O Governo Francês decidiu adoptar o Ubuntu Linux. Pela primeira vez os deputados e governo francês vão poder usar software gratuito para gerir os destinos do país.
No total, 1154 computadores vão correr o Ubuntu. Para além de um sistema operativo gratuito, vários programas open-source, como o OpenOffice, o Firefox ou o Thunderbird, vão ser usados.
O consórcio ObjectWeb, constituído pela France Telecom, a empresa de tecnologia Bull e o instituto INRIA, foi o impulsionador desta mudança.
Antes de tomar uma decisão oficial, o Governo Francês contratou a empresa Atos Origin para conduzir um estudo sobre as vantagens e desvantagens da adopção de sistemas Linux.
O estudo concluiu que os sistemas open-source oferecem as funcionalidades necessárias para os Ministros realizarem o seu trabalho e que é uma solução mais económica, apesar dos custos de instalação e formação.
Estima-se que esta mudança vai custar aos cofres franceses oitenta mil euros.
O Governo Francês não é pioneiro nesta mudança; esta mudança já tinha sido feita pelo Governo Alemão.
E o Governo Português? Irá o nosso Governo alguma vez mudar para outros sistemas?
Aqui no Brasil é a sim tudo que é do estado de São Paulo é Windows Vista e tudo que é do governo federal costuma ser Linux. Ele está dando uma força boa.
😀