Este artigo não é propriamente uma notícia, digamos que é mais ao estilo daqueles publicados nos semanários pelos “escritores de fim de semana”.

Vou-vos falar da minha aventura pelo mundo dos Mac. Estive para me atirar de cabeça para um Mac usado, já depois de andar há 2 anos a tentar comprar um, sem sucesso, devido à minha estupidez, admito-o. Fui aconselhado a instalar o Mac OS X no meu PC, ou seja, pela via OSx86. Tenho-o já à 2 meses mas não consigo fazer dele nada. Agradeço o conselho do meu amigo.

E o porquê de não me ter adaptado? Simples, Internet. Possivelmente sou um pré-histórico da Internet, utilizando-a já há 7 anos, e tendo ADSL há 1 ano. Juntamente comigo, o meu modem ADSL também é pré-histórico, e só gosta de Windows, mas também não é qualquer um. Só de Windows XP para baixo, inclusivé.

Já me aventurei pelos mundos do linux, mas também pelo mesmo motivo não consegui ficar. Adivinhem lá de quem é a culpa? É verdade, do senhor IceData 500. Ainda não tinha referido o seu nome, mas é o meu modem, IceData 500, mais conhecido como bastardo para os amigos. O modem que não gosta de Linux nem de Mac OS X Tiger. No entanto, se for o Panther ele já gosta.

Odiado por toda a comunidade linux do mundo, eu tenho um ódio de estimação por ele. É o bastardo (permitam-me tratá-lo assim, já somos amigos de longa data) que me impede de migrar para outros SO, é o bastardo que me prende ao Windows.

Juntamente ao bastardo tenho o sacana (um router da SMC). Não é que o sacana não preste, mas a assistência técnica da marca do sacana é que é do pior. Tal não é que com 6 meses de idade o sacana se avariou e ainda hoje (já la vai um ano e 3 meses) que espero um e-mail com um formulário para reclamar, uma vez que não me foi permitido fazer-lo por telefone. Talvez daqui a 4 anos, quando já não houver ADSL e houver outra tecnologia receba o mail, e depois espere outros 5 para me resolverem o problema. Enquanto vos escrevo, o sacana está a ganhar bolor, que já se acumula há 6 meses, na minha garagem.

Mas deixemos de ouvir as minhas lamurias que não vai haver ninguém da SMC que passe por aqui e diga: “Vamos resolver o problema ao rapaz!”, nem nenhum génio da STMicro-não-sei-das-quantas que diga: “Vamos fazer drivers para o Tiger!” (se alguém dos fabricantes do bastardo passar por aqui, façam também drivers para o Vista que já tou farto do XP).

Voltando ao tema do artigo, Mac sem Net nem iLife não é nada, pelo menos para mim. No seu global, o Mac OS X vem com o iTunes, Quicktime, DVD Player e Xadrez, isto para nos divertirmos, mas se alguém considerar o disk utility como divertimento, ele também vem incluido. Problema dos problemas: o meu leitor de DVD não é compatível com o DVD Player, nem nunca o há de ser. Logo ver DVD é uma hipótese excluída.

Por outro lado, a placa gráfica é DirectX, não OpenGL, e embora mostre o SO, o SO não a reconhece, é o emplastro do sistema. Como o Quicktime funciona via aceleração gráfica, vídeo é para esquecer.

Resta-nos o iTunes e a música. Sem Internet não há fontes para a obter, e via Windows não posso comprar legalmente e por no Mac, simplesmente não dá porque não tem Internet, logo não faz a autenticação. Por outro lado, teria que estar a copiar músicas do meu disco em NTFS, que vá lá Deus perceber porquê, nenhum SO sem ser o Windows reconhece. É o diabrete dos updates (como vêm todo o meu equipamento informático é bem tratado e pelo respectivo nome).

Resta portanto, as poucas que tenho no outro disco NTFS, aquele que é reconhecido, mas que devido à estupidez da Microsoft, não pode ser escrito. Dessas poucas vou-me divertindo enquanto lá estou (cerca de 30 minutos, quando chega a 3ª vez de ouvir as músicas que lá estão), pois sem Internet não aguento lá (mais uma vez a culpa dos meus problemas são do bastardo, mas estariam resolvidos se o brasileiro da assistência técnica (porque é que lhe chamam assim?) tivesse competência para mandar o mail e resolver-me o problema do sacana).

Por outro lado, sem Internet poderia divertir-me a fazer montagens com vídeos, músicas e imagens tiradas da Internet, mas faltam-me os meios para fazer tal coisa. Uma vez que não tenho Mac, não tenho iLife. Sei que ele se vende por 82 euros e sei que o podia arranjar ainda mais barato, mas não arrisco comprar uma caixa desse grande senhor do divertimento e anti-produtividade (sim, porque eu não gosto de me trabadivertir) quando corro o risco de ele não funcionar no meu Mac inventado.

Chegando a isso, falta-me o Xadrez, que pessoalmente não é coisa que me agrada.

Conclusões finais: ao utilizador de Mac que tem um bastardo ou um sacana, resta apenas ver DVD, filmes e ouvir músicas, uma vez que não tem Net, e aquele coitado que não tem o iLife no sistema por algum motivo, então está destinado a morrer de tédio.

Lamento dizer isto mas quando uma pessoa compra um PC com Windows, tem Net através do seu bastardo, e mesmo que não tivesse, a selecção de jogos que vem de origem é maior, portanto penso que embora tenha referido que não gosto de me trabadivertir, esta escolha da Microsoft leva a melhor sobre a Apple.

Tendo em conta que o meu OSx86 é ilegal na teoria e leva ao problema moral do “movimento social dos Mac”, a melhor opção para quem não tem dinheiro para comprar um Mac é ir juntando, e com base nisso todos os meses vou publicar os meus esforços para atingir esse objectivo neste blog e, se Deus e a minha força de vontade quiserem, pode ser que chegue ao fim deste ano com dinheiro suficiente para comprar um Mac e um Router que não seja da marca do sacana que me permita ter acesso à Net, para não ter um Mac e morrer de tédio com ele.

A todos aqueles que leram este artigo, que demorou 40 minutos a ser feito, até ao fim dou-vos o meu obrigado por darem 10 minutos do vosso tempo ao meu desabafo sobre o estado das assistências técnicas em Portugal e o meu aborrecimento com os produtores do bastardo, juntamente com o meu tédio de não poder fazer nada no meu Mac improvisado graças a esses senhores. Mais uma vez, obrigado a todos!

PS: Se estiver interessado em indicar-me uma maneira de por o bastardo a funcionar no Tiger, mande um mail para agfrg@hotmail.com. Se estiver interessado em contribuir para a minha nobre causa de comprar um Mac, abra uma conta num banco qualquer e divulgue-a (de preferência no Millennium bcp, assim não paga as taxas de transferência) ou mande-me um mail para agfrg@webtuga.com.

3 COMENTÁRIOS

  1. Viva, se me puderes dar um toque sobre como conseguiste instalar o OSX86 agradeço… aparentemente nunca consigo encontrar o tutorial correcto para o tipo de imagem que saco 🙁 que tal um tutorial?

  2. Boas!

    Estou a vender o meu imac 20″ intel core duo 2.0 Ghz com 2.5G Ram e 250G disco por 900 euros se ainda estiveres a procura contacta-me!
    Abracos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.