Microsoft Yahoo Bing

A Microsoft e o Yahoo anunciaram hoje um acordo que irá possibilitar uma melhor experiência aos utilizadores e anunciantes nas redes de pesquisas.

Depois de várias tentativas de compra recusadas pelo Yahoo!, ambas as empresas vão juntar esforços para criar uma sintonia global entre as duas plataformas de pesquisa, Yahoo! Search e o motor de busca Bing, de forma a criarem assim uma maior competição entre o mercado da pesquisa online e resultados pagos nas pesquisas.

Actualmente o Google detém cerca de 65% das pesquisas a nível mundial e cerca de 98% das suas receitas vêm do Google Adwords e publicidade online.

Segundo a Microsoft, esta parceria trará aos utilizadores finais mais inovação e melhorias na eficiência nos resultados das suas pesquisas e ao mesmo tempo possibilitará aos anunciantes chegar ao seu publico alvo com mais facilidade.

O Yahoo! vai poder continuar a focar-se no seu principal objectivo, fornecendo os melhores produtos Web como tem feito até agora, como são o exemplo do serviço Flickr, Del.icio.us, entre outros.

“This agreement comes with boatloads of value for Yahoo!, our users, and the industry, and I believe it establishes the foundation for a new era of Internet innovation and development,” said Yahoo! Chief Executive Officer Carol Bartz. “Users will continue to experience search as a vital part of their Yahoo! experiences and will enjoy increased innovation thanks to the scale and resources this deal provides. Advertisers will also benefit from scale and enjoy greater ease of use and efficiencies working with a single platform and sales team for premium advertisers. Finally, this deal will help us increase our investments in priority areas in winning audience properties, display advertising capabilities and mobile experiences.”

A junção de esforços para criar uma plataforma de pesquisa global e um novo mercado de publicidade nas pesquisas, criará novas oportunidades para os anunciantes publicitarem os seus produtos e atingirem o seu público alvo sem terem que apenas se focarem no motor de busca Google.

Segundo Steve Ballmer (CEO da Microsoft), este acordo possibilitará ao motor de busca da Microsoft, Bing, a escala necessária para uma competição mais equilibrada, atraindo novos utilizadores e anunciantes, o que se revelará em resultados mais relevantes nos resultados das pesquisas e publicidade.

Com a parceria, o Bing poderá chegar mais próximo dos utilizadores e devolver-lhes resultados mais eficientes e ao mesmo tempo colocar à disposição todas as ferramentas necessárias para que os anunciantes possam fazer os seus produtos ou serviços cheguem às pessoas certas.

Quem teve presente foi também o chairman da Yahoo! Inc., Roy Bostock, que afirmou que toda a equipa por detrás do Yahoo está contente com esta parceria e que a CEO da empresa Carol Bartz, tem suporte total de todos eles na sua decisão.

Os termos deste acordo são os seguintes:

  • A duração do acordo é de 10 anos;
  • A Microsoft irá adquirir a exclusividade das tecnologias utilizadas no motor de pesquisa do Yahoo!, e poderá integrar estas na sua plataforma web de pesquisa actual;
  • O Bing será o algoritmo exclusivo para pesquisa nos sites do Yahoo!, sendo que o Yahoo! poderá continuar as suas tecnologias e dados em outras áreas do seu negócio, como os sistemas de publicidade direccionada;
  • O Yahoo! torna-se o responsável pelas vendas exclusivas entre os anunciantes premium para ambas as empresas. Restante publicidade é garantida pela plataforma Microsoft Adcenter e o valor para os anúncios pagos é controlado pelo sistema automático do Adcenter.

A transacção irá ser revista e serão discutidos ainda alguns pontos fundamentais nesta parceria. Ambas as empresas esperam concluir a transacção em 2010.

Foi criado um site em ChoiceValueInnovation.com onde serão publicadas informações adicionar acerca dos benefícios de este acordo.

Esta parceria vem assim criar uma disputa mais equilibrada no que toca a pesquisas online, evitando que o Google detenha um monopólio absolutista tanto nas pesquisas online como nos anúncios pagos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.