o seu site está online gratuitamente.

Actualmente no WebTuga estamos a utilizar o pacote Business que tem um custo de $39.95 por mês e inclui até 30 verificações com o intervalo de tempo que desejemos, sendo o mínimo de 1 minuto, que é o que utilizamos e ainda 200 SMS. Podem ser efectuadas verificações de ligações HTTP, DNS, TCP, UDP, POP3, IMAP, SMTP, Ping e também verificações HTTP com opção de interacção com scripts presentes nas páginas web.

Uma das grandes vantagens é sem dúvida a verificação de 1 em 1 minuto e a possibilidade de ser notificado por SMS. Para além disso, é possível configurar cada verificação e definir quem é que vai ser contactado e por que meio (SMS ou Mail) caso o serviço esteja offline.

Terá acesso a gráficos com estatísticas do estado do servidor ao longo do tempo, que poderão estar acessíveis ao publico ou serem privados.

Server Density

ServerDensity

O Server Density é um serviço que tive o prazer de ser beta tester e que permite a monitorização total de um servidor, desde ligação, o CPU, a memória utilizada, processos, estado do disco, tráfego e até mesmo o estado do Apache caso se aplique.

Toda a informação é guardada e poderá ser consultada em modo visual através dos muitos gráficos gerados pela ferramenta, sendo possível seleccionar datas e horários específicos. Caso exista algum problema, seja a nível da rede do servidor ou a média do load do servidor seja maior que o seu limite definido, irá receber notificações via SMS ou Mail.

Para utilizar o serviço irá ter que instalar um software agente opensource em cada servidor para que este possa conectar com o servidor da Server Density e trocar informações.

HyperSpin

HyperSpin

Provavelmente já viu uma página com uma aparência como a do HyperSpin, isto porque o HyperSpin é provavelmente a única empresa que permite os seus clientes revenderem este serviço, fornecendo um painel semelhante ao seu e que tem como bónus o facto de ser multi-língua (apesar da tradução deixar muito a desejar).

O HyperSpin suporte monitorização de vários protocolos, incluindo ping, HTTP, HTTPS, FTP, SSH, SMTP, DNS, POP3, IMAP, MySQL, e qualquer serviço que utilize TCP/IP.

Para além disso, o HyperSpin verifica o estado do servidor/site através de vários locais de forma a não enviar alarmes falsos. Algo interessante é o facto de permitir configurar o envio de um e-mail automático para o seu fornecedor de alojamento de forma a que este tome as devidas medidas para colocar o serviço de volta ao seu estado normal.

Binary Canary

BinaryCanary

O BinaryCanary é bastante recente mas é provavelmente a ferramenta com mais potencialidade para fazer frente ao serviço PingDom.

Este serviço vai muito para além da monitorização de sites, permitindo a monitorização de serviços telnet, ssh, ftp e até mesmo enviar-lhe alertas para o avisar da data de expiração de determinado domínio, possibilitando-lhe criar grupos de notificação e definir períodos de manutenção para que não recebe alertas quando já tem consciência de que o serviço vai ficar temporariamente indisponível.

Para além disso é possível tornar o BinaryCanary numa autentica ferramenta para webmasters, possibilitando-os saber caso alguma página tenha sofrido alterações, verificação de defacement, monitorização de páginas protegidas por password, verificação do conteúdo das páginas por regular expressions e até mesmo o envio de cookies para determinada página web.

Uma das features que achei bastante interessante foi a possibilidade de parar campanhas de publicidade quando o seu site está offline. Imagine que investiu no Google Adwords para publicitar o seu site e no final de contas o seu site esteve offline durante parte do tempo da sua campanha… graças ao BinaryCanary pode parar a campanha automaticamente e voltar a iniciar a campanha quando o seu site estiver novamente online.

Em relação aos métodos de alerta, o BinaryCanary tem programado lançar a notificação por telefone, ou seja, quando o servidor estiver offline, irá receber uma chamada telefónica a informar-lo. Para já tem a possibilidade de receber notificações por SMS, utilizar uma gateway própria para o envio das SMS e ainda a notificação por e-mail.

É provavelmente uma das melhores opções disponíveis de momento.

Are My Sites Up?

Are My Sites Up

O Are My Sites Up? é um serviço gratuito que permite a monitorização de até 5 sites com até 25 verificações diárias.

Uma novidade que encontrei neste serviço é o facto de para além de notificações por Mail e SMS, pode ainda receber a notificação de que os seus sites estão offline através de uma DM (Direct Message) pelo Twitter. No entanto, uma vez que o Twitter passa o tempo todo offline, provavelmente esta não será uma boa opção. 😛

Para além do serviço gratuito, pode contratar o serviço premium do “Are My Sites Up?“, no entanto os preços são um pouco elevados em relação as restantes alternativas aqui apresentadas.

Site24x7

Site24x7

Apesar de nunca ter testado, o Site24x7 inspira-me alguma confiança, não só devido a fazer a verificação em multiplas localizações, mas também por permitir a gestão de SLA (service-level agreements).

Para além disso, tem ainda a favor o facto de ter uma API disponível e alertas via RSS, SMS e Mail.

Stopeo

Stopeo

O Stopeo é uma simples ferramenta que verifica e guarda informações acerca do performance do seu site, possibilitando-o mais tarde fazer uma verificação filtrada por ano, mês ou dia dos dados obtidos.

Veja abaixo um vídeo da demonstração do Stopeo a funcionar:

SiteUptime

SiteUptime

O SiteUptime é mais um serviço de Website Monitoring com a vantagem de permitir fazer o download das estatísticas do estado do seu site.

Neste serviço podemos encontrar dois planos, um plano Premium com 3 verificações por 5$/mês e outro com 6 verificações com o custo de 10$, no entanto o SiteUptime deixa muito a desejar no que toca ao intervalo de verificação, sendo o mínimo de 5 minutos.

Basic State

Basic State

O Basic State é tal como o nome diz, bastante básico, permitindo controlar gratuitamente um número ilimitado de sites num intervalo de 15 minutos.

Para quem não se preocupar muito em ter o seu site offline durante algumas horas, este serviço fornecido pelo Basic State chega e sobra.

ChartBeat

ChartBeat

Quantas vezes já não aconteceu o WebTuga de um momento para o outro ter um aumento de tráfego inexplicável? Por vezes caso os sites não estejam preparados, um pouco mais de tráfego pode tornar o servidor lento.

O ChartBeat serve para isso mesmo, monitorizar o tráfego do seu site e enviar alertas caso exista um aumento significativo. Para além disso o ChartBeat irá verificar a disponibilidade do seu site e o performance do servidor.

HostTracker

HostTracker

O HostTracker é uma ferramenta gratuita que lhe permite monitorizar a disponibilidade de até dois sites.

No site do serviço poderá fazer uma verificação instantânea a qualquer site inserindo apenas o endereço do mesmo.

Os sites monitorizados ficam posteriormente com um histórico online do estado no decorrer do tempo que foi monitorizado pelo Host Tracker.

InternetSeer

InternetSeer

O InternetSeer faz a verificação do seu site 24 vezes por dia, os preços para os planos pagos são exorbitantes e mesmo assim o tempo de intervalo minimo existente é de 5 minutos.

LiveWatch

LiveWatch

Este serviço fornece a monitorização de sites e notificação de falhas por Instant Messenger (ICQ e Yahoo Messenger), Mail, SMS e ainda via telefone.

Os preços são bastante acessíveis, existindo vários planos para que possa escolher conforme as suas necessidades.

Muito interessante a oferta do LiveWatch.

Mon.itor.us

Monitorus

Esta alternativa é bastante versátil, permitindo a monitorização externa (tempo de resposta, uptime, etc), interna (CPU, memória, rede interna) e ainda fazer o tracking das visitas que o seu site recebe.

Todos os serviços monitorizados pelo Mon.itor.us têm direito a gráficos estatísticos que podem ser utilizados para o diagnóstico de falhas e outros problemas. O mais incrivél é o facto do Monitorus ser gratuito.

Monitis

Monitis

O Monitis é uma solução para profissionais em IT dos criadores do Mon.itor.us, possibilitando a monitorização de redes internas, sites e servidores.

Monpage

Monpage

O Monpage é uma solução gratuita para monitorização de servidores e sites, fornecendo acesso a dados via JSon Feed e ainda a gráficos em flash com o histórico do estado dos seus serviços monitorizados.

Observu

Observu

O Observu é muito simples, utilizando uma palavra presente no seu site para verificar se o mesmo está online. Uma boa palavra será o nome do seu site, que estará sempre presente na página.

Website Watcher

WebsiteWatcher

O Website Watcher, ao contrário da maioria das ferramentas aqui descritas, é um software desktop para Windows.

Entre muitas coisas, permite monitorizar páginas web, páginas web protegidas por password, respostas e novos tópicos em fóruns, rss feeds e newsgroups.

Não sendo tão eficiente como as outras aplicações, o Website Watcher é bastante útil para saber quando determinada página é alterada.

ServerMojo

ServerMojo

O ServerMojo é a ultima solução que vos tenho a apresentar, possibilita testar durante 30 dias qualquer um dos planos e é bastante completo.

Tem notificações por SMS, Mail, RSS, Jabber/Instant Messenger, Twitter e ainda lhe fornece uma aplicação para ver o estado do seu site através do seu desktop.


Conclusão

Existem muitos factores que nos levam a optar pelo PingDom e a estar atentos ao BinaryCanary, no entanto nem a todos o custo compensa o serviço, pelo que poderão utilizar uma das soluções gratuitas aqui listadas.

Espero que esta lista dos seja útil e caso conheçam outro serviço do género, não se esqueçam de partilhar.

Author: cenourinha

Fundador do WebTuga, encarrega-se pela gestão de todos os sites da rede, e é blogger no WebTuga, no Boorlix e no MobileTuga.

4 thoughts on “Ferramentas para Monitorizar o Uptime do seu site”

  1. Nunca vi um guião tão completo como o vosso. Incrível!
    que ajuda valiosa e interessante mercado.

  2. @Hugo Dom.

    O objectivo era reunir aquilo que já era conhecido, com aquilo que ainda não era conhecido.

    Existem muitas boas ferramentas que só não são usadas porque não têm este tipo de “publicidade” nos blogs.

  3. nunca vi grande utilidade para estes sistemas de verificação de up de um website…

    a coisa mais simples é fazer um script perl, php whatever que metemos em dois alojamentos em dois locais distintos, daqueles que se paga 1US$ por mês a fazer ping e fetch dos sites que qusiermos, podemos criar um XML ou um ficheiro com um array dos sites dos clientes… mete-se em cron minuto a minuto, abre-se conta no voipcheap para envio de SMS a 0,05 euros e voilá…
    máximo 3 dolares por mes em custos… porque nos meus servidores nunca nenhum fica embaixo mais de 1 vez por mês.

    prático, barato, não dá milhões,… but,.. who cares

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.