25/05/2020
Inicio OpenSource Olá MySQL Workbench! Adeus DBDesigner4!

Olá MySQL Workbench! Adeus DBDesigner4!

Foi lançado hoje o MySQL Workbench, uma ferramenta visual de modelação de dados com suporte alargado das funcionalidades do MySQL.

A principal característica que todos nós procuramos numa ferramenta destas para MySQL é a “unificação” das tarefas mais importantes (analisar, conceber e implementar) necessárias para uma base de dados, no contexto de um processo de desenvolvimento integrado e interactivo.

Até há pouco tempo, a principal ferramenta de modelação de dados no MySQL era o DB Designer 4, um projecto open source sem suporte oficial por parte da MySQL.

Muitos achavam que apesar de implementar as características necessárias para a modelação, o DB Designer4 deixava um pouco a desejar, mostrando-se pouco eficiente. Apresentava alguns “bugs irritantes”, uma utilização desleixada e uma configuração muito abstracta.

É aqui que entra o Workbench, o sucessor de DB Designer 4 mas construído de raiz a pensar no suporte alargado a todas as funcionalidades do MySQL. Apresenta uma interface melhorada, mais fácil de usar e é mais estável que o seu antecessor. Para além disto, tem a promessa de evoluir rapidamente com base no feedback que a comunidade devolve: bugs, pedido de novas funcionalidades e até de plugins!

O Workbench será distribuído de duas formas, grátis e paga. A versão grátis (Workbench OSS) terá certas “funcionalidades trancadas” para o uso do utilizador. Isto não significa que não o poderemos utilizar na sua totalidade, não sejam induzidos ao erro, até porque a própria MySQL admitiu que não. A principal diferença entre as duas versões é que na versão paga (Standard Edition) poderás adicionar módulos e plugins para o utilizar de forma optimizada.

Os Plugins disponíveis (brevemente) para o Workbench são desenvolvidos sob a linguagem Lua (originalmente do Brasil) e, apesar de ainda não estar “aberto ao público”, o repositório de plugins tem um lugar reservado no site oficial do produto.

Fonte: André Torgal

Teotonio Ricardohttp://www.teotonio.pt
Fundador do WebTuga, encarrega-se pela gestão de todos os sites da rede, e é blogger no WebTuga, no Boorlix e no MobileTuga.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Mais Popular

Actualização iTunes 11.0.2

O novo iTunes inclui um leitor simplificado, uma loja completamente redesenhada e funcionalidades iCloud novas — é o melhor iTunes de sempre. Desenho completamente...

MacBook pro Retina com novos preços e processadores

Apple atualiza processadores e preços do MacBook Pro com ecrã Retina CUPERTINO, Califórnia —13 de fevereiro de 2013— A Apple está a tornar o MacBook Pro...

iTunes já tem 25 mil milhões de músicas vendidas

iTunes Store estabelece novo recorde com 25 mil milhões de músicas vendidas CUPERTINO, Califórnia ―6 de fevereiro de 2013― A Apple anunciou hoje que os fãs...

NOVA LOJA APPLE PREMIUM RESELLER EM COIMBRA

No próximo dia 21 de Dezembro  o grupo iStore abre uma nova loja Apple Premium Reseller (APR), em Coimbra. Trata-se da 2ª loja APR do...