Esta notícia é dirigida aos nossos amigos do pinguim, que têm sido cada vez mais os que visitam o AppleTuga, mas isso é história para daqui a uns dias.
Os novos iPods não funcionam com aplicações que façam a transferência de músicas para eles, sem ser como é óbvio o iTunes.
Ao que parece, a Apple introduziu uns valores encriptados na base de dados do iPod, que actualmente apenas conseguem ser desencriptados pelo iTunes. As aplicações que fazem a transferência de ficheiros do iPod para o computador não são afectadas por isto, mas limita a transferência de músicas apenas ao iTunes, ou seja, apenas ao Mac OS X e ao Windows 2000 ou superior.
Será que a Apple anda a preparar um iTunes para linux? E se sim, para quando será? Ou será que está a prevenir a danificação dessa mesma base de dados com a utilização de programas que não o iTunes?
Enviei um email, penso que não recebeu…
Ou será que a apple é das piores empresas no que respeita ao respeito pela liberdade dos seus consumidores?
Mas não á problema maximizar os lucros e mais nada, já agora metam no itunes um rootkit para ter a certeza que a musiquinha foi comprada no site certo da apple.
nao fales sem antes teres vivido ao vivo as coisas nuno
desde sempre que a apple tem este sistema que em nada e eficaz que inibia os users de linux de usarem seja la que ipod for, no entanto, existem varias formas possiveis de dar a volta a situacao
eu sou dona dum shuffle, que ainda e mais facil, correr um script em python para criar um bd das musicas que arrasto para dentro do ipod sem intervencao de itunes ou outra coisa qualquer.
acredito que em breve ja estejam publicadas formas para dar a volta a situacao 🙂
Ou sera que nao e’ nenhuma dessas duas opcoes e a Apple esta a querer retorno cada vez maior via iTunes store?
Um iTunes para linux? Get real, se fosse para isso ja’ o tinham feito. E mesmo que houvesse, ha’ alternativas bem melhores (Amarok).
Nao danificarem a db? O gtkpod e Amarok funcionam (avam) 5 estrelas, qual danificar.
Parece obvio que a seguir a um “cortar de pernas” so’ pode vir outro, e na linha do que o Nuno sugeriu.
masterhard não digo que não. e não é essa a questão
A questão é e atitude da apple de fazer lockdown entorno do seu software… Diz lá que tens a certeza que um dia destes o itunes não vai começar a verificar se a musica que tens é realmente tua
de forma a convidar-te a comprares mais musiquinha no estaminé apple.
Monopólios são sempre maus, os de empresas são ainda piores, as vezes dou graças a deus ter sido a microsoft a ganhar a batalha, nem quero imaginar o que seria isto se a mac a tivesse ganho….
nao conheco nenhuma empresa de nome mac… :
a apple tem as 2 faces da moeda, eu compro musica no itunes, tenho musica de outras fontes, eles teem musicas que podem ser drm, ou musicas drm free, no final, quem escolhe e o utilizador
apoio em parte a apple resguardar o pao-nosso-de-cada-dia-deles, porque se reparares o resto…fazes exactamente um “mac osx” a partir do FreeBSD
eu nao dou gracas a deus pela msft ter ganho a batalha, so ta a dar cabo do futuro dos meus filhos, nao quero que eles sejam uns zombies…
http://curia.europa.eu/jurisp/cgi-bin/form.pl?lang=EN&Submit=rechercher&numaff=T-201/04
As practicas da Apple nao sao menos agressivas que as da Microsoft.
Na practica o rei vai nu mas a prole de apple fanboys insiste em elogiar-lhe as lantejolas.
Mas andamos aqui à “pancada” para que?
1º – A Apple é uma empresa, como empresa que é está interessada em vender os seus produtos, ou seja, os iPod e as músicas no iTunes. Dizer que se está a criar um monopólio é muito relativo, qualquer um escolhe o leitor de MP3 que quer, e como se sabe quase ninguém aqui no burgo compra musica quando tem a mula ali à porta.
2º – Tudo se resolve, e a prova está aqui:
http://www.appletuga.com/gadgets/novos-ipod-ja-funcionam-em-linux.php/
Ah sim, o iTunes para linux… Não ?