Com o lançamento da release 10A190 da nova versão do OS X para a comunidade de programadores, foram revelados mais detalhes do próximo felino. De acordo com as notas do lançamento, a Apple está a apostar forte na API Cocoa, em detrimento da Carbon e continua a migrar todo o sistema para a plataforma x86-64, ou seja, 64-bit.

SnowLeopard

A Apple diz que todas as aplicações com interface gráfica incluídas no MacOS X já eram baseadas em Cocoa, sendo o Finder a grande excepção. Nesta nova versão, o Finder vai finalmente ser migrado para Cocoa.
Apesar de o Cocoa estar reputado como “melhor” que o Carbon por entre a maioria dos programadores, é esperado que ambas as API’s continuem a coexistir.

Porém, o ênfase continua no Cocoa e a Apple está a requerer que as aplicações 64-bit em Carbon migrem para Cocoa. Este anúncio foi feito na WWDC 2008 e apanhou alguns produtores de software desprevenidos, e é por isso que o Photoshop CS4 para Mac continua uma aplicação 32-bit enquanto que a versão Windows já oferece opção 64-bit.

Segundo o AppleInsider, o Snow Leopard será o primeira a incluir o kernel do MacOS totalmente em 64-bit. Os benefícios da arquitectura x86-64 baseiam-se principalmente no desempenho de aplicações que exigem muita memória, não tendo muita importância no utilizador comum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.