Hoje em dia, graças à facilidade de acesso ao código fonte de alguns browsers, existem centenas de navegadores.
O Opera, apesar de não ser OpenSource, é um dos browsers com melhores resultados na renderização de HTML e JavaScript e para além disso está disponível para várias plataformas.
O Opera 10 já está a ser desenvolvido e recentemente foi disponibilizado ao publico o Opera 10 alpha 1.
Nesta nova versão, o motor de renderização vai ser substituído pelo Opera Presto 2.2 que promete melhores velocidades e segue os standards à risca.
No Opera 10 não vai existir o problema com a compatibilidade dos tipos de letras em diferentes plataformas, graças ao Web Fonts.
Para além disso o novo motor de renderização permite obter melhores resultados no que toca à opacidade dos elementos duma página e também apresenta melhorias a nível de SVG, permitindo o uso de tipos de letra SVG e animações por JavaScript.
Em relação ao DragonFly, este também apresenta novidades como a edição em tempo real de DOM e a monitorização do tráfego HTTP.
Ainda falando em relação ao motor de renderização, este passa a 100% o Acid 3 test.
Outra das características do Opera 10 é um corrector ortográfico, melhorias e novidades a nível do cliente de e-mail, que agora permite o envio de e-mails em HTML graças ao editor WYSIWYG, suporte para widgets na plataforma Linux e ainda um sistema para actualização automática do browser.