Neste artigo queria reflectir um pouco sobre o lixo electrónico que é criado todos os dias na Internet. Quantas vezes, não já procurou por algo no Google e encontrou sites uns a seguir aos outros todos com o mesmo conteúdo. As pessoas fazem simplesmente copy paste e colocam esse conteúdo nos seus blogs ou sites. Isto pelo meu ponto de vista é uma completa falta de originalidade e pode prejudicar googlers (pessoas que usam o Google …) como eu. Não me refiro apenas a lixo electrónico nos sites e blogs, mas também no email etc.
Todos contra o Copy/Paste
Até compreendo que seja impossível criar conteúdos novos todos os dias e ter uma boa produtividade, até mesmo eu no meu segundo blog fazia copy/paste, no entanto com o passar do tempo passei a produzir o meu próprio conteúdo. Além de estarmos a prejudicar alguém também estamos a prejudicar a nossa credibilidade.
O que eu disse acima sobre o Copy / Paste não se aplica apenas a criação de sites e blogs, mas também em relação a trabalhos que temos que desenvolver. Acho que não é muito bonito, quando o professor coloca a primeira frase do nosso trabalho no Google e descobre que pode ler o nosso trabalho todo no computador! (que bom, não tenho de estar com um monte de folhas de papel nas mãos!)
Eu estou a falar a sério sobre o que disse sobre o copy/paste e a minha opinião é mesmo essa. Uma vez cheguei a ver um professor a colocar o link do site de onde o aluno tinha copiado o conteúdo no trabalho.
Mesmo que não consiga produzir o seu próprio conteúdo experimente alterar o seu sentido, isto é, quando encontra conteúdo no Wikipédia ou noutro site experimente alterar o sentido das palavras e encontrar sinónimos para as palavras. Isto ira aumentar a sua criatividade e quem sabe, algum dia conseguira criar o seu conteúdo 100% original.
Outra técnica é traduzir textos já existentes e publica-los quer seja num site ou num trabalho em português, além de poder afirmar que o conteúdo é seu porque ninguém o tinha escrito antes em português, pode fazer o seu trabalho ou site de uma maneira simples e rápida. Esta técnica muitas vezes só funciona com pessoas que dominem bastante bem uma língua, mas mesmo para quem não saiba, uma boa opção é o Castelhano que é parecido com o português.
O Spam!
Você sabe o que é o Spam? Simplificando a definição o Spam são emails enviados as pessoas que promovem um produto ou algo sem você ter subscrito nada. Milhares de vezes nos damos conta que chegam as nossas caixas de email imensos emails a publicitar artigos e coisas para tu comprares.
Concluindo
Acho que o Spam e o lixo electrónico empobrecem a Internet e até a prejudicam. É comum ouvir as pessoas a dizer que não confiam na Internet nem nos computadores, e o que eu gostava era de alterar esta situação!
Não gosto de ouvir pessoas a dizer mal da Internet e de computadores, porque são pessoas como eu que produzem conteúdo para colocar na Internet e o que recebemos em troca são comentários a dizer que a Internet não é de confiança. É o que costuma acontecer: Por uns pagam os outros … enfim.
E você o que acha do lixo electrónico na Internet, também costuma ouvir as pessoas a dizer mal da Internet?